O efeito retroativo da prova de redação do vestibular da Unicamp em um material didático para o Ensino Médio

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Martins, Liv Rocha Fernandes, 1982-
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
Texto Completo: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1634891
Resumo: Orientador: Matilde Virgínia Ricardi Scaramucci
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spelling O efeito retroativo da prova de redação do vestibular da Unicamp em um material didático para o Ensino MédioThe washback of the Unicamp entrance examination writing test on a high school textbookUniversidade Estadual de CampinasEfeito retroativoLeitura (Ensino secundário)Redação acadêmicaProfessores - FormaçãoUniversidade Estadual de CampinasWashback effectReading (Secondary education)Academic writingTeachers, Training ofOrientador: Matilde Virgínia Ricardi ScaramucciDissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Estudos da LinguagemResumo: O vestibular da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) pode ser considerado um exame de alta relevância, uma vez que decisões importantes são tomadas com base em seus resultados (SCARAMUCCI, 2005). A prova de redação, pela sua natureza e peso na nota final do candidato, gera preocupações entre alunos e professores. Em 2011, essa prova passou por uma mudança em sua estrutura. Este trabalho busca entender se há efeito retroativo dessa prova em um material didático de uma escola do interior do estado de São Paulo produzido depois da mudança e, se sim, como se caracteriza esse efeito. Para compreender esse complexo fenômeno, procuramos analisar em que medida os aspectos salientes da prova de redação estariam representados no material didático elaborado, o que nos daria informações sobre como a autora compreendeu as mudanças propostas. Para responder a essas questões, voltamo-nos às pesquisas de Alderson & Wall (1993), Shohamy (1993), Bailey (1996, 1999), Cheng (1998, 2004), Scaramucci (1999a, 2002, 2005), McNamara (2000) e Watanabe (2004) para fundamentar nosso estudo. A metodologia utilizada na pesquisa, de cunho qualitativo, foi baseada na análise documental e em uma entrevista semiestruturada com a autora do material. Foram analisados documentos como (i) manuais do vestibular; (ii) provas de redação antes e depois da mudança; (iii) provas de redação comentadas pela banca elaboradora; (iv) materiais produzidos pela autora antes e depois da mudança. O novo material foi produzido para suprir as demandas da escola e dos professores do sistema de ensino adotado. Nesse material, os aspectos salientes da nova prova de redação são sub-representados e tratados superficialmente; não abordam o ensino da escrita, mas apenas propostas de escrita avaliativas. Já o material antigo sistematiza o ensino dos aspectos salientes do modelo de prova anterior (coesão, coerência, intertextualidade, atendimento ao tipo textual) através de progressão temática dos tipos textuais abordados na prova de redação do vestibular da Unicamp. Nos dados da entrevista, a autora demonstra discordância com relação à abordagem teórica da prova de redação e explicita a crença de que a abordagem temática seria mais relevante do que o ensino da escrita por gêneros. Essa análise ainda sugere que a autora não compreende bem a nova prova, na medida em que apenas sugere novas propostas escritas, semelhantes às da prova, mas que apresentam problemas, deixando a cargo do professor o ensino e reflexão sobre gêneros. Dessa forma, ressalta-se a necessidade de melhoria na formação de professores, especialmente quanto ao letramento em avaliaçãoAbstract: The University of Campinas¿s entrance examination can be considered a high stake test, since important decisions are drawn from its results (SCARAMUCCI, 2005). The writing test concerns the stakeholders due to its nature and the weight on the candidate¿s final grade. In 2011 the test went through changes in its structures. This research seeks understanding if there is washback of the university¿s writing test on a writing textbook from a school in São Paulo state produced after the changes. In order to comprehend this complex phenomena we questioned if the test distinctive aspects would be present on the textbook and how they would be represented on it, which could give us insight about the author¿s understanding of the changes in the test. To answer to these questions we refer to the work of Alderson & Wall (1993), Shohamy (1993), Bailey (1996, 1999), Cheng (1998, 2004), Scaramucci (1999a, 2002, 2005), McNamara (2000) e Watanabe (2004) for washback methodological and theoretical basis. The research methodology is qualitative, using text analysis and semi-structured interview as instruments for data triangulation. We analyzed (i) entrance examinations manuals; (ii) writing test prior and after the test changes; (iii) designer¿s commented writing test brochure; (vi) interviewed author textbooks produced by before after the test changes. The new material was produced to meet the teacher¿s and the school¿s demands. In such material, the test distinctive aspects are superficially approached and under typified; there¿s no teaching, only testing writing activities. However, the old textbook summarizes the previous test model main aspects (coherence, cohesion, intertextuality, text genre) through theme progression and approached text genre of the university entrance examination writing test. In the interview data the author demonstrates disagreement with the writing test theoretical approach and belief that theme approach would be more relevant than writing teaching through genres. This analysis suggests that the author seems to misunderstand the new test, so she suggests only new writing proposals, similar to the ones found on the test, but with problems and leaving to the teacher the genre thinking and teaching. Besides, it highlights the need of increasing teacher development, especially towards language testing literacyMestradoLíngua MaternaMestra em Linguística AplicadaCNPQ134867/2011-4[s.n.]Scaramucci, Matilde Virginia Ricardi, 1951-Bizon, Ana Cecília CossiRetorta, Miriam SesterUniversidade Estadual de Campinas. Instituto de Estudos da LinguagemPrograma de Pós-Graduação em Linguística AplicadaUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASMartins, Liv Rocha Fernandes, 1982-20182018-08-24T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdf1 recurso online (155 p.) : il., digital, arquivo PDF.https://hdl.handle.net/20.500.12733/1634891MARTINS, Liv Rocha Fernandes. O efeito retroativo da prova de redação do vestibular da Unicamp em um material didático para o Ensino Médio. 2018. 1 recurso online (155 p.) Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Estudos da Linguagem, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1634891. Acesso em: 15 mai. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/1062463Requisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDFporreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2018-12-18T10:26:39Zoai::1062463Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/tese/oai.aspsbubd@unicamp.bropendoar:2018-12-18T10:26:39Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false
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