O repetivel no processo de aquisição da escrita : lugar de argumentação

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Di Renzo, Ana Maria
Data de Publicação: 2000
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
Texto Completo: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1588871
Resumo: Orientador: Maria Fausta Pereira de Castro
id UNICAMP-30_559e8e7a56057814dc239800db0c6147
oai_identifier_str oai::192840
network_acronym_str UNICAMP-30
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository_id_str
spelling O repetivel no processo de aquisição da escrita : lugar de argumentaçãoPsicolinguísticaEscritaParáfraseOrientador: Maria Fausta Pereira de CastroDissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas. Instituto de Estudos da LinguagemResumo: O presente trabalho propõe-se a refletir, no conjunto dos estudos na área de Aquisição da linguagem, sobre a aquisição da linguagem escrita. Nosso objetivo é sobretudo discutir a presença de repetições e incorporações freqüentes e conseqüentes substituições, nos textos produzidos por crianças em fase inicial de alfabetização. A meu ver, esses procedimentos adotados pela criança não somente provocam mudanças na relação sujeito-língua escrita, como também produzem no texto efeitos de argumentação. Assim, tanto as repetições como as incorporações e substituições serão tratadas como forma de entrada da criança no funcionamento da língua escrita, isto é, como constitutivas da relação sujeito-escrita. Por outro lado, é pelo efeito de interpretação e pelos processos metafóricos e metonímicos que se dão as mudanças e os movimentos de ressignificação nos textos infantis. O tratamento que darei à estas marcas (repetições, substituições, incorporações) está alicerçado nos estudos desenvolvidos por Cláudia Lemos, Pereira de Castro e de Sonia Mona, no campo da aquisição da linguagem. Por outro lado, procuro delinear neste trabalho um lugar de encontro teórico entre as hipóteses acima alinhavadas e os estudos desenvolvidos por Silvana Serrani sobre paráfrase como "ressonâncias de significação" na análise de discurso francesa. Este movimento se justifica pelo fato de a autora tratar as repetições como vibrações de sentidos de textos outros, como memória do dizer, o que me permitiu relacionar a análise das marcas textuais (repetições, substituições, incorporações, tomadas pelo prisma das hipóteses em aquisição da linguagem, com a noção de interdiscursividade da A. DAbstract: The present work is considered to ref1ect in the set of the studies in the área of language. Acquisition, on the acquisition of the written language. Our objective is over all to argue the presence of replications and frequent incorporations and consequent substitutions in the texts produced by children in the initial phase of their alphabetization. In my opinion, these procedures adopted by the child not only provoke changes in the relation subject-language compositions, as they also produce argumentation effects substitutions will be dealt with as input form of the child in the functioning of the written languages, that is, as constituent of the written-subject relation. On the other hand, it is through the effect of interpretation and through the metaphoric and metonimic processes that the changes happen, as well as, the movements of resignification in the children' s texts. The handling that I will give to the these marks (replications, substitutions and incorporations) is based in the studies developed by Claudia Lemos and Pereira de Castro, in the field of the language acquisition. On the other hand, I try to delineate in this work a theoretical relation between the hypotheses tacked above and, the studies developed by Silvana Serrani about paraphrases as "resonances of the signification on the French school of Discourse Analysis. This movement is justified by the fact the author deais the replications as vibrations of meanings in others texts, as memory of speech, which allowed me to relate the analysis of the literal marks (replications, substitutions, incorporations), taken for the prism of the hypotheses in the language acquisition with the notion of interdiscursivity of the Discourse AnalysisMestradoMestre em Linguística[s.n.]Castro, Maria Fausta Pereira de, 1944-Serrani, Silvana MabelGuimarães, EduardoUniversidade Estadual de Campinas. Instituto de Estudos da LinguagemPrograma de Pós-Graduação em LinguísticaUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASDi Renzo, Ana Maria20002000-02-14T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdf112f.(Broch.)https://hdl.handle.net/20.500.12733/1588871DI RENZO, Ana Maria. O repetivel no processo de aquisição da escrita: lugar de argumentação. 2000. 112f Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas. Instituto de Estudos da Linguagem, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1588871. Acesso em: 14 mai. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/192840porreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-02-18T03:11:19Zoai::192840Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/tese/oai.aspsbubd@unicamp.bropendoar:2017-02-18T03:11:19Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false
dc.title.none.fl_str_mv O repetivel no processo de aquisição da escrita : lugar de argumentação
title O repetivel no processo de aquisição da escrita : lugar de argumentação
spellingShingle O repetivel no processo de aquisição da escrita : lugar de argumentação
Di Renzo, Ana Maria
Psicolinguística
Escrita
Paráfrase
title_short O repetivel no processo de aquisição da escrita : lugar de argumentação
title_full O repetivel no processo de aquisição da escrita : lugar de argumentação
title_fullStr O repetivel no processo de aquisição da escrita : lugar de argumentação
title_full_unstemmed O repetivel no processo de aquisição da escrita : lugar de argumentação
title_sort O repetivel no processo de aquisição da escrita : lugar de argumentação
author Di Renzo, Ana Maria
author_facet Di Renzo, Ana Maria
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Castro, Maria Fausta Pereira de, 1944-
Serrani, Silvana Mabel
Guimarães, Eduardo
Universidade Estadual de Campinas. Instituto de Estudos da Linguagem
Programa de Pós-Graduação em Linguística
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS
dc.contributor.author.fl_str_mv Di Renzo, Ana Maria
dc.subject.por.fl_str_mv Psicolinguística
Escrita
Paráfrase
topic Psicolinguística
Escrita
Paráfrase
description Orientador: Maria Fausta Pereira de Castro
publishDate 2000
dc.date.none.fl_str_mv 2000
2000-02-14T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv (Broch.)
https://hdl.handle.net/20.500.12733/1588871
DI RENZO, Ana Maria. O repetivel no processo de aquisição da escrita: lugar de argumentação. 2000. 112f Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas. Instituto de Estudos da Linguagem, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1588871. Acesso em: 14 mai. 2024.
identifier_str_mv (Broch.)
DI RENZO, Ana Maria. O repetivel no processo de aquisição da escrita: lugar de argumentação. 2000. 112f Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas. Instituto de Estudos da Linguagem, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1588871. Acesso em: 14 mai. 2024.
url https://hdl.handle.net/20.500.12733/1588871
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/192840
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
112f.
dc.publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron:UNICAMP
instname_str Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron_str UNICAMP
institution UNICAMP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.mail.fl_str_mv sbubd@unicamp.br
_version_ 1799138348922568704