Trajetórias interrompidas : bloco no poder, ascensão das empreiteiras e o novo mercado de aeroportos no Brasil

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Almeida, Andrei de Mesquita, 1980-
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
Texto Completo: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1641488
Resumo: Orientador: Claudio Schuller Maciel
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Assume-se a hipótese de que houve um ciclo econômico de 2004 a 2014 que teria regrado a dinâmica dos setores do transporte aéreo e da construção civil na economia brasileira, com uma fase ascensional expansiva (2004-2008), e uma fase posterior à crise global de 2008 na qual se identifica uma política anticíclica de sustentação da atividade econômica (2009-2014), com um deliberado incentivo ao setor de construção. Argumenta-se que essa política decidida no segundo governo Lula (2007-2010) e primeiro governo Dilma (2011-2014) teria encontrado na política de concessão de aeroportos antes sob administração da estatal Infraero um espaço para a expansão da acumulação de capital de empreiteiras que se associaram ao bloco no poder naquele ciclo encerrado em 2014. O objeto de pesquisa foi definido nas 2a e 3a rodadas de leilões de concessão de aeroportos da ANAC ocorridas em 2012 e 2013, e enfocou a análise documental das peças de planejamento elaboradas pelo aparelho de Estado e contratadas com consultorias especializadas para a elaboração do "modelo brasileiro" de infraestrutura aeroportuária. O material de pesquisa foi complementado por entrevistas a profissionais chave no processo de elaboração do "modelo", e por análise comparada com o "modelo espanhol" implantado na mesma época, e cujas características frontalmente distintas do "modelo brasileiro" indicaram a sobrevalência de questões de trajetória histórica na definição da participação privada em aeroportos, mais do que a existência de um modelo padrão de "catching up". São reconstituídos os argumentos e ponderações que guiaram a formação de consensos e as tomadas de decisão que configuraram o "modelo brasileiro", apontando o papel central da tradição corporativista do Estado brasileiro nessa etapa recente da "transição negociada" do setor aéreo desde a fundação da Nova RepúblicaAbstract: The interest of this master's research is to contribute to the understanding of public policy on investment in infrastructure as part of the explanatory effort of the civil construction economic cycle that ended in 2014. It is assumed that there was an economic cycle from 2004 to 2014 that would have regulated the dynamics of the sectors of air transport and civil construction in the Brazilian economy, with an expansive upward phase (2004-2008), and a phase after the global crisis of 2008 in which we find an anti-cyclical policy for sustaining economic activity (2009-2014), with a deliberate incentive to the construction sector. It is argued that this policy decided in the second Lula government (2007-2010) and the first Dilma government (2011-2014) would have found in the airport concession policy previously under the administration of the state company Infraero room for the expansion of capital accumulation by contractors that joined the power bloc in that cycle that ended in 2014. The research object was defined in the 2nd and 3rd rounds of ANAC airport concession auctions held in 2012 and 2013, and focused on the documentary analysis of the planning pieces prepared by the state apparatus and contracted with specialized consultants for the elaboration of the "Brazilian model" of airport infrastructure. The research material was complemented by interviews with key professionals in the process of elaborating the "model", and by a compared analysis with the "Spanish model" implemented at the same time, and which's characteristics distinctly different from the "Brazilian model" indicated the prevalence of issues due to historical trajectory in the definition of private participation in airports, more than the existence of a standard model of "catching up". The research reconstitutes the arguments and considerations that guided the formation of consensus and the decision making that configured the "Brazilian model", pointing out the central role of the corporatist tradition of the Brazilian State in this recent stage of the "negotiated transition" of the aviation sector since the founding of the New RepublicMestradoDesenvolvimento Regional e UrbanoMestre em Desenvolvimento Econômico[s.n.]Maciel, Claudio Schuller, 1951-Ferreira, Marcos José BarbieriLeal Medeiros, Jorge EduardoUniversidade Estadual de Campinas. Instituto de EconomiaPrograma de Pós-Graduação em Desenvolvimento EconômicoUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASAlmeida, Andrei de Mesquita, 1980-20202020-12-11T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdf1 recurso online (206 p.) : il., digital, arquivo PDF.https://hdl.handle.net/20.500.12733/1641488ALMEIDA, Andrei de Mesquita. Trajetórias interrompidas: bloco no poder, ascensão das empreiteiras e o novo mercado de aeroportos no Brasil. 2020. 1 recurso online (206 p.) Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Economia, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1641488. Acesso em: 15 mai. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/1164883Requisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDFporreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2021-06-07T12:16:09Zoai::1164883Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/tese/oai.aspsbubd@unicamp.bropendoar:2021-06-07T12:16:09Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false
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