Filosofia como atividade agonística investigativa : concepções de ensino de filosofia

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Cunha, José Auri, 1957-
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
Texto Completo: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1637871
Resumo: Orientador: Roberto Akira Goto
id UNICAMP-30_1a6ee73700a5c0ad0a4d27ebe71dfe81
oai_identifier_str oai::1097213
network_acronym_str UNICAMP-30
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository_id_str
spelling Filosofia como atividade agonística investigativa : concepções de ensino de filosofiaPhilosophy as investigative agonistic activity : conceptions of teaching philosophyFilosofiaFilosofia - Estudo e ensinoExperienciasPensamentoFilosofia - InvestigaçãoPhilosophy - TeachingExperiencePhilosophyThoughtProblemPhilosophical investigationOrientador: Roberto Akira GotoDissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de EducaçãoResumo: A partir do levantamento e da análise dos principais livros didáticos de filosofia adotados nas escolas de ensino médio no Brasil, este trabalho pretende caracterizar, em seus traços gerais, as concepções de filosofia e de ensino de filosofia, das quais esses livros seriam representantes. Visando elaborar critérios para a análise comparativa nessas propostas de ensino de filosofia, quanto às concepções de filosofia e de pedagogia filosófica, foram retomadas para exame os seguintes conceitos: dicotomia `ensinar alguma história da filosofia¿ versus `ensinar alguma forma de atividade filosófica¿, em Kant e Hegel; experiência, experiência reflexiva e experiência de pensamento como reconstrução da experiência, na filosofia de John Dewey; e reconstrução historiográfica em filosofia ad mentem auctoris, segundo a visão de Oswaldo Porchat Pereira. O propósito dessa análise comparativa é situar a proposta de pedagogia filosófica do livro didático Iniciação à investigação filosófica, escrito pelo autor deste trabalho ainda no ano de 1992, que se pauta por uma concepção de filosofia enquanto atividade de investigação agonística a partir de problemas filosóficos atuais, tendo sua concepção de ensino orientada para transformar experiências didático-pedagógicas em experiências filosóficas, significativas para a relação do aluno com sua compreensão de si e do seu mundoAbstract: From the survey and analysis of the main textbooks of philosophy adopted in high schools in Brazil, this work aims to characterize, in its general features, the concepts of philosophy and philosophy teaching, of which these books would be representatives. In order to elaborate criteria for the comparative analysis in these proposals of philosophy teaching, with regard to the conceptions of philosophy and of philosophical pedagogy, the following concepts were considered for examination: dichotomy 'teaching some history of philosophy' versus 'teaching some form of philosophical activity', in Kant and Hegel; experience, reflexive experience and experience of thought as reconstruction of experience, in the philosophy of John Dewey; and historiographical reconstruction in philosophy ad mentem auctoris, according to Oswaldo Porchat Pereira. The purpose of this comparative analysis is to situate the proposal of philosophical pedagogy of the textbook "Iniciação à investigação filosófica" ("initiation to the philosophical investigation"), written by the author of this work still in the year of 1992, that is guided by a conception of philosophy as agonistic investigation activity from current philosophical problems, and its conception of teaching oriented to transform teaching-pedagogical experiences into philosophical experiences, meaningful to the students relationship with the understanding of himself and of his worldMestradoEducaçãoMestre em Educação[s.n.]Goto, Roberto Akira, 1954-Lorieri, Marcos AntônioGallo, Silvio Donizetti de OliveiraUniversidade Estadual de Campinas. Faculdade de EducaçãoPrograma de Pós-Graduação em EducaçãoUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASCunha, José Auri, 1957-20192019-08-30T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdf1 recurso online (125 p.) : il., digital, arquivo PDF.https://hdl.handle.net/20.500.12733/1637871CUNHA, José Auri. Filosofia como atividade agonística investigativa: concepções de ensino de filosofia. 2019. 1 recurso online (125 p.) Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1637871. Acesso em: 15 mai. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/1097213Requisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDFporreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-01-23T11:33:52Zoai::1097213Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/tese/oai.aspsbubd@unicamp.bropendoar:2020-01-23T11:33:52Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false
dc.title.none.fl_str_mv Filosofia como atividade agonística investigativa : concepções de ensino de filosofia
Philosophy as investigative agonistic activity : conceptions of teaching philosophy
title Filosofia como atividade agonística investigativa : concepções de ensino de filosofia
spellingShingle Filosofia como atividade agonística investigativa : concepções de ensino de filosofia
Cunha, José Auri, 1957-
Filosofia
Filosofia - Estudo e ensino
Experiencias
Pensamento
Filosofia - Investigação
Philosophy - Teaching
Experience
Philosophy
Thought
Problem
Philosophical investigation
title_short Filosofia como atividade agonística investigativa : concepções de ensino de filosofia
title_full Filosofia como atividade agonística investigativa : concepções de ensino de filosofia
title_fullStr Filosofia como atividade agonística investigativa : concepções de ensino de filosofia
title_full_unstemmed Filosofia como atividade agonística investigativa : concepções de ensino de filosofia
title_sort Filosofia como atividade agonística investigativa : concepções de ensino de filosofia
author Cunha, José Auri, 1957-
author_facet Cunha, José Auri, 1957-
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Goto, Roberto Akira, 1954-
Lorieri, Marcos Antônio
Gallo, Silvio Donizetti de Oliveira
Universidade Estadual de Campinas. Faculdade de Educação
Programa de Pós-Graduação em Educação
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS
dc.contributor.author.fl_str_mv Cunha, José Auri, 1957-
dc.subject.por.fl_str_mv Filosofia
Filosofia - Estudo e ensino
Experiencias
Pensamento
Filosofia - Investigação
Philosophy - Teaching
Experience
Philosophy
Thought
Problem
Philosophical investigation
topic Filosofia
Filosofia - Estudo e ensino
Experiencias
Pensamento
Filosofia - Investigação
Philosophy - Teaching
Experience
Philosophy
Thought
Problem
Philosophical investigation
description Orientador: Roberto Akira Goto
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019
2019-08-30T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/20.500.12733/1637871
CUNHA, José Auri. Filosofia como atividade agonística investigativa: concepções de ensino de filosofia. 2019. 1 recurso online (125 p.) Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1637871. Acesso em: 15 mai. 2024.
url https://hdl.handle.net/20.500.12733/1637871
identifier_str_mv CUNHA, José Auri. Filosofia como atividade agonística investigativa: concepções de ensino de filosofia. 2019. 1 recurso online (125 p.) Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1637871. Acesso em: 15 mai. 2024.
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/1097213
Requisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDF
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
1 recurso online (125 p.) : il., digital, arquivo PDF.
dc.publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron:UNICAMP
instname_str Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron_str UNICAMP
institution UNICAMP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.mail.fl_str_mv sbubd@unicamp.br
_version_ 1799138545634377728