A comunicação promovida por futuros professores na aula de matemática

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Almeida, Matilde G.
Data de Publicação: 2011
Outros Autores: Fernandes, José António
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Zetetiké (Online)
Texto Completo: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/zetetike/article/view/8646681
Resumo: Este artigo tem como principal objectivo descrever e analisar os modos de comunicação de futuros professores de Matemática. No estudo que serviu de base a este texto, adoptou-se uma metodologia de natureza qualitativa, baseada na elaboração de estudos de caso, de dois futuros professores de Matemática que integravam o núcleo de estágio orientado pela investigadora. Quanto à comunicação na aula de Matemática, os dois futuros professores apresentam concepções e práticas diferentes. João associa a comunicação ao modo como o professor expõe a matéria e às interacções professor-aluno, implementando um ensino centrado no professor que expõe e explica, transmitindo conhecimentos. Sara considera que devem prevalecer as interacções horizontais entre os alunos, advogando que estas são mais favoráveis a uma aprendizagem centrada no aluno e com compreensão, e no ensino valoriza, sem sempre conseguir implementar, as discussões entre os alunos e o recurso a questões abertas como forma de clarificarem as suas ideias e de apresentarem estratégias alternativas de resolução das tarefas.
id UNICAMP-21_e151416cfb13fd8efcd8b2cbfbd9111b
oai_identifier_str oai:ojs.periodicos.sbu.unicamp.br:article/8646681
network_acronym_str UNICAMP-21
network_name_str Zetetiké (Online)
repository_id_str
spelling A comunicação promovida por futuros professores na aula de matemáticaFormação inicial de professores de matemática. Padrões de interacção. Tipos de perguntas e tempo de espera pelas respostas.Este artigo tem como principal objectivo descrever e analisar os modos de comunicação de futuros professores de Matemática. No estudo que serviu de base a este texto, adoptou-se uma metodologia de natureza qualitativa, baseada na elaboração de estudos de caso, de dois futuros professores de Matemática que integravam o núcleo de estágio orientado pela investigadora. Quanto à comunicação na aula de Matemática, os dois futuros professores apresentam concepções e práticas diferentes. João associa a comunicação ao modo como o professor expõe a matéria e às interacções professor-aluno, implementando um ensino centrado no professor que expõe e explica, transmitindo conhecimentos. Sara considera que devem prevalecer as interacções horizontais entre os alunos, advogando que estas são mais favoráveis a uma aprendizagem centrada no aluno e com compreensão, e no ensino valoriza, sem sempre conseguir implementar, as discussões entre os alunos e o recurso a questões abertas como forma de clarificarem as suas ideias e de apresentarem estratégias alternativas de resolução das tarefas.Universidade Estadual de Campinas2011-01-20info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionPesquisa teóricaapplication/pdfhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/zetetike/article/view/864668110.20396/zet.v18i34.8646681Zetetike; Vol. 18 No. 2 (2010): jul./dez. [34]Zetetike; Vol. 18 Núm. 2 (2010): jul./dez. [34]Zetetike; v. 18 n. 2 (2010): jul./dez. [34]2176-1744reponame:Zetetiké (Online)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPporhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/zetetike/article/view/8646681/13583Copyright (c) 2014 Zetetiké: Revista de Educação Matemáticainfo:eu-repo/semantics/openAccessAlmeida, Matilde G.Fernandes, José António2018-09-25T12:23:39Zoai:ojs.periodicos.sbu.unicamp.br:article/8646681Revistahttp://www.fe.unicamp.br/zetetike/PUBhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/zetetike/oaizetetike@unicamp.br2176-17440104-4877opendoar:2018-09-25T12:23:39Zetetiké (Online) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false
dc.title.none.fl_str_mv A comunicação promovida por futuros professores na aula de matemática
title A comunicação promovida por futuros professores na aula de matemática
spellingShingle A comunicação promovida por futuros professores na aula de matemática
Almeida, Matilde G.
Formação inicial de professores de matemática. Padrões de interacção. Tipos de perguntas e tempo de espera pelas respostas.
title_short A comunicação promovida por futuros professores na aula de matemática
title_full A comunicação promovida por futuros professores na aula de matemática
title_fullStr A comunicação promovida por futuros professores na aula de matemática
title_full_unstemmed A comunicação promovida por futuros professores na aula de matemática
title_sort A comunicação promovida por futuros professores na aula de matemática
author Almeida, Matilde G.
author_facet Almeida, Matilde G.
Fernandes, José António
author_role author
author2 Fernandes, José António
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Almeida, Matilde G.
Fernandes, José António
dc.subject.por.fl_str_mv Formação inicial de professores de matemática. Padrões de interacção. Tipos de perguntas e tempo de espera pelas respostas.
topic Formação inicial de professores de matemática. Padrões de interacção. Tipos de perguntas e tempo de espera pelas respostas.
description Este artigo tem como principal objectivo descrever e analisar os modos de comunicação de futuros professores de Matemática. No estudo que serviu de base a este texto, adoptou-se uma metodologia de natureza qualitativa, baseada na elaboração de estudos de caso, de dois futuros professores de Matemática que integravam o núcleo de estágio orientado pela investigadora. Quanto à comunicação na aula de Matemática, os dois futuros professores apresentam concepções e práticas diferentes. João associa a comunicação ao modo como o professor expõe a matéria e às interacções professor-aluno, implementando um ensino centrado no professor que expõe e explica, transmitindo conhecimentos. Sara considera que devem prevalecer as interacções horizontais entre os alunos, advogando que estas são mais favoráveis a uma aprendizagem centrada no aluno e com compreensão, e no ensino valoriza, sem sempre conseguir implementar, as discussões entre os alunos e o recurso a questões abertas como forma de clarificarem as suas ideias e de apresentarem estratégias alternativas de resolução das tarefas.
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011-01-20
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Pesquisa teórica
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/zetetike/article/view/8646681
10.20396/zet.v18i34.8646681
url https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/zetetike/article/view/8646681
identifier_str_mv 10.20396/zet.v18i34.8646681
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/zetetike/article/view/8646681/13583
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2014 Zetetiké: Revista de Educação Matemática
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2014 Zetetiké: Revista de Educação Matemática
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual de Campinas
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual de Campinas
dc.source.none.fl_str_mv Zetetike; Vol. 18 No. 2 (2010): jul./dez. [34]
Zetetike; Vol. 18 Núm. 2 (2010): jul./dez. [34]
Zetetike; v. 18 n. 2 (2010): jul./dez. [34]
2176-1744
reponame:Zetetiké (Online)
instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron:UNICAMP
instname_str Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron_str UNICAMP
institution UNICAMP
reponame_str Zetetiké (Online)
collection Zetetiké (Online)
repository.name.fl_str_mv Zetetiké (Online) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.mail.fl_str_mv zetetike@unicamp.br
_version_ 1754303705124962304