Educação e reforma agrária : o caso dos assentados (as) agroextrativistas do sul do estado do Amapá

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Leite, Márcia de Paula, 1948-
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
Texto Completo: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1634483
Resumo: Orientador: Márcia de Paula Leite
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spelling Educação e reforma agrária : o caso dos assentados (as) agroextrativistas do sul do estado do AmapáEducación y reforma agraria : el caso de los asentados agroextractivistas del sur del estado del amapáPRONERAEducaçãoReforma agráriaAgroextrativismoPRONERAEducationAgroextrativismLand reformOrientador: Márcia de Paula LeiteDissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de EducaçãoResumo: Este trabalho analisa o Programa Nacional de Educação na Reforma Agrária ¿ PRONERA em contexto amazônico, tendo a região Sul do Amapá como lócus da pesquisa. A proposta foi analisar o curso Técnico em Meio Ambiente para os assentados (as) da reforma agrária. Buscamos, assim, perceber o significado de um curso técnico de nível médio para estes assentados, suas possibilidades de interlocução e perspectivas sociais construídas em torno desta formação. O curso é oriundo da parceria entre o Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária - INCRA e o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amapá - IFAP. Assim nos propusemos analisar o processo de implantação e funcionamento do curso, materializado entre os anos de 2015 a 2017. Do ponto de vista metodológico, procuramos perceber, por meio de entrevistas semiestruturadas e estudo de caso, a participação das comunidades assentadas agroextrativistas no processo de implantação do referido curso. Esta pesquisa analisou também a aplicação prática da Pedagogia da Alternância em um curso técnico para assentados agroextrativistas, buscando perceber a singularidade desta prática em contexto amazônico, principalmente por se tratar do primeiro curso técnico ofertado com esta metodologia pelo IFAP e pelo PRONERA no Amapá. E por fim, identificar os desafios e dificuldades encontrados pelos alunos para o acesso e continuidade ao curso em questão, bem como o significado deste curso para os mesmos. Concluímos que houve dificuldade de participação das comunidades assentadas na indicação das demandas. A proposta do curso foi elaborada pelo INCRA e IFAP, tendo o aval das lideranças das associações. O deslocamento até Laranjal do Jarí para realizar as atividades do tempo escola, a falta de transporte escolar que os levasse da cidade de Laranjal do Jarí até o campus do IFAP e a alta carga horária de aula foi o maior desafio a ser superado. O curso teve aceitação por todos e inclusive sugerido novas ofertas. Dos 40 alunos matriculados, 33 concluíram o curso. No que se refere à Pedagogia da Alternância, o IFAP adotou uma metodologia específica, as atividades do tempo escola ficaram concentradas no período de férias escolares (janeiro e julho), com atividades presenciais no campus Laranjal do Jarí. Já o tempo comunidade aconteceu entre os meses de fevereiro a junho e agosto a dezembro, com atividades específicas e tinha como principal objetivo a realização de um projeto prático, em grupo, de impacto nos assentamentos. A alta carga horária e a complexidade de algumas disciplinas do tempo escola foram sinalizadas como ponto negativo. Houve aceitação das atividades do tempo comunidade, principalmente pela possibilidade de executar um projeto prático no assentamento. Conhecer novas técnicas de uso e conservação da Floresta, a (re) aproximação destes com o agroextrativismo e a preocupação com o meio ambiente, a integração entre os assentamentos, a possibilidade em prosseguir com os estudos na área do Meio Ambiente, levar melhoria aos assentamentos agroextrativista bem como ao uso sustentável da Floresta Amazônica são sinalizados como principais contribuições do PRONERA para os assentados agroextrativistas da reforma agrária do Sul do Estado do AmapáAbstract: This work analyzes the National Program of Education in Agrarian Reform - PRONERA in the Amazonian context, with the State of Amapá and the South region as the locus of the research. The proposal was to analyze one of the action chapters of PRONERA, through the Technical Course on Environment for the settlers of agrarian reform. We thus sought to understand the significance of a middle level technical course for these settlers, their possibilities for dialogue and social perspectives built around this formation. These are men and women who live, for the most part, the agro-extractive activity in the South of the State of Amapá. The course comes from the partnership between the National Institute of Colonization and Agrarian Reform - INCRA and the Federal Institute of Education, Science and Technology of Amapá - IFAP at the Laranjal do Jarí campus. Thus, we set out to analyze the process of implementation and functioning of the course, materialized between 2015 and 2017. From the methodological point of view, we try to understand, through semi-structured interviews and case study, the participation of settled agroextractivist communities in the process of implementation of said course, considering that, according to PRONERA's legal grounds, the indication of the demands is the result of the propositions established by the settled communities. This research also analyzed the practical application of the Alternation Pedagogy in a technical course for agroextractivist settlers, seeking to perceive the singularity of this practice in Amazonian context, mainly because it is the first technical course offered with this methodology by IFAP and PRONERA in Amapá. And finally, identify the challenges and difficulties encountered by the students for access and continuity to the course in question, as well as the meaning of this course for them. We conclude that there was difficulty of participation of the settled communities in the indication of the demands. The course proposal was due directly to the joint interest of INCRA / PRONERA-AP and IFAP, with only the support of the leaders of the associations of the settlements. The displacement to Laranjal do Jarí to carry out the activities of the school time, the lack of school transportation that took them from the city of Laranjal do Jarí to the IFAP campus and the high classroom load was the biggest challenge to be overcome. The course was accepted by all and even suggested new offers. Of the 40 students enrolled, 33 completed the course. With regard to the Alternation Pedagogy, IFAP adopted a specific methodology, the activities of the school time were concentrated in the period of school holidays (January and July), with activities in person at the Laranjal do Jarí campus. Already the community time happened between the months of February to June and August to December, with specific activities and had as main objective the realization of a practical project, in group, of impact in the settlements. The high hours and complexity of some school time disciplines were flagged as a negative point. There was acceptance of the activities of the community time, mainly by the possibility of executing a practical project in the settlement. Knowledge of new techniques for the use and conservation of the Forest, (re) approximation of these with agroextractivism and concern for the environment, integration among settlements, the possibility to continue with studies in the area of the Environment, bring improvement to settlements agroextractivist as well as the sustainable use of the Amazon Forest are signaled as PRONERA's main contributions to the agroextractivist settlers of the agrarian reform of the southern state of AmapáMestradoEducaçãoMestre em Educação[s.n.]Leite, Márcia de Paula, 1948-Pereira, LucianoNunes, Francivaldo AlvesUniversidade Estadual de Campinas. Faculdade de EducaçãoPrograma de Pós-Graduação em EducaçãoUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASLeite, Márcia de Paula, 1948-20182018-08-09T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdf1 recurso online (163 p.) : il., digital, arquivo PDF.https://hdl.handle.net/20.500.12733/1634483LEITE, Márcia de Paula. Educação e reforma agrária: o caso dos assentados (as) agroextrativistas do sul do estado do Amapá. 2018. 1 recurso online (163 p.) Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1634483. Acesso em: 15 mai. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/1059166Requisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDFporreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2018-10-15T15:07:30Zoai::1059166Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/tese/oai.aspsbubd@unicamp.bropendoar:2018-10-15T15:07:30Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false
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