Entre discursos : sentidos, praticas e identidades leitoras de alfabetizadores de jovens e adultos
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2007 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
Texto Completo: | https://hdl.handle.net/20.500.12733/1606168 |
Resumo: | Orientador: Angela B. Kleiman |
id |
UNICAMP-30_195a603a182e5164c14929972a292891 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai::415312 |
network_acronym_str |
UNICAMP-30 |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
repository_id_str |
|
spelling |
Entre discursos : sentidos, praticas e identidades leitoras de alfabetizadores de jovens e adultosBetween discourses : meanings, practices and reading identities of educators of adults and young peopleLetramentoIdentidadeProfessores alfabetizadores - FormaçãoAlfabetização de jovens e adultosLiteracyIdentityEducators' formationLiteracy of adults and young peopleOrientador: Angela B. KleimanTese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Estudos da LinguagemResumo: A presente pesquisa visa a investigar os sentidos, as identidades leitoras, os acervos e as práticas de leitura em que estão envolvidos alfabetizadores que atuam em programas voltados à promoção da alfabetização na população jovem e adulta, por meio de estudo de caso no município de Itaquaquecetuba, São Paulo. A convocação desses agentes para atuar como alfabetizadores é uma prática comum no Brasil. Atualmente, coexistem variados programas organizados por governos, empresas privadas, universidades e organizações da sociedade, com ações em nível nacional e local. Grande parte dos educadores mobilizados possui nível de escolaridade que varia do ensino fundamental ao ensino médio e toma para si a importante tarefa de ensinar a ler e a escrever pessoas jovens e adultas não ou pouco escolarizadas, ampliando seus repertórios em práticas sociais de uso da linguagem escrita. Do ponto de vista prático, a pesquisa busca produzir um conjunto de indicações voltadas ao delineamento de programas e estratégias de formação de educadores populares, além de contribuir para o estabelecimento de um quadro descritivo e analítico sobre as bases que fundamentam a ação de educadores como estes, área pouco explorada na pesquisa em educação lingüísticaAbstract: This research aims at investigating by means of case studies in the town of Itaquaquecetuba, São Paulo, the reading practices, the meanings attached to reading, the identities as readers and the repertoires of popular educators who are involved in programs geared to minimize illiteracy among adults and the young. The demand for these educators is commonplace in Brazil. Presently, there is a large number of such programs set by governments, private institutions, universities and other social organizations taking place simultaneously at both local and national levels. Most educators possess a level of schooling that vary from the very basic to more advanced college degrees, and take upon themselves the important task of teaching young people and adults with a low level of schooling to read and write. They widen these groups¿ repertoires and social practices in the use of written language. From a practical point of view, this research seeks to produce a set of indicators towards the design of programs and strategies of formation of educators such as these, as well as to contribute to the construction of a descriptive and analytical picture of the basis that structure and sustain their action, something that has been somewhat neglected in the area of linguistic education researchDoutoradoEnsino-Aprendizagem de Lingua MaternaDoutor em Linguística Aplicada[s.n.]Kleiman, Angela, 1945-Kleiman, Angela, 1945-Rojo, Roxane Helena RodriguesMaher, Terezinha de Jesus MachadoGuedes-Pinto, Ana LúciaUniversidade Estadual de Campinas. Instituto de Estudos da LinguagemPrograma de Pós-Graduação em Linguística AplicadaUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASVóvio, Claudia Lemos20072007-11-30T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdf287p. : il.(Broch.)https://hdl.handle.net/20.500.12733/1606168VÓVIO, Claudia Lemos. Entre discursos: sentidos, praticas e identidades leitoras de alfabetizadores de jovens e adultos. 2007. 287p. Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Estudos da Linguagem, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1606168. Acesso em: 15 mai. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/415312porreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-02-18T05:02:48Zoai::415312Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/tese/oai.aspsbubd@unicamp.bropendoar:2017-02-18T05:02:48Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Entre discursos : sentidos, praticas e identidades leitoras de alfabetizadores de jovens e adultos Between discourses : meanings, practices and reading identities of educators of adults and young people |
title |
Entre discursos : sentidos, praticas e identidades leitoras de alfabetizadores de jovens e adultos |
spellingShingle |
Entre discursos : sentidos, praticas e identidades leitoras de alfabetizadores de jovens e adultos Vóvio, Claudia Lemos Letramento Identidade Professores alfabetizadores - Formação Alfabetização de jovens e adultos Literacy Identity Educators' formation Literacy of adults and young people |
title_short |
Entre discursos : sentidos, praticas e identidades leitoras de alfabetizadores de jovens e adultos |
title_full |
Entre discursos : sentidos, praticas e identidades leitoras de alfabetizadores de jovens e adultos |
title_fullStr |
Entre discursos : sentidos, praticas e identidades leitoras de alfabetizadores de jovens e adultos |
title_full_unstemmed |
Entre discursos : sentidos, praticas e identidades leitoras de alfabetizadores de jovens e adultos |
title_sort |
Entre discursos : sentidos, praticas e identidades leitoras de alfabetizadores de jovens e adultos |
author |
Vóvio, Claudia Lemos |
author_facet |
Vóvio, Claudia Lemos |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Kleiman, Angela, 1945- Kleiman, Angela, 1945- Rojo, Roxane Helena Rodrigues Maher, Terezinha de Jesus Machado Guedes-Pinto, Ana Lúcia Universidade Estadual de Campinas. Instituto de Estudos da Linguagem Programa de Pós-Graduação em Linguística Aplicada UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Vóvio, Claudia Lemos |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Letramento Identidade Professores alfabetizadores - Formação Alfabetização de jovens e adultos Literacy Identity Educators' formation Literacy of adults and young people |
topic |
Letramento Identidade Professores alfabetizadores - Formação Alfabetização de jovens e adultos Literacy Identity Educators' formation Literacy of adults and young people |
description |
Orientador: Angela B. Kleiman |
publishDate |
2007 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2007 2007-11-30T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/doctoralThesis |
format |
doctoralThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
(Broch.) https://hdl.handle.net/20.500.12733/1606168 VÓVIO, Claudia Lemos. Entre discursos: sentidos, praticas e identidades leitoras de alfabetizadores de jovens e adultos. 2007. 287p. Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Estudos da Linguagem, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1606168. Acesso em: 15 mai. 2024. |
identifier_str_mv |
(Broch.) VÓVIO, Claudia Lemos. Entre discursos: sentidos, praticas e identidades leitoras de alfabetizadores de jovens e adultos. 2007. 287p. Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Estudos da Linguagem, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1606168. Acesso em: 15 mai. 2024. |
url |
https://hdl.handle.net/20.500.12733/1606168 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/415312 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf 287p. : il. |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
[s.n.] |
publisher.none.fl_str_mv |
[s.n.] |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) instacron:UNICAMP |
instname_str |
Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
instacron_str |
UNICAMP |
institution |
UNICAMP |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
repository.mail.fl_str_mv |
sbubd@unicamp.br |
_version_ |
1799138433323499520 |