Educação física inclusiva : acesso, participação e aprendizagem sob a perspectiva do estudante com deficiência

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Vieira, Maressa Carvalho, 1995-
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
Texto Completo: https://hdl.handle.net/20.500.12733/6432
Resumo: Orientador: Maria Luiza Tanure Alves
id UNICAMP-30_5d3bc7947f41929485de56ea8cc586a9
oai_identifier_str oai::1254941
network_acronym_str UNICAMP-30
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository_id_str
spelling Educação física inclusiva : acesso, participação e aprendizagem sob a perspectiva do estudante com deficiênciaInclusive physical education : access, participation and learning under the perception of the disabled studentEducação inclusivaEducação física para pessoas com deficiênciaPessoas com deficiênciaInclusive educationPhysical education for people with disabilitiesDisabled peopleOrientador: Maria Luiza Tanure AlvesDissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação FísicaResumo: As aulas de Educação Física (EF) tem se mostrado desafiadora tanto para professores como para estudantes com deficiência, pois são muitas as barreiras que surgem ao longo dos anos escolares que prejudicam a participação e a aprendizagem destas pessoas. Diante disso, embasado na Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva, o objetivo deste trabalho foi investigar o acesso, a participação e a aprendizagem sob a percepção de estudantes com deficiência física e visual nas aulas de EF. O presente estudo possui caráter qualitativo descritivo e o instrumento utilizado foi um questionário virtual amplamente divulgado nas redes sociais e posteriormente apresentado de modo numérico. Em vista disso, participaram do estudo 45 estudantes e egressos, entre 15 e 25 anos. Os resultados mostraram que as barreiras referentes ao acesso, participação e aprendizagem ainda persistem nas aulas de EF. Por meio da investigação sobre o acesso, encontramos falta suporte que atenda às necessidades da pessoa com deficiência, pois não há materiais adequados e recursos humanos. Quanto a participação, o estudante com deficiência ainda se depara com episódios de oferecimento de atividades segregadas por seus professores, resultando em um aprendizado limitado e superficial. Ao que se refere a aprendizagem, encontramos que os conteúdos ensinados nas aulas de EF se baseiam em modalidades tradicionais voltadas a um público específico, o estudante sem deficiência. Portanto, frente a esses achados sob percepção do estudante com deficiência, concluímos que estes ainda encontram barreiras que impossibilitam sua participação e aprendizagem e consequentemente o acesso ao esporte. Com isso, embora haja o esporte paralímpico como alternativa de reverter grande parte destas barreiras nas aulas de EF, o mesmo ainda carece de maiores ações para que o esporte seja reconhecido como algo possível para todosAbstract: Physical Education (PE) classes have been challenging both for teachers and students with disabilities, as there are many barriers that arise throughout the school years that hinder the participation and learning of these people. Therefore, based on the National Policy for Special Education in the Perspective of Inclusive Education, the objective of this work was to investigate the access, participation and learning under perception of students with physical and visual disabilities in PE classes. This study has a qualitative descriptive character and the instrument used was a virtual questionnaire widely publicized on social networks and subsequently presented numerically. In view of this, 45 students and graduates between 15 and 25 years old participated in the study. The impeding results that the barriers refer to access, participation and learning still persist in PE classes. Through research on access, we found that there is a lack of support that meets the needs of people with disabilities, as there are no adequate materials and human resources. As for participation, students with disabilities still face episodes of offering activities segregated by their teachers, ending up in a limited and superficial one. When it comes to learning, we found that the contents taught in PE classes are based on traditional standards aimed at a specific audience, the non-disabled student. Therefore, given these findings under the perception of students with disabilities, we conclude that these still obtained barriers that prevent their participation and learning and, consequently, access to sport. Thus, although there is Paralympic sport as an alternative to reversing a large part of these barriers in PE classes, it still needs further actions for the sport to be recognized as something possible for everyoneMestradoAtividade Física AdaptadaMestra em Educação Física[s.n.]Alves, Maria Luiza Tanure, 1981-Fiorini, Maria Luiza SalzaniDuarte, EdisonUniversidade Estadual de Campinas. Faculdade de Educação FísicaPrograma de Pós-Graduação em Educação FísicaUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASVieira, Maressa Carvalho, 1995-20212021-09-03T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdf1 recurso online (58 p.) : il., digital, arquivo PDF.https://hdl.handle.net/20.500.12733/6432VIEIRA, Maressa Carvalho, 1995-. Educação física inclusiva: acesso, participação e aprendizagem sob a perspectiva do estudante com deficiência. 2021. 1 recurso online (58 p.) Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação Física, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/6432. Acesso em: 26 abr. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/1254941Requisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDFporreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2022-11-17T10:49:35Zoai::1254941Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/tese/oai.aspsbubd@unicamp.bropendoar:2022-11-17T10:49:35Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false
dc.title.none.fl_str_mv Educação física inclusiva : acesso, participação e aprendizagem sob a perspectiva do estudante com deficiência
Inclusive physical education : access, participation and learning under the perception of the disabled student
title Educação física inclusiva : acesso, participação e aprendizagem sob a perspectiva do estudante com deficiência
spellingShingle Educação física inclusiva : acesso, participação e aprendizagem sob a perspectiva do estudante com deficiência
Vieira, Maressa Carvalho, 1995-
Educação inclusiva
Educação física para pessoas com deficiência
Pessoas com deficiência
Inclusive education
Physical education for people with disabilities
Disabled people
title_short Educação física inclusiva : acesso, participação e aprendizagem sob a perspectiva do estudante com deficiência
title_full Educação física inclusiva : acesso, participação e aprendizagem sob a perspectiva do estudante com deficiência
title_fullStr Educação física inclusiva : acesso, participação e aprendizagem sob a perspectiva do estudante com deficiência
title_full_unstemmed Educação física inclusiva : acesso, participação e aprendizagem sob a perspectiva do estudante com deficiência
title_sort Educação física inclusiva : acesso, participação e aprendizagem sob a perspectiva do estudante com deficiência
author Vieira, Maressa Carvalho, 1995-
author_facet Vieira, Maressa Carvalho, 1995-
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Alves, Maria Luiza Tanure, 1981-
Fiorini, Maria Luiza Salzani
Duarte, Edison
Universidade Estadual de Campinas. Faculdade de Educação Física
Programa de Pós-Graduação em Educação Física
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS
dc.contributor.author.fl_str_mv Vieira, Maressa Carvalho, 1995-
dc.subject.por.fl_str_mv Educação inclusiva
Educação física para pessoas com deficiência
Pessoas com deficiência
Inclusive education
Physical education for people with disabilities
Disabled people
topic Educação inclusiva
Educação física para pessoas com deficiência
Pessoas com deficiência
Inclusive education
Physical education for people with disabilities
Disabled people
description Orientador: Maria Luiza Tanure Alves
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021
2021-09-03T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/20.500.12733/6432
VIEIRA, Maressa Carvalho, 1995-. Educação física inclusiva: acesso, participação e aprendizagem sob a perspectiva do estudante com deficiência. 2021. 1 recurso online (58 p.) Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação Física, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/6432. Acesso em: 26 abr. 2024.
url https://hdl.handle.net/20.500.12733/6432
identifier_str_mv VIEIRA, Maressa Carvalho, 1995-. Educação física inclusiva: acesso, participação e aprendizagem sob a perspectiva do estudante com deficiência. 2021. 1 recurso online (58 p.) Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação Física, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/6432. Acesso em: 26 abr. 2024.
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/1254941
Requisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDF
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
1 recurso online (58 p.) : il., digital, arquivo PDF.
dc.publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron:UNICAMP
instname_str Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron_str UNICAMP
institution UNICAMP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.mail.fl_str_mv sbubd@unicamp.br
_version_ 1797405137448206336