Estudo fonetico em crianças fissuradas de 0 a 3 anos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Chiquetti, Sandra R. O
Data de Publicação: 1986
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
Texto Completo: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1577731
Resumo: Orientador : Luiz Carlos Cagliari
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spelling Estudo fonetico em crianças fissuradas de 0 a 3 anosFonéticaCrianças - LinguagemAtos de fala (Linguistica)Orientador : Luiz Carlos CagliariTese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Estudos da LinguagemResumo: O objetivo deste estudo é observar e analisar o desempenho lingüístico de crianças fissuradas de 0 a 3 anos, submetidas a uma Nova Proposta de Tratamento, e comparar com o desempenho lingüístico de crianças da mesma faixa etária submetidas a tratamento convencional de reabilitação da fala. A aplicação da Proposta e a levantamento dos resultados lingüísticos, ilustram a validade e o êxito ela Nova Proposta que ora se expõe. A abordagem terapêutica as condutas adotadas no berçário e no ambulatório, assim como os aspectos de fala ela criança fissurada de 0 a 3 anos, através das emissões consonantais e vocálicas, os quadros fonéticos, as construções silábicas, as folhas lexicais de cada elemento, além do quadro comparativo de emissões e estruturas silábicas de um dos elementos ela amostra com urna criança normal da mesma idade, são apresentadas, analisadas e discutidas. Esta Nova Proposta não se limita apenas a esta dissertação, ela continua sendo aplicada com êxito, o que reforça a experiência, agora tida como prática constante. A continuidade do trabalho descarta a possibilidade de os resultados da pesquisa apresentada neste trabalho serem simples acaso de uma pequena amostragem aqui analisada. Além disso, os resultados pós-cirúrgicos também já se encontram compilados e analisados e serão apresentados em trabalho posterior. Espera-se que os dados e as questões aqui levantadas sirvam como um ponto de apoio para nortear outras pesquisas de interesse diversas áreas envolvidas no tratamento dessa patologia, assim como, para mostrar que a própria lingüística precisa se dar conta da importância de sua atuação e participação em uma equipe multidisciplinar para o tratamento da criança fissuradaDoutoradoDoutor em Linguística[s.n.]Cagliari, Luiz Carlos, 1945-Universidade Estadual de Campinas. Instituto de Estudos da LinguagemPrograma de Pós-Graduação em LinguísticaUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASChiquetti, Sandra R. O19861986-12-18T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdf117f.(Broch.)https://hdl.handle.net/20.500.12733/1577731CHIQUETTI, Sandra R. O. Estudo fonetico em crianças fissuradas de 0 a 3 anos. 1986. 117f Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Estudos da Linguagem, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1577731. Acesso em: 14 mai. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/48013porreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2014-04-17T23:32:55Zoai::48013Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/tese/oai.aspsbubd@unicamp.bropendoar:2014-04-17T23:32:55Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false
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