Usuários de implante coclear inseridos no ensino fundamental regular : percepção de pais e profissionais

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Souza, Fabiana Cristina de, 1986-
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
Texto Completo: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1621280
Resumo: Orientador: Zilda Maria Gesueli Oliveira da Paz
id UNICAMP-30_28ed22cea73499e21db97f28cd4f2349
oai_identifier_str oai::914524
network_acronym_str UNICAMP-30
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository_id_str
spelling Usuários de implante coclear inseridos no ensino fundamental regular : percepção de pais e profissionaisCochlear implant users inserted in elementary education regular : perception of parents and professionalsSurdezImplantes coclearesLetramentoDeafnessCochlear implantationLiteracyOrientador: Zilda Maria Gesueli Oliveira da PazDissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Ciências MédicasResumo: O implante coclear é uma prótese auditiva colocada dentro da cóclea, por meio de cirurgia. O sistema do implante transforma a energia sonora em impulsos elétricos, dando ao indivíduo uma sensação auditiva. Dada a crescente demanda de crianças surdas encaminhadas para a cirurgia de implante coclear, vale saber como ocorre o desenvolvimento destas crianças no ensino regular. Como o dispositivo tem contribuído para o desempenho escolar destas crianças? Nesta discussão, cabe afirmar que a linguagem tem um papel fundamental no desenvolvimento infantil e, por isso, é concebida como enunciativa, mediadora das interações e da significação do mundo; consequentemente, a escrita também tem caráter dialógico e ultrapassa a aprendizagem da decodificação grafemas/fonemas, pois está relacionada às múltiplas formas de letramento nas sociedades contemporâneas e à produção de gêneros discursivos nestas sociedades. Portanto, pretendeu-se investigar qual a percepção dos pais e de profissionais da saúde e da educação sobre o desempenho escolar das crianças usuárias do implante coclear. Participaram do estudo quatro mães, três professores da rede de ensino e uma fonoaudióloga responsável pelo atendimento de quatro crianças usuárias do implante. As crianças tinham entre seis e dez anos, estavam matriculadas no ensino regular e frequentavam atendimento fonoaudiólogico em uma instituição educacional para surdos. Foram realizadas entrevistas semi-estruturadas com os participantes com o intuito de conhecer a opinião destes sobre a língua de sinais e sobre o desempenho escolar das crianças. Trata-se de uma pesquisa de cunho qualitativo utilizando-se a Análise de Conteúdo na interpretação dos dados coletados. A pesquisa mostrou que pais e profissionais, afetados pela área da saúde, concebem a criança usuária do implante coclear com base na visão clínica, considerando-a como sujeitos ouvintes, na tentativa de apagamento da surdez. Assim, dificuldades escolares que poderiam ser minimizadas por um olhar de sujeito constituído na diferença são consideradas inerentes à surdez. Dessa forma, concluímos que a mudança de olhar sobre a surdez e a língua de sinais se faz importante para a superação de preconceitos em relação a esta língua e à comunidade surda e para possibilitar um melhor desempenho escolar de crianças surdas usuárias do implante coclearAbstract: The cochlear implant is an auditive prothesis placed inside the cochlea, by means of surgery. The implant's system turns the sound energy into electric impulses, allowing the individual to have auditive sensation. Given the growing demand of deaf children which are lead to cochlear implant surgery, it is worthy to know how the development of these children at regular schooling occurs. How has the prosthesis contributed to the learning performance of these children? In this discussion, it is possible to affirm that language has a fundamental role at a child's development, and therefore it is conceived as enunciative, mediator of interactions and significations of the world; consequently, writing also has a dialogical character and surmounts the learning of deciphering graphemes and phonemes, since it is related to the multiple forms of literacy and to the production of speech genres in the contemporary societies. Thus, the aim is to investigate the perception of parents and health and education professionals on the schooling performance of children who use the cochlear implant. Four mothers, three teachers from public schools and a speech therapist, which was responsible for taking care of the children with the implants, took part in the present study. The children's ages ranged from 6 to 10, they were enrolled at regular schools and attended a doctor at an educational institution for deaf people. Semi-structured interviews with the participants were taken in order to obtain their opinions on sign language and the children's performance. It is a qualitative research that uses Content Analysis for the interpretation of collected data. The research has shown that parents and professionals, influenced by health ground, conceive the child user of the prothesis based on a clinic view, considering him/her as listener subjects, at an attempt of deafness extinguishing. Thus, school difficulties that could be minimized by a glance of a subject constituted by difference are considered inherent to deafness. This way we conclude that the change of view on deafness and sign language becomes important for the overcoming of prejudice related to this language and to the deaf community, as well as it allows users of the prothesis a better development at schoolMestradoInterdisciplinaridade e ReabilitaçãoMestra em Saúde, Interdisciplinaridade e Reabilitação[s.n.]Paz, Zilda Maria Gesueli Oliveira da, 1959-Nascimento, Lilian Cristine RibeiroSilva, Ivani RodriguesUniversidade Estadual de Campinas. Faculdade de Ciências MédicasPrograma de Pós-Graduação em Saúde, Interdisciplinaridade e ReabilitaçãoUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASSouza, Fabiana Cristina de, 1986-20132013-02-08T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdf55 f. : il.https://hdl.handle.net/20.500.12733/1621280SOUZA, Fabiana Cristina de. Usuários de implante coclear inseridos no ensino fundamental regular: percepção de pais e profissionais. 2013. 55 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Ciências Médicas, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1621280. Acesso em: 15 mai. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/914524porreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-02-18T07:07:49Zoai::914524Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/tese/oai.aspsbubd@unicamp.bropendoar:2017-02-18T07:07:49Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false
dc.title.none.fl_str_mv Usuários de implante coclear inseridos no ensino fundamental regular : percepção de pais e profissionais
Cochlear implant users inserted in elementary education regular : perception of parents and professionals
title Usuários de implante coclear inseridos no ensino fundamental regular : percepção de pais e profissionais
spellingShingle Usuários de implante coclear inseridos no ensino fundamental regular : percepção de pais e profissionais
Souza, Fabiana Cristina de, 1986-
Surdez
Implantes cocleares
Letramento
Deafness
Cochlear implantation
Literacy
title_short Usuários de implante coclear inseridos no ensino fundamental regular : percepção de pais e profissionais
title_full Usuários de implante coclear inseridos no ensino fundamental regular : percepção de pais e profissionais
title_fullStr Usuários de implante coclear inseridos no ensino fundamental regular : percepção de pais e profissionais
title_full_unstemmed Usuários de implante coclear inseridos no ensino fundamental regular : percepção de pais e profissionais
title_sort Usuários de implante coclear inseridos no ensino fundamental regular : percepção de pais e profissionais
author Souza, Fabiana Cristina de, 1986-
author_facet Souza, Fabiana Cristina de, 1986-
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Paz, Zilda Maria Gesueli Oliveira da, 1959-
Nascimento, Lilian Cristine Ribeiro
Silva, Ivani Rodrigues
Universidade Estadual de Campinas. Faculdade de Ciências Médicas
Programa de Pós-Graduação em Saúde, Interdisciplinaridade e Reabilitação
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS
dc.contributor.author.fl_str_mv Souza, Fabiana Cristina de, 1986-
dc.subject.por.fl_str_mv Surdez
Implantes cocleares
Letramento
Deafness
Cochlear implantation
Literacy
topic Surdez
Implantes cocleares
Letramento
Deafness
Cochlear implantation
Literacy
description Orientador: Zilda Maria Gesueli Oliveira da Paz
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013
2013-02-08T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/20.500.12733/1621280
SOUZA, Fabiana Cristina de. Usuários de implante coclear inseridos no ensino fundamental regular: percepção de pais e profissionais. 2013. 55 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Ciências Médicas, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1621280. Acesso em: 15 mai. 2024.
url https://hdl.handle.net/20.500.12733/1621280
identifier_str_mv SOUZA, Fabiana Cristina de. Usuários de implante coclear inseridos no ensino fundamental regular: percepção de pais e profissionais. 2013. 55 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Ciências Médicas, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1621280. Acesso em: 15 mai. 2024.
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/914524
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
55 f. : il.
dc.publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron:UNICAMP
instname_str Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron_str UNICAMP
institution UNICAMP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.mail.fl_str_mv sbubd@unicamp.br
_version_ 1799138514868109312