Entre discursos : sentidos, praticas e identidades leitoras de alfabetizadores de jovens e adultos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Vóvio, Claudia Lemos
Data de Publicação: 2007
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
Texto Completo: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1606168
Resumo: Orientador: Angela B. Kleiman
id UNICAMP-30_195a603a182e5164c14929972a292891
oai_identifier_str oai::415312
network_acronym_str UNICAMP-30
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository_id_str
spelling Entre discursos : sentidos, praticas e identidades leitoras de alfabetizadores de jovens e adultosBetween discourses : meanings, practices and reading identities of educators of adults and young peopleLetramentoIdentidadeProfessores alfabetizadores - FormaçãoAlfabetização de jovens e adultosLiteracyIdentityEducators' formationLiteracy of adults and young peopleOrientador: Angela B. KleimanTese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Estudos da LinguagemResumo: A presente pesquisa visa a investigar os sentidos, as identidades leitoras, os acervos e as práticas de leitura em que estão envolvidos alfabetizadores que atuam em programas voltados à promoção da alfabetização na população jovem e adulta, por meio de estudo de caso no município de Itaquaquecetuba, São Paulo. A convocação desses agentes para atuar como alfabetizadores é uma prática comum no Brasil. Atualmente, coexistem variados programas organizados por governos, empresas privadas, universidades e organizações da sociedade, com ações em nível nacional e local. Grande parte dos educadores mobilizados possui nível de escolaridade que varia do ensino fundamental ao ensino médio e toma para si a importante tarefa de ensinar a ler e a escrever pessoas jovens e adultas não ou pouco escolarizadas, ampliando seus repertórios em práticas sociais de uso da linguagem escrita. Do ponto de vista prático, a pesquisa busca produzir um conjunto de indicações voltadas ao delineamento de programas e estratégias de formação de educadores populares, além de contribuir para o estabelecimento de um quadro descritivo e analítico sobre as bases que fundamentam a ação de educadores como estes, área pouco explorada na pesquisa em educação lingüísticaAbstract: This research aims at investigating by means of case studies in the town of Itaquaquecetuba, São Paulo, the reading practices, the meanings attached to reading, the identities as readers and the repertoires of popular educators who are involved in programs geared to minimize illiteracy among adults and the young. The demand for these educators is commonplace in Brazil. Presently, there is a large number of such programs set by governments, private institutions, universities and other social organizations taking place simultaneously at both local and national levels. Most educators possess a level of schooling that vary from the very basic to more advanced college degrees, and take upon themselves the important task of teaching young people and adults with a low level of schooling to read and write. They widen these groups¿ repertoires and social practices in the use of written language. From a practical point of view, this research seeks to produce a set of indicators towards the design of programs and strategies of formation of educators such as these, as well as to contribute to the construction of a descriptive and analytical picture of the basis that structure and sustain their action, something that has been somewhat neglected in the area of linguistic education researchDoutoradoEnsino-Aprendizagem de Lingua MaternaDoutor em Linguística Aplicada[s.n.]Kleiman, Angela, 1945-Kleiman, Angela, 1945-Rojo, Roxane Helena RodriguesMaher, Terezinha de Jesus MachadoGuedes-Pinto, Ana LúciaUniversidade Estadual de Campinas. Instituto de Estudos da LinguagemPrograma de Pós-Graduação em Linguística AplicadaUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASVóvio, Claudia Lemos20072007-11-30T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdf287p. : il.(Broch.)https://hdl.handle.net/20.500.12733/1606168VÓVIO, Claudia Lemos. Entre discursos: sentidos, praticas e identidades leitoras de alfabetizadores de jovens e adultos. 2007. 287p. Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Estudos da Linguagem, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1606168. Acesso em: 15 mai. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/415312porreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-02-18T05:02:48Zoai::415312Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/tese/oai.aspsbubd@unicamp.bropendoar:2017-02-18T05:02:48Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false
dc.title.none.fl_str_mv Entre discursos : sentidos, praticas e identidades leitoras de alfabetizadores de jovens e adultos
Between discourses : meanings, practices and reading identities of educators of adults and young people
title Entre discursos : sentidos, praticas e identidades leitoras de alfabetizadores de jovens e adultos
spellingShingle Entre discursos : sentidos, praticas e identidades leitoras de alfabetizadores de jovens e adultos
Vóvio, Claudia Lemos
Letramento
Identidade
Professores alfabetizadores - Formação
Alfabetização de jovens e adultos
Literacy
Identity
Educators' formation
Literacy of adults and young people
title_short Entre discursos : sentidos, praticas e identidades leitoras de alfabetizadores de jovens e adultos
title_full Entre discursos : sentidos, praticas e identidades leitoras de alfabetizadores de jovens e adultos
title_fullStr Entre discursos : sentidos, praticas e identidades leitoras de alfabetizadores de jovens e adultos
title_full_unstemmed Entre discursos : sentidos, praticas e identidades leitoras de alfabetizadores de jovens e adultos
title_sort Entre discursos : sentidos, praticas e identidades leitoras de alfabetizadores de jovens e adultos
author Vóvio, Claudia Lemos
author_facet Vóvio, Claudia Lemos
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Kleiman, Angela, 1945-
Kleiman, Angela, 1945-
Rojo, Roxane Helena Rodrigues
Maher, Terezinha de Jesus Machado
Guedes-Pinto, Ana Lúcia
Universidade Estadual de Campinas. Instituto de Estudos da Linguagem
Programa de Pós-Graduação em Linguística Aplicada
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS
dc.contributor.author.fl_str_mv Vóvio, Claudia Lemos
dc.subject.por.fl_str_mv Letramento
Identidade
Professores alfabetizadores - Formação
Alfabetização de jovens e adultos
Literacy
Identity
Educators' formation
Literacy of adults and young people
topic Letramento
Identidade
Professores alfabetizadores - Formação
Alfabetização de jovens e adultos
Literacy
Identity
Educators' formation
Literacy of adults and young people
description Orientador: Angela B. Kleiman
publishDate 2007
dc.date.none.fl_str_mv 2007
2007-11-30T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv (Broch.)
https://hdl.handle.net/20.500.12733/1606168
VÓVIO, Claudia Lemos. Entre discursos: sentidos, praticas e identidades leitoras de alfabetizadores de jovens e adultos. 2007. 287p. Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Estudos da Linguagem, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1606168. Acesso em: 15 mai. 2024.
identifier_str_mv (Broch.)
VÓVIO, Claudia Lemos. Entre discursos: sentidos, praticas e identidades leitoras de alfabetizadores de jovens e adultos. 2007. 287p. Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Estudos da Linguagem, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1606168. Acesso em: 15 mai. 2024.
url https://hdl.handle.net/20.500.12733/1606168
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/415312
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
287p. : il.
dc.publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron:UNICAMP
instname_str Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron_str UNICAMP
institution UNICAMP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.mail.fl_str_mv sbubd@unicamp.br
_version_ 1799138433323499520