A comunicação promovida por futuros professores na aula de matemática
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2011 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Zetetiké (Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/zetetike/article/view/8646681 |
Resumo: | Este artigo tem como principal objectivo descrever e analisar os modos de comunicação de futuros professores de Matemática. No estudo que serviu de base a este texto, adoptou-se uma metodologia de natureza qualitativa, baseada na elaboração de estudos de caso, de dois futuros professores de Matemática que integravam o núcleo de estágio orientado pela investigadora. Quanto à comunicação na aula de Matemática, os dois futuros professores apresentam concepções e práticas diferentes. João associa a comunicação ao modo como o professor expõe a matéria e às interacções professor-aluno, implementando um ensino centrado no professor que expõe e explica, transmitindo conhecimentos. Sara considera que devem prevalecer as interacções horizontais entre os alunos, advogando que estas são mais favoráveis a uma aprendizagem centrada no aluno e com compreensão, e no ensino valoriza, sem sempre conseguir implementar, as discussões entre os alunos e o recurso a questões abertas como forma de clarificarem as suas ideias e de apresentarem estratégias alternativas de resolução das tarefas. |
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A comunicação promovida por futuros professores na aula de matemáticaFormação inicial de professores de matemática. Padrões de interacção. Tipos de perguntas e tempo de espera pelas respostas.Este artigo tem como principal objectivo descrever e analisar os modos de comunicação de futuros professores de Matemática. No estudo que serviu de base a este texto, adoptou-se uma metodologia de natureza qualitativa, baseada na elaboração de estudos de caso, de dois futuros professores de Matemática que integravam o núcleo de estágio orientado pela investigadora. Quanto à comunicação na aula de Matemática, os dois futuros professores apresentam concepções e práticas diferentes. João associa a comunicação ao modo como o professor expõe a matéria e às interacções professor-aluno, implementando um ensino centrado no professor que expõe e explica, transmitindo conhecimentos. Sara considera que devem prevalecer as interacções horizontais entre os alunos, advogando que estas são mais favoráveis a uma aprendizagem centrada no aluno e com compreensão, e no ensino valoriza, sem sempre conseguir implementar, as discussões entre os alunos e o recurso a questões abertas como forma de clarificarem as suas ideias e de apresentarem estratégias alternativas de resolução das tarefas.Universidade Estadual de Campinas2011-01-20info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionPesquisa teóricaapplication/pdfhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/zetetike/article/view/864668110.20396/zet.v18i34.8646681Zetetike; Vol. 18 No. 2 (2010): jul./dez. [34]Zetetike; Vol. 18 Núm. 2 (2010): jul./dez. [34]Zetetike; v. 18 n. 2 (2010): jul./dez. [34]2176-1744reponame:Zetetiké (Online)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPporhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/zetetike/article/view/8646681/13583Copyright (c) 2014 Zetetiké: Revista de Educação Matemáticainfo:eu-repo/semantics/openAccessAlmeida, Matilde G.Fernandes, José António2018-09-25T12:23:39Zoai:ojs.periodicos.sbu.unicamp.br:article/8646681Revistahttp://www.fe.unicamp.br/zetetike/PUBhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/zetetike/oaizetetike@unicamp.br2176-17440104-4877opendoar:2018-09-25T12:23:39Zetetiké (Online) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false |
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