Os advérbios no ensino de língua portuguesa : livros didáticos, metodologia gerativa e teoria da gramática
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Data de Publicação: | 2020 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
Texto Completo: | https://hdl.handle.net/20.500.12733/1639447 |
Resumo: | Orientador: Aquiles Tescari Neto |
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Os advérbios no ensino de língua portuguesa : livros didáticos, metodologia gerativa e teoria da gramáticaThe adverbs in the portuguese teaching : textbook, generative grammar methodology and grammar theoryLíngua portuguesa - AdvérbioLíngua portuguesa - MorfologiaLivros didáticosGramática gerativaPortuguese language - AdverbPortuguese language - MorphologyTextbooksGenerative grammarOrientador: Aquiles Tescari NetoDissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Estudos da LinguagemResumo: Pensar sobre as classes de palavras (ClPs) e sobre o modo como são apresentadas é pensar também sobre o ensino de gramática. Assim, torna-se importante refletir sobre o modo como as ClPs são ensinadas, principalmente sobre o modo como os livros didáticos (LDs) as conceituam, uma vez que esses materiais geralmente norteiam as práticas didáticas. Uma análise de LDs evidencia que a definição de ClPs privilegia, na maior parte dos casos, os critérios morfossemânticos, o que se justifica pela influência da tradição gramatical sobre esses materiais. A assunção de critérios sintáticos, no entanto, seria de grande valia nas aulas de análise gramatical sobre ClPs, contribuindo para que os alunos tivessem uma compreensão mais abrangente desse importante tópico do curriculum de português. Partindo desse contexto, esta dissertação tem dois objetivos principais: o primeiro deles consiste em analisar a transposição didática do conceito de "advérbio" em seis livros didáticos brasileiros destinados ao Ensino Médio. A fim de cumprir esse objetivo, identificarei os critérios usados na classificação dos vocábulos e verificarei também se há (ou não) indícios subjacentes (GINZBURG [1981], 1991) da presença de alguma teoria linguística, como a gerativista, na abordagem dos autores. As análises feitas demonstraram que os autores dos LDs selecionados utilizam, em quase sua totalidade, todos os critérios classificatórios (morfológico, semântico e sintático) para conceituar a classe dos advérbios. O que se observou, no entanto, é que há, normalmente, uma predileção dos autores por um ou dois dos critérios classificatórios (sobretudo os critérios morfossemânticos, explorados em maior profundidade ao longo do capítulo, o que, consequentemente, pode estimular os alunos a focarem somente alguns dos critérios para o entendimento dos advérbios). Constatou-se também uma predileção da maior parte dos autores por seguir o postulado pela tradição gramatical. De posse desses resultados de análise, cumpro o segundo objetivo desta dissertação: apresentar uma metodologia de trabalho para o ensino, embasada nos pressupostos da Gramática Gerativa (CHOMSKY, 1994), principalmente na vertente cartográfica da teoria de Princípios e Parâmetros (CINQUE, 1999), e na Metodologia de Aprendizagem Ativa (VALENTE, 2014; MORAN, 2013). Tal metodologia visa à inserção da investigação científica no contexto de sala de aula, o que possibilita ao aluno uma participação mais ativa no seu próprio processo de ensino-aprendizagem e um maior entendimento sobre o conteúdo aprendido. O resultado dessa dissertação foi, então, o de propor que professores (e autores de LDs) se embasem também (e sobretudo) em critérios sintáticos para classificar os vocábulos em ClPs. Uma atenção maior dada a esses critérios permitiria aos alunos uma tomada de consciência sobre o conhecimento implícito (CHOMSKY, 1994) que têm do funcionamento e estruturação de sua própria línguaAbstract: Thinking about word classes and how they are presented also means thinking on grammar teaching. Thus, it is important to understand how word classes (or parts of speech) are usually taught, especially how textbooks conceptualize and define them, once these materials generally guide pedagogical practices. An analysis of textbooks shows that the definition of parts of speech favors, in most cases, the morphosemantic criteria, which is justified by the influence of the grammatical tradition. However, the assumption of syntactic criteria would be of help in grammar classes, given their contribution to a more comprehensive understanding of this important topic of the Portuguese curriculum. Based on this context, this dissertation has two main goals. First, it aims to analyze the didactic transposition of the concept of "adverb" in six Brazilian textbooks used in high school. In order to accomplish this goal, the criteria used to recognize a given part of speech will be discussed. Besides that, underlying indications (GINZBURG [1981], 1991) of the presence of some linguistic theory¿such as generative grammar¿in the authors¿ approach will be taken into consideration. The analysis has shown that most authors from the selected textbooks use every classificatory criteria (morphological, semantic, and syntactic) to conceptualize the class of adverbs. However, some preference, by authors, for one or two of these criteria (especially the morphsemantic ones) has been observed. Textbook authors are used to exploring them to a great extent throughout the didactic unit/chapter. Hence, students are often encouraged to focus only on some of the criteria to the identification of adverbs, leaving behind some other important criteria. In addition to that, a preference of many textbook authors for what is postulated by the grammatical tradition has also been observed. From these results, I fulfill the second goal of this dissertation, namely, to present some methodological guidelines for grammar teaching based on some general assumptions of the Generative Grammar (CHOMSKY, 1994), especially in its cartographic version (CINQUE, 1999). These methodological guidelines for classroom practices will also take the Active Learning Methodology (VALENTE, 2014; MORAN, 2013) into account. Such methodology aims at bringing elements from the scientific research to the classroom context. That allows the student to participate more actively in their own learning process and to have a greater understanding of the learned content. The result of this dissertation was, thus, to propose that teachers (and textbooks¿ authors) should base their analyses more on syntactic criteria when they intend to classify the words in parts of speech. The more one paids attention to these criteria the more students become aware of the implicit knowledge (CHOMSKY, 1994) they have on the structure and use of their own languageMestradoLingüísticaMestra em Linguística[s.n.]Tescari Neto, Aquiles, 1983-Gravina, Aline PeixotoPilati, Eloísa Nascimento SilvaUniversidade Estadual de Campinas. Instituto de Estudos da LinguagemPrograma de Pós-Graduação em LinguísticaUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASPerigrino, Mariana, 199620202020-06-18T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdf1 recurso online (94 p.) : il., digital, arquivo PDF.https://hdl.handle.net/20.500.12733/1639447PERIGRINO, Mariana. Os advérbios no ensino de língua portuguesa: livros didáticos, metodologia gerativa e teoria da gramática. 2020. 1 recurso online (94 p.) Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Estudos da Linguagem, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1639447. Acesso em: 26 abr. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/1141237Requisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDFporreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-08-05T10:35:47Zoai::1141237Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/tese/oai.aspsbubd@unicamp.bropendoar:2020-08-05T10:35:47Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false |
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