"O forró está mudado" : a performance da guitarra na produção fonográfica das décadas de 1970 e 1980

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Souza, Rodrigo Ferreira de, 1985-
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
Texto Completo: https://hdl.handle.net/20.500.12733/14495
Resumo: Orientador: Hermilson Garcia do Nascimento
id UNICAMP-30_46a8013cf6303887fb9afc8bcb6683cf
oai_identifier_str oai::1371816
network_acronym_str UNICAMP-30
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository_id_str
spelling "O forró está mudado" : a performance da guitarra na produção fonográfica das décadas de 1970 e 1980"Forró is changed" : electric guitar performance in phonographic production in the 1970s and 1980sGuitarraForróRitmoMúsica brasileiraMúsica - Análise, apreciaçãoElectric GuitarForróRhythmBrazilian musicMusic - Analysis, appreciationOrientador: Hermilson Garcia do NascimentoDissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de ArtesResumo: Este trabalho estudou e analisou o uso e desenvolvimento da guitarra elétrica no segmento fonográfico do forró, em discos lançados nas décadas de 1970 e 1980. Para tanto, foi feito um levantamento geral sobre o gênero, sua história, ritmos, discografia e os principais guitarristas que desenvolveram as técnicas e linguagem no instrumento. O forró, difundido por Luiz Gonzaga e tantos outros, tem como instrumentos principais o acordeon, zabumba e triângulo, porém nas gravações foram encontradas com muita constância uma variedade de outros instrumentos. Foi levantada uma hipótese de que a primeira gravação com guitarra no forró seria em um disco de Gonzaga, mas não é o que se foi verificado. O primeiro registro encontrado com guitarra nessa pesquisa foi no disco No Mundo do Baião (ALVES E SIVUCA, 1951), porém somente a partir da década de 1970 é que a guitarra se tornou frequente nas produções, tornando-se um instrumento muito presente no gênero. A pesquisa investiga a interpretação e performance na guitarra através de gravações em discos, buscando transcrever e analisar as principais características rítmicas, harmônicas, melódicas, timbres, efeitos, conexões contemporâneas, funções e principais técnicas, baseado na teoria de análise em música popular de Tagg. O forró sofreu uma série de adaptações e foi se moldando ao longo das décadas por diversos interesses artísticos, sociais e comerciais, sendo 1970 a década que houve as mudanças mais significativas. As conclusões finais são de que a guitarra elétrica foi um dos principais agentes de conexões contemporâneas, modernização e inclusão de novas sonoridades no forró fonográfico, e através da sua presença marcante desenvolveu um conjunto de técnicas e linguagens riquíssimasAbstract: This project studied and analyzed the electric guitar development inside phonographic forró between 1970s and 1980s. For this, was made a general search about the gender, your history, rhythms, discography and the main guitarists that developed techniques and language on the instrument. The forró popularized by Luiz Gonzaga and many others has as principal instruments accordion, zabumba and triangle, but in the recordings was found very consistently a variety of other instruments. Was raised the hipotesis that the first record found with electric guitar in forró was in a Gonzaga album, but it isn’t what was checked. The first record found was in the album No Mundo do Baião (ALVES E SIVUCA, 1951), but only from 1970s the electric guitar became frequent in the productions, becoming very constant in the gender. The search inquires the interpretation and performance in the electric guitar through disc records, seeking to transcribe and analyze the principal rhythmic, harmonic, melodic characteristics, sounds, effects, contemporary connections, functions and principal technics, based in the Analysis theory in popular music of Tagg. Forró had many fits and was shaping up over the decades for several artistic, social and commercial interests, been 1970s when had the most significant changes. The final conclusions are that the electric guitar was one of the principal agents of contemporary connections, modernization and inclusion of new sonorities in the phonographic forró and through your strong presence, developed a set of techniques and languages very richMestradoMúsica, Teoria, Criação e PráticaMestre em Música[s.n.]Nascimento, Hermilson Garcia do, 1969-Carvalho, José Alexandre Leme LopesVisconti, Eduardo de LimaUniversidade Estadual de Campinas. Instituto de ArtesPrograma de Pós-Graduação em MúsicaUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASSouza, Rodrigo Ferreira de, 1985-20232023-06-28T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdf1 recurso online (201 p.) : il., digital, arquivo PDF.https://hdl.handle.net/20.500.12733/14495SOUZA, Rodrigo Ferreira de. "O forró está mudado": a performance da guitarra na produção fonográfica das décadas de 1970 e 1980. 2023. 1 recurso online (201 p.) Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Artes, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/14495. Acesso em: 15 mai. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/1371816Requisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDFporreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-12-18T10:36:48Zoai::1371816Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/tese/oai.aspsbubd@unicamp.bropendoar:2023-12-18T10:36:48Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false
dc.title.none.fl_str_mv "O forró está mudado" : a performance da guitarra na produção fonográfica das décadas de 1970 e 1980
"Forró is changed" : electric guitar performance in phonographic production in the 1970s and 1980s
title "O forró está mudado" : a performance da guitarra na produção fonográfica das décadas de 1970 e 1980
spellingShingle "O forró está mudado" : a performance da guitarra na produção fonográfica das décadas de 1970 e 1980
Souza, Rodrigo Ferreira de, 1985-
Guitarra
Forró
Ritmo
Música brasileira
Música - Análise, apreciação
Electric Guitar
Forró
Rhythm
Brazilian music
Music - Analysis, appreciation
title_short "O forró está mudado" : a performance da guitarra na produção fonográfica das décadas de 1970 e 1980
title_full "O forró está mudado" : a performance da guitarra na produção fonográfica das décadas de 1970 e 1980
title_fullStr "O forró está mudado" : a performance da guitarra na produção fonográfica das décadas de 1970 e 1980
title_full_unstemmed "O forró está mudado" : a performance da guitarra na produção fonográfica das décadas de 1970 e 1980
title_sort "O forró está mudado" : a performance da guitarra na produção fonográfica das décadas de 1970 e 1980
author Souza, Rodrigo Ferreira de, 1985-
author_facet Souza, Rodrigo Ferreira de, 1985-
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Nascimento, Hermilson Garcia do, 1969-
Carvalho, José Alexandre Leme Lopes
Visconti, Eduardo de Lima
Universidade Estadual de Campinas. Instituto de Artes
Programa de Pós-Graduação em Música
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS
dc.contributor.author.fl_str_mv Souza, Rodrigo Ferreira de, 1985-
dc.subject.por.fl_str_mv Guitarra
Forró
Ritmo
Música brasileira
Música - Análise, apreciação
Electric Guitar
Forró
Rhythm
Brazilian music
Music - Analysis, appreciation
topic Guitarra
Forró
Ritmo
Música brasileira
Música - Análise, apreciação
Electric Guitar
Forró
Rhythm
Brazilian music
Music - Analysis, appreciation
description Orientador: Hermilson Garcia do Nascimento
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023
2023-06-28T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/20.500.12733/14495
SOUZA, Rodrigo Ferreira de. "O forró está mudado": a performance da guitarra na produção fonográfica das décadas de 1970 e 1980. 2023. 1 recurso online (201 p.) Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Artes, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/14495. Acesso em: 15 mai. 2024.
url https://hdl.handle.net/20.500.12733/14495
identifier_str_mv SOUZA, Rodrigo Ferreira de. "O forró está mudado": a performance da guitarra na produção fonográfica das décadas de 1970 e 1980. 2023. 1 recurso online (201 p.) Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Artes, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/14495. Acesso em: 15 mai. 2024.
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/1371816
Requisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDF
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
1 recurso online (201 p.) : il., digital, arquivo PDF.
dc.publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron:UNICAMP
instname_str Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron_str UNICAMP
institution UNICAMP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.mail.fl_str_mv sbubd@unicamp.br
_version_ 1799138582671130624