Impacto da literacia em saúde nos comportamentos de saúde e doenças crônicas em usuários do Sistema Único de Saúde em um município brasileiro

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Tenani, Carla Fabiana, 1975-
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
Texto Completo: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1641215
Resumo: Orientador: Marília Jesus Batista de Brito Mota
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spelling Impacto da literacia em saúde nos comportamentos de saúde e doenças crônicas em usuários do Sistema Único de Saúde em um município brasileiroImpact of literacy on health on health behaviors and chronic diseases in users of the Unique Health Sistem in a brazilian municipalityLetramento em saúdeDoenças crônicasSaúde bucalEpidemiologiaHealth literacyChronic diseasesOral healthEpidemiologyOrientador: Marília Jesus Batista de Brito MotaTese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Odontologia de PiracicabaResumo: Introdução: A literacia em saúde (LS) é a habilidade de obter e compreender informações necessárias para tomar decisões de saúde. Sua importância tem despertado interesse no campo da saúde, pois interfere nos comportamentos e decisões em saúde. Objetivo: Analisar a associação da LS nos comportamentos de saúde em indivíduos com doenças crônicas no Sistema Único de Saúde no município de Piracicaba/SP. Metodologia: Estudo transversal com amostra representativa de adultos (? de 20 anos) com diabetes e/ou hipertensão arterial sistêmica, e condições crônicas bucais, provenientes de 10 Unidades de Saúde da Família selecionadas aleatoriamente. Aplicou-se um questionário com dados socioeconômicos e demográficos (idade, sexo, cor da pele, escolaridade e renda), acesso aos serviços (tipo de serviço, tempo de consulta médica e odontológica), comportamentos em saúde (escovação, uso de fio dental, frequência/uso de serviço médico e odontológico), dor (gengival e dental), e a LS por meio de instrumento. Os indicadores de saúde: controle de pressão arterial (índices sistólico e diastólico), hemoglobina glicada e glicemia, foram obtidos des prontuários. Exames clínicos bucais verificaram: dentes cariados, perdidos e obturados (CPOD), doença periodontal (CPI), biofilme dental visível. A variável de interesse foi a LS total dividida em alta, média e baixa ou por dimensão (Funcional, Comunicativa e Crítica) dicotomizada (alta e baixa). Foram realizados análise estatística descritiva, teste do Qui-Quadrado, e regressão logística sob modelo conceitual para a LS (p<0,05). Resultados: Participaram do estudo, 238 usuários com média de idade de 62,7 (±10,55). A maioria foi composta por mulheres 69,3% (n=165), e por indivíduos com menor escolaridade 78,5% (n=187). A baixa literacia em saúde foi encontrada em 68% da população. Na análise por dimensão, 47,5% apresentaram alto nível de literacia funcional, 50% comunicativa e 46,2% LS crítica. Houve associação entre perda dentária e uso de fio dental com as três dimensões. A literacia funcional (p<0,001) e comunicativa (p=0,018) foram associadas à maior escolaridade. A literacia comunicativa e crítica apresentaram associação com frequência/uso de serviço regular odontológico e irregular médico. A literacia crítica foi associada ao alto índice de hipertensão arterial sistêmica (p=0,006) e presença de bolsa periodontal >4mm (p<0,001). Em relação às perdas dentárias a LS foi asssociada, porém, quando ajustada por condições sociodemográficas e clínicas, perdeu significância. No modelo final a perda dentária foi associada à maior idade (OR=1,12; 95%CI:1,07-1,17), menor renda (OR=2,18; 95%CI:1,31-3,64), à menor escolaridade (OR=3,43; 95%CI:1,17-10,10), à escovação irregular (OR=2,91; 95%CI:1,78-4,67), ao não uso de fio dental (OR=4,58; 95%CI:1,75-7,31), uso irregular de serviço odontológico (OR=2,60; 95%CI:1,32-5,12), presença de bolsa periodontal >4mm (OR=0,31; 95%CI:0,01-0,08), biofilme dental visível (OR=7,23; 95%CI:3,19-16,41) e maior índice de glicemia (OR=1,98; 95%CI:1,00-3,92). Conclusão: Em relação às dimensões da LS, a literacia funcional esteve associada aos fatores sociodemográficos, a comunicativa e crítica foram associadas predominantemente aos comportamentos e desfechos clínicos avaliados. Assim, envidencia-se a necessidade de avaliar a LS e suas dimensões, considerando seu papel multidimensional. A perda dentária foi associada à LS, com comportamentos e determinantes em saúde, apresentando um importante papel no processo saúde-doença, bem como a integralidade em saúde, na população estudadaAbstract: Introduction: Health literacy (HL) is the ability to obtain and understand information necessary to make health decisions. Its importance has aroused interest in the health field, as it interferes with health behaviors and decisions. Objective: To analyze the association of HL in health behaviors in individuals with chronic diseases in the Unified Health System in the city of Piracicaba / SP. Methodology: Cross-sectional study with a representative sample of adults (?20 years old) with diabetes and/or systemic arterial hypertension, and chronic oral conditions, from 10 randomly selected Family Health Units. A questionnaire was applied with socioeconomic and demographic data (age, sex, skin color, scholing and income), access to services (type of service, time of medical and dental consultation), health behaviors (brushing, flossing, frequency / use of medical and dental services), pain (gingival and dental), and HL through a questionnaire validated in Brazil, the Health Literacy Sacale-14 (HLS-14). Health indicators for blood pressure control (systolic and diastolic indexes), glycated hemoglobin and glycemia were obtained from medical records. Oral clinical examinations verified: decayed, missing and filled teeth (DMFT), periodontal disease (CPI), visible dental biofilm. The variable of interest was the total HL divided into high, medium and low or by dimension (Functional, Communicative and Critical) dichotomized (high and low). Descriptive statistical analysis, Chi-square test, and logistic regression were performed under a conceptual model for HL (p <0.05). Results: 238 adults and the elderly participated in the study, with a mean age of 62,7 (±10,55). The majority were composed of women, 69,3% (n=165), and requirements with less education 78,5% (n=187). Low health literacy was found in 68% of the population. In the analysis by dimension, 47.5% had a high level of functional literacy, 50% communicative and 46.2% critical LS. There was an association between tooth loss and flossing with the three dimensions. Functional (p<0,001) and communicative (p=0,018) literacy were associated with higher education. Communicative and critical literacy was associated with regular dental / medical use and irregular medical use. Critical literacy was associated with a high rate of systemic arterial hypertension (p=0,006) and presence of periodontal pocket (>4mm) (p<0,001). Regarding tooth loss, LS was associated, however, when adjusted for sociodemographic and clinical conditions, it lost significance. In the final model, tooth loss was associated with older age (OR=1,12; 95% CI: 1,07-1,17), lower income (OR=2,18; 95% CI: 1,31-3,64), less education (OR=3,43; 95%CI: 1,17-10,10), irregular brushing (OR=2,91; 95%CI: 1,78-4,67), no flossing (OR=4,58; 95% CI:1,75-7,31), irregular use of dental service (OR=2,60;95%CI:1,32-5,12), presence of periodontal pocket (>4mm) (OR=0,31;95%CI:0,01-0,08), visible dental biofilm (OR=7,23;95%CI:3,19-16,41) and higher blood glucose index (OR=1,98;95%CI:1,00-3,92). Conclusion: In relation to the dimensions of LS, functional literacy was associated with sociodemographic factors, communicative and critical were predominantly associated with the behaviors and clinical outcomes evaluated. Thus, there is a need to assess HL and its dimensions, considering its multidimensional role. Tooth loss was associated with HL, with health behaviors and determinants, playing an important role in the health-disease process, as well as comprehensive health, in the population studiedDoutoradoSaúde ColetivaDoutora em OdontologiaCAPES88882329879/2019-0[s.n.]Batista, Marília Jesus, 1974-De Checchi, Maria Helena RibeiroFlório, Flávia MartãoBulgareli, Jaqueline VilelaCavalcante, Denise de Fátima BarrosUniversidade Estadual de Campinas. Faculdade de Odontologia de PiracicabaPrograma de Pós-Graduação em Saúde ColetivaUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASTenani, Carla Fabiana, 1975-20212021-03-05T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdf1 recurso online (83 p.) : il., digital, arquivo PDF.https://hdl.handle.net/20.500.12733/1641215TENANI, Carla Fabiana. Impacto da literacia em saúde nos comportamentos de saúde e doenças crônicas em usuários do Sistema Único de Saúde em um município brasileiro. 2021. 1 recurso online (83 p.) Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Odontologia de Piracicaba, Piracicaba, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1641215. Acesso em: 15 mai. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/1164219Requisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDFporreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2021-05-03T17:58:45Zoai::1164219Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/tese/oai.aspsbubd@unicamp.bropendoar:2021-05-03T17:58:45Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false
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