A inteligencia corporal : cinestesica como manifestação da inteligencia humana no comportamento de crianças

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Souza, Mauricio Teodoro de, 1963-
Data de Publicação: 2001
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
Texto Completo: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1591808
Resumo: Orientador : Vilma Leni Nista-Piccolo
id UNICAMP-30_5a5906fbb8913c983543ef65d7dd7904
oai_identifier_str oai::229885
network_acronym_str UNICAMP-30
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository_id_str
spelling A inteligencia corporal : cinestesica como manifestação da inteligencia humana no comportamento de criançasInteligênciaEducação física para criançasComportamento humanoComplexidade (Filosofia)Orientador : Vilma Leni Nista-PiccoloTese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação FisicaResumo: A compreensão da inteligência humana, mesmo com as diversas pesquisas realizadas por diferentes áreas do conhecimento, não possui absoluta clareza sobre a sua definição. Vários autores, desde o início do século XX, vêm pesquisando este fenômeno sem estabelecer de forma conclusiva uma posição sobre o que é inteligência. Dentre as várias abordagens existentes, a proposta de GARDNER (1994) destaca a multiplicidade da inteligência humana estabelecendo oito inteligências diferentes. Dentre as inteligências denominadas pelo autor, aquela que se refere às manifestaçôes corporais, Inteligência CorporalCinestésica, se transformou no foco principal dessa investigação. Desse modo, este estudo se desenvolve com o objetivo de investigar se o comportamento corporal de crianças, observado na resolução de situações problema vivenciadas na atividade motora escalada esportiva indoor, pode ser compreendido como manifestação da inteligência humana. A pesquisa bibliográfica e de campo realizadas caracterizam esse estudo como uma pesquisa do tipo etnográfico, uma vez que usei como modelo metodológico as propostas de ANDRÉ (1995), BOGDAN e BIKLEN (1999) e VELASCO e DIAZ de RADA (1997), as quais propõem uma etnografia adaptada à escola. Observo, por meio de filmagem, dois (02) adultos praticantes de escalada em academia e nove (09) crianças do ensino fundamental. A observação dos adultos fornece experiência e subsídios para uma compreensão adequada dos movimentos executados na tarefa. As crianças declaram sua capacidade motora realizando a escalada em dois momentos: a) escalada em uma via nova, situação-problema desconhecida; b) escalada em uma via já vivenciada, situação-problema conhecida. O procedimento para análise das observações visa descrever, traduzir, explicar e interpretar os comportamentos manifestados durante as situações-problema da escalada. A análise das observações possibilita algumas inferências como: 1) a Escalada Indoor se caracteriza como atividade privilegiada, em situaçõesproblema, nas quais há uma predominante exigência motora, gerando desequilíbrios no comportamento motor e estimulando os alunos a criarem formas de solucionar problemas e estabelecer relações com experiências já realizadas; 2) é possível observar nessas situações-problema como o aluno participa na execução das ações motoras de forma integrada, percebendo o movimento, avaliando o nível de exigência da tarefa e fazendo adaptações necessárias para controlar o movimento; 3) o comportamento corporal manifestado na escalada indoor, de acordo com o contexto do ambiente físico esócio-cultural, se caracteriza como um dos comportamentos que manifestam a capacidade humana, portanto, pode ser reconhecido, principalmente no âmbito escolar, como uma manifestação inteligente. Posto isto, concluo que o comportamento corporal, observado durante a resolução das situações-problema geradas pela escalada indoor, demonstra a capacidade dos alunos solucionarem problemas, contribui para o processo de organização dos comportamentos corporais manifestando o potencial do aluno, especificamente o potencial de inteligência corporal cinestésica e portanto, a capacidade de usar o próprio corpo na solução de problemas deve ser considerada como uma manifestação da inteligência humanaAbstract: The comprehension of human intelligence, even after several different researches made in diverse areas of knowledge, doesn't come to a clear definition. A number of authors have been developing researches on this phenomenon without being able to come to a conclusion about what intelligence means. Among the various approaches existing, GARDNER'S (1994) proposition detaches the multiplicity of human intelligence, appointing eight different intelligences. Among the intelligences named by the author, the one, which refers to corporal manifestations - Bodily-Kinesthetic Intelligence -, has become the main focus of this investigation. Thus, the present study has been developed with the purpose of investigating children's corporal, behavior observed in the resolution of problem-situations endured during the motor activity of sporting climbing indoor, can be understood as a manifestation of human intelligence. The bibliographic and field research carried through characterize this study as a research of an ethnographic type, due to my utilization as a methodology pattern of the propositions of ANDRÉ (1995), BOGDAN e BIKLEN (1999) e VELASCO e DIAZ de RADA (1997), which propose an ethnography adapted to school. By means of filming I observe two (02) adults practicing climbing in an academy, and nine (09) children of elementmy school. The observation of the adults provides wisdom and aid for the proper understanding of the movements performed in the task. The children expose their motor capacity performing the climbing in two times: a) climbing on a new path, unknown problem-situation; b) climbing on a path already experienced, known problem-situation. The procedure for analysis of the observations mms describing, translating, explaining and interpreting the behaviors manifested during the problem-situations of the climbing. The analysis of the observations provides some deductions like: 1) the indoor climbing is featured as a privileged activity in problem-situations in which exists a prevailing motor requirement, producing unbalances in the motor behavior and stimulating pupils to create ways of solving problems and establishing a relationship with experiences already endured; 2) in these problem-situations it is possible to observe how the pupil participates in the performing of the motor activities under an integrated way, understanding the movement, evaluating the leveI of exigency of the task and adapting what he feels necessary to control the movement; 3) the corporal behavior expressed in the indoor climbing, according to the physical and social-cultural environment, features as one of the behaviors that reveal human ability. Therefore, it can be acknowledged, especially in school sphere, as manifestation of intelligence. This way I conclude that the corporal behavior observed during the resolution of problem-situations produced by indoor climbing derIlonstrates the capacity of pupils to resolve problems, contributes to the process of organization of corporal behaviors showing the pupil's potential, specifically the potential of Bodily-kinesthetic intelligence and consequent1y the capacity of using one's own body in the solution of problems must be considered as a manifestation of human intelligenceDoutoradoDoutor em Educação Física[s.n.]Nista-Piccolo, Vilma Leni, 1953-Freire, João BatistaDaolio, JocimarMachado, Nílson JoséUniversidade Estadual de Campinas. Faculdade de Educação FísicaPrograma de Pós-Graduação não informadoUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASSouza, Mauricio Teodoro de, 1963-20012001-11-13T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdf178p. : il.(Broch.)https://hdl.handle.net/20.500.12733/1591808SOUZA, Mauricio Teodoro de. A inteligencia corporal: cinestesica como manifestação da inteligencia humana no comportamento de crianças. 2001. 178p. Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação Fisica, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1591808. Acesso em: 14 mai. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/229885porreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-02-18T03:33:06Zoai::229885Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/tese/oai.aspsbubd@unicamp.bropendoar:2017-02-18T03:33:06Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false
dc.title.none.fl_str_mv A inteligencia corporal : cinestesica como manifestação da inteligencia humana no comportamento de crianças
title A inteligencia corporal : cinestesica como manifestação da inteligencia humana no comportamento de crianças
spellingShingle A inteligencia corporal : cinestesica como manifestação da inteligencia humana no comportamento de crianças
Souza, Mauricio Teodoro de, 1963-
Inteligência
Educação física para crianças
Comportamento humano
Complexidade (Filosofia)
title_short A inteligencia corporal : cinestesica como manifestação da inteligencia humana no comportamento de crianças
title_full A inteligencia corporal : cinestesica como manifestação da inteligencia humana no comportamento de crianças
title_fullStr A inteligencia corporal : cinestesica como manifestação da inteligencia humana no comportamento de crianças
title_full_unstemmed A inteligencia corporal : cinestesica como manifestação da inteligencia humana no comportamento de crianças
title_sort A inteligencia corporal : cinestesica como manifestação da inteligencia humana no comportamento de crianças
author Souza, Mauricio Teodoro de, 1963-
author_facet Souza, Mauricio Teodoro de, 1963-
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Nista-Piccolo, Vilma Leni, 1953-
Freire, João Batista
Daolio, Jocimar
Machado, Nílson José
Universidade Estadual de Campinas. Faculdade de Educação Física
Programa de Pós-Graduação não informado
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS
dc.contributor.author.fl_str_mv Souza, Mauricio Teodoro de, 1963-
dc.subject.por.fl_str_mv Inteligência
Educação física para crianças
Comportamento humano
Complexidade (Filosofia)
topic Inteligência
Educação física para crianças
Comportamento humano
Complexidade (Filosofia)
description Orientador : Vilma Leni Nista-Piccolo
publishDate 2001
dc.date.none.fl_str_mv 2001
2001-11-13T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv (Broch.)
https://hdl.handle.net/20.500.12733/1591808
SOUZA, Mauricio Teodoro de. A inteligencia corporal: cinestesica como manifestação da inteligencia humana no comportamento de crianças. 2001. 178p. Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação Fisica, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1591808. Acesso em: 14 mai. 2024.
identifier_str_mv (Broch.)
SOUZA, Mauricio Teodoro de. A inteligencia corporal: cinestesica como manifestação da inteligencia humana no comportamento de crianças. 2001. 178p. Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação Fisica, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1591808. Acesso em: 14 mai. 2024.
url https://hdl.handle.net/20.500.12733/1591808
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/229885
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
178p. : il.
dc.publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron:UNICAMP
instname_str Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron_str UNICAMP
institution UNICAMP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.mail.fl_str_mv sbubd@unicamp.br
_version_ 1799138365122019328