A ideologia do enfermeiro : pratica educativa em saude coletiva

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Cocco, Maria Ines Monteiro
Data de Publicação: 1991
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
Texto Completo: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1575064
Resumo: Orientador : Nilsen Joseph Demange
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spelling A ideologia do enfermeiro : pratica educativa em saude coletivaEnfermagem em saúde públicaEnfermagem - PráticasEnfermagem - Orientação profissionalOrientador : Nilsen Joseph DemangeDissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de EucaçãoResumo: O presente estudo é mais uma análise sobre a ideologia do enfermeiro na prática educativa em saúde coletiva da concepção de mundo que é transmitida à clientela, e as relações que daí advém para ambos, quanto ao Estado, à participação popular em saúde e ao aparelho formador. O referencial teórico utilizado foi o materialismo histórico e seu método, a dialética. Esta ideologia, enquanto concepção e mundo, foi analisada através de entrevistas realizadas com a clientela e com os profissionais que participam de grupos educativos em saúde, alem de acompanhamento de reuniões em grupo. Foi analisado o contexto histórico em que se processam as relações entre os profissionais e a clientela, através das praticas de educação, saúde e trabalho, desde o final do século XIX até 1991. Foram analisadas as relações dos profissionais, em sua pratica educativa com a clientela; a percepção destes profissionais sobre a influencia da graduação em sua prática educativa, a visão que tem desta prática e como ela se processa. Em relação à clientela, tentou-se apreender a realidade concreta em que vivem, através da submissão à qual estão sujeitos nas relações de saúde, ao confronto que ocorre entre a clientela e os profissionais durante a realização dos grupos educativos, e se há uma realidade diferente para o profissional e outra para a clientela. É necessário repensar a questão educativa como uma pratica realmente democrática, conscientizadora, nas relações entre a clientela e os profissionais de saúde. Os grupos educativos tem sido basicamente uma expressão das necessidades dos profissionais, em sua busca pelo reconhecimento na sociedade, na expansão do seu papel de atuação, voltado para a área assistencial, agora redimensionada e valorizada, através da prática educativa em saúdeMestradoAdministração e Supervisão EducacionalMestre em Educação[s.n.]Demange, Nilson Joseph, 1933-2020Universidade Estadual de Campinas. Faculdade de EducaçãoPrograma de Pós-Graduação em EducaçãoUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASCocco, Maria Ines Monteiro19911991-04-15T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdf160f.(Broch.)https://hdl.handle.net/20.500.12733/1575064COCCO, Maria Ines Monteiro. A ideologia do enfermeiro: pratica educativa em saude coletiva. 1991. 160f Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Eucação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1575064. Acesso em: 14 mai. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/28643porreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-02-18T01:54:48Zoai::28643Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/tese/oai.aspsbubd@unicamp.bropendoar:2017-02-18T01:54:48Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false
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