O desafio da construção de referencias de qualidade para os sistemas de ensino : uma avaliação com o uso de analise envoltoria de dados - DEA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Miranda, Antonio Carlos
Data de Publicação: 2008
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
Texto Completo: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1606608
Resumo: Orientador: Luiz Carlos de Freitas
id UNICAMP-30_105db5bd4f877e88fc5eff6b2b2da263
oai_identifier_str oai::420650
network_acronym_str UNICAMP-30
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository_id_str
spelling O desafio da construção de referencias de qualidade para os sistemas de ensino : uma avaliação com o uso de analise envoltoria de dados - DEAThe challenge of the construction of the quality references for the education systems : an evaluation with the use of the Data Envelopment Analysis - DEASistemas de ensino - AvaliaçãoIndicadores de qualidade em educaçãoAnálise de dados quantitativosMetodologiaEnsino fundamentalSystem of education - EvaluationIndicators of quality in educationQuantitative analysisMethodologyElementary schoolOrientador: Luiz Carlos de FreitasTese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de EducaçãoResumo: O mote principal deste trabalho foi explorar a aplicação da DEA na avaliação do desempenho das escolas municipais de educação fundamental da cidade de Campinas, através de indicadores de qualidade especificados pelas escolas envolvidas. Uma das características da DEA é possibilitar a construção e análise, respeitando a escola isoladamente, ao mesmo tempo em que constrói uma fronteira de eficiência para cada instituição, a partir de critérios que não são arbitrários ou estranhos as mesmas. Entende-se que cada escola tem um conjunto de ¿recursos¿ (infra-estrutura, número de professores, apoio técnico, biblioteca, recursos tecnológicos, etc.) e que deve obter alguns ¿resultados¿ (número de alunos aprovados, proficiência dos alunos, redução da violência na escola, melhora no clima escolar, etc.). A DEA permite que se observe a relação (recursos-resultados) em uma escola, olhando simultaneamente para o conjunto das escolas analisáveis. Entretanto, mediante a infinidade de variáveis geradas pelas escolas, nos deparamos com o problema das escolhas das mesmas, logo, se pensou em uma alternativa metodológica na construção de índices, ou seja, que este fosse capaz de representar de forma significativa a união de várias medidas em uma única, dentro da DEA, o que foi denominado índice LOED. A partir deste índice, foi construída uma fronteira de referência para cada escola, onde ela pode se localizar em relação a esta fronteira, para conhecer e discutir seus problemas, tendo como foco, a superação de suas dificuldades para conseguir uma escola melhor. Assim, foi possível confirmar que a DEA relacionando recursos e resultados de maneira simples, agregado a outras informações torna-se uma ferramenta valiosa para os gestoresAbstract: The main goal of this work was to explore the using of the DEA in the evaluation of the performance of the basic education of the public schools in Campinas, SP, through quality indicators specified by own involved schools. One of the characteristics of DEA is to be able to build and analyze, respecting the individuality institutional, at the meantime constructing an efficiency reference for each school from criteria that are not strange and arbitrary. We know, each school has a set of resources (infrastructure, number of staff, technical support, library, etc) and they have to reach some results (promoted students, their proficiencies, reduction of violence in the school, etc). The DEA allows to observe the relation between resources and results isolate and at once to the set of evaluated schools. However, with the large number of variables, how to choose the right one, so, it was thought in alternative methodological in the construction of indicators, it means, to be able to represent a set of indicators inside of one, in the DEA, what it was called LOED indicator. After that, DEA can construct a reference border for each school so that they are capable to find their position in relation to this border to have knowledge e discuss their problems, in order to surpass their difficulties to get a better school. To conclude, it was to realize DEA is able to relate resources and results of simple way, adding other information, it becomes a value tool to the schools administratorsDoutoradoEnsino, Avaliação e Formação de ProfessoresDoutor em Educação[s.n.]Freitas, Luiz Carlos de, 1947-Belloni, Jose AngeloRodrigues, Sueli CarrijoLima Júnior, Orlando FontesSilva, Dirceu daUniversidade Estadual de Campinas. Faculdade de EducaçãoPrograma de Pós-Graduação em EducaçãoUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASMiranda, Antonio Carlos20082008-02-19T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdf351 p. : il.(Broch.)https://hdl.handle.net/20.500.12733/1606608MIRANDA, Antonio Carlos. O desafio da construção de referencias de qualidade para os sistemas de ensino: uma avaliação com o uso de analise envoltoria de dados - DEA. 2008. 351 p. Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1606608. Acesso em: 15 mai. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/420650porreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-02-18T05:07:02Zoai::420650Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/tese/oai.aspsbubd@unicamp.bropendoar:2017-02-18T05:07:02Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false
dc.title.none.fl_str_mv O desafio da construção de referencias de qualidade para os sistemas de ensino : uma avaliação com o uso de analise envoltoria de dados - DEA
The challenge of the construction of the quality references for the education systems : an evaluation with the use of the Data Envelopment Analysis - DEA
title O desafio da construção de referencias de qualidade para os sistemas de ensino : uma avaliação com o uso de analise envoltoria de dados - DEA
spellingShingle O desafio da construção de referencias de qualidade para os sistemas de ensino : uma avaliação com o uso de analise envoltoria de dados - DEA
Miranda, Antonio Carlos
Sistemas de ensino - Avaliação
Indicadores de qualidade em educação
Análise de dados quantitativos
Metodologia
Ensino fundamental
System of education - Evaluation
Indicators of quality in education
Quantitative analysis
Methodology
Elementary school
title_short O desafio da construção de referencias de qualidade para os sistemas de ensino : uma avaliação com o uso de analise envoltoria de dados - DEA
title_full O desafio da construção de referencias de qualidade para os sistemas de ensino : uma avaliação com o uso de analise envoltoria de dados - DEA
title_fullStr O desafio da construção de referencias de qualidade para os sistemas de ensino : uma avaliação com o uso de analise envoltoria de dados - DEA
title_full_unstemmed O desafio da construção de referencias de qualidade para os sistemas de ensino : uma avaliação com o uso de analise envoltoria de dados - DEA
title_sort O desafio da construção de referencias de qualidade para os sistemas de ensino : uma avaliação com o uso de analise envoltoria de dados - DEA
author Miranda, Antonio Carlos
author_facet Miranda, Antonio Carlos
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Freitas, Luiz Carlos de, 1947-
Belloni, Jose Angelo
Rodrigues, Sueli Carrijo
Lima Júnior, Orlando Fontes
Silva, Dirceu da
Universidade Estadual de Campinas. Faculdade de Educação
Programa de Pós-Graduação em Educação
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS
dc.contributor.author.fl_str_mv Miranda, Antonio Carlos
dc.subject.por.fl_str_mv Sistemas de ensino - Avaliação
Indicadores de qualidade em educação
Análise de dados quantitativos
Metodologia
Ensino fundamental
System of education - Evaluation
Indicators of quality in education
Quantitative analysis
Methodology
Elementary school
topic Sistemas de ensino - Avaliação
Indicadores de qualidade em educação
Análise de dados quantitativos
Metodologia
Ensino fundamental
System of education - Evaluation
Indicators of quality in education
Quantitative analysis
Methodology
Elementary school
description Orientador: Luiz Carlos de Freitas
publishDate 2008
dc.date.none.fl_str_mv 2008
2008-02-19T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv (Broch.)
https://hdl.handle.net/20.500.12733/1606608
MIRANDA, Antonio Carlos. O desafio da construção de referencias de qualidade para os sistemas de ensino: uma avaliação com o uso de analise envoltoria de dados - DEA. 2008. 351 p. Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1606608. Acesso em: 15 mai. 2024.
identifier_str_mv (Broch.)
MIRANDA, Antonio Carlos. O desafio da construção de referencias de qualidade para os sistemas de ensino: uma avaliação com o uso de analise envoltoria de dados - DEA. 2008. 351 p. Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1606608. Acesso em: 15 mai. 2024.
url https://hdl.handle.net/20.500.12733/1606608
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/420650
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
351 p. : il.
dc.publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron:UNICAMP
instname_str Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron_str UNICAMP
institution UNICAMP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.mail.fl_str_mv sbubd@unicamp.br
_version_ 1799138436151508992