As Cartas chilenas entre a sátira e a epístola : uma leitura retórico-ético-poética da obra atribuída a Tomás Antônio Gonzaga

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Nascimento, Ana Paula Gomes do, 1980-
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
Texto Completo: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1619486
Resumo: Orientador: Antonio Alcir Bernárdez Pécora
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spelling As Cartas chilenas entre a sátira e a epístola : uma leitura retórico-ético-poética da obra atribuída a Tomás Antônio GonzagaThe "Chilean letters" between the satire and the epistle : a rethorical-ethical-poetical reading of the work attributed to Tomás Antônio GonzagaSátiraRetóricaPoéticaÉticaCartasSatireRhetoricPoetryEthicsLettersOrientador: Antonio Alcir Bernárdez PécoraDissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Estudos da LinguagemResumo: O estudo das Cartas chilenas, obra atribuída a Tomas Antonio Gonzaga (1744- ca.1810), e proposto através da analise desta como obra inserida numa instituição retórica, reguladora das praticas de representação ate o século XVIII. Para isso, faz-se necessário uma investigação acerca do gênero da obra, que identificamos como uma epistola satírica. De fato, o próprio título dela revelaria o seu caráter de epistola, ao passo que o seu conteúdo demonstraria a sua natureza satírica. Porem, o levantamento da trajetória da recepção critica da obra - realizada por FURTADO em 1997 - evidencia que, de maneira geral, tendeu-se a classificá-la principalmente como documento historiográfico capaz de revelar os antecedentes da Inconfidência Mineira, do que como documento literário dotado de formas historicizadas. Desse modo, a tradição critica parece ter se concentrado em possíveis eventos históricos, sem, no entanto, levar em conta a historicidade do aspecto retórico-ético-poético da obra. O trabalho efetua, portanto, uma leitura retoricamente orientada das cartas e espera contribuir para uma nova abordagem da obra. São estudadas as técnicas da ecfrase e da etopeia, mostrando-se como são significativas as "caricaturas" presentes nas Cartas chilenas. Busca-se demonstrar que na obra coexistem as imitações icastica e fantástica, de modo que em algumas cartas a ênfase recai sobre os aspectos histórico-particulares e em outras sobre os poéticos/universais. Estuda-se, ainda, a presença da tópica do soldado fanfarrão, o miles gloriosus da comedia romana ou o alazon da comedia grega. Aproxima-se, por fim, as figuras de Fanfarrão Minesio e de Dom QuixoteAbstract: The present study proposes to analyze Chilean Letters, a work attributed to Tomas Antonio Gonzaga (1744-ca.1810), in terms of its place within a rhetorical institution, which regulated representation practices until the 18th century. Thus, an investigation regarding the genre of the work is necessary, which we identify as a satirical epistle. In fact, the title itself reveals its epistolary nature, while its content demonstrates its satirical nature. However, a survey of the trajectory of the critical reception of the work - carried out by Furtado in 1997 - evidences that, in general, it tended to be classified mainly as a historiographical document that could reveal the events leading up to the Minas Conspiracy, rather than as a literary document with historicized patterns. Therefore, the critical tradition seems to have concentrated on possible historical events, without, however, taking into account the historicity of the rhetorical-ethical-poetic aspect of the work. The present study thus carries out a rhetorically-guided reading of the letters and intends to contribute to a new approach to the work. The techniques of ekphrasis and ethopoeia are studied, revealing the significance of the "caricatures" present in Chilean Letters. We aim to demonstrate that icastic and phantastic imitations coexist in the work, such that in some letters the emphasis falls on historical/specific aspects and in others on poetic/universal aspects. The presence of the topic of the braggart soldier is also studied, miles gloriosus in Roman comedy or alazon in Greek comedy. Finally, the figures of Fanfarrao Minesio and Don Quixote will be approximatedMestradoTeoria e Crítica LiteráriaMestra em Teoria e História Literária[s.n.]Pécora, Alcir, 1954-Hansen, João AdolfoTin, EmersonUniversidade Estadual de Campinas. Instituto de Estudos da LinguagemPrograma de Pós-Graduação em Teoria e História LiteráriaUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASNascimento, Ana Paula Gomes do, 1980-2012info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdf125 p.https://hdl.handle.net/20.500.12733/1619486NASCIMENTO, Ana Paula Gomes do. As Cartas chilenas entre a sátira e a epístola: uma leitura retórico-ético-poética da obra atribuída a Tomás Antônio Gonzaga. 2012. 125 p. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Estudos da Linguagem , Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1619486. Acesso em: 15 mai. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/901661porreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-02-18T06:52:54Zoai::901661Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/tese/oai.aspsbubd@unicamp.bropendoar:2017-02-18T06:52:54Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false
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