Um olhar sobre a observação na sala de aula : por um ensino reflexivo

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Tonon, Luiz Antonio de Kno
Data de Publicação: 1996
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
Texto Completo: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1583259
Resumo: Orientador: John Robert Schmitz
id UNICAMP-30_80ed7d4315e0a7ce543ff5e4457b0a73
oai_identifier_str oai::102550
network_acronym_str UNICAMP-30
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository_id_str
spelling Um olhar sobre a observação na sala de aula : por um ensino reflexivoObservação (Metodo educacional)Orientador: John Robert SchmitzDissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Estudos da LinguagemResumo: A percepção da complexidade inerente ao processo de ensino e aprendizagem de língua estrangeira, desafiando constantemente o desenvolvimento do professor, serviu de ponto de partida para esse estudo que busca investigar a potencial idade da observação na sua articulação com esse desenvolvimento. Para levar a cabo a investigação, os dados que lhe serviram de base foram colhidos em aulas de Lingüística Aplicada, Prática de Ensino e Prática Oral de Língua Inglesa, por meio de gravações em áudio, notas de campo, entrevista, diário de estudo e diário de ensino. A análise dos dados revelam que a observação se constitui num instrumento com o potencial de fazer emergir da prática de sala de aula a percepção de questões importantes do seu âmbito. Se elevadas pela incidência da reflexão ao nível da conscientização e por meio dela se tomem objeto da ação do professor-observador, podem possibilitar o seu crescimento em direção àquelas ações pedagógicas que se constituem em movimentos de aproximação a uma prática frutíferaAbstract: The perception of the complexity inherent in the process of foreign language teaching end learning, constantly challenging the teacher' s development, served as the departing point for this study that attempts to investigate the potentiality of observation in its articulation with this development. In order to carry on the the research, the data that served as the basis were collected m the classes of Applied Linguistics, Teaching Practice and English Language Oral Practice, by means of audio recordings, field notes, interviews and the examination of study and teaching diaries. The analysis of the data showed that observation constitutes in itself a tool with the potential for bringing to the surface from the classroom practice the perception of important questions in the field of foreign language learning and teaching. If the questions conceming the focus of reflexion are raised to the levei of conciousness and by means of this reflexion they become the observing-teacher' s object of action, then they may give rise to the growth of teachers towards those pedagogical actions that empower a fruitful practiceMestradoEnsino-Aprendizagem de Segunda Lingua e Lingua EstrangeiraMestre em Linguística Aplicada[s.n.]Schmitz, John Robert, 1935-2017Sabinson, Eric MitchellBusnardo Neto, Joanne Marie MccaffreyHenriques, Eunice RibeiroUniversidade Estadual de Campinas. Instituto de Estudos da LinguagemPrograma de Pós-Graduação em Linguística AplicadaUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASTonon, Luiz Antonio de Kno19961996-02-29T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdf138 p.https://hdl.handle.net/20.500.12733/1583259TONON, Luiz Antonio de Kno. Um olhar sobre a observação na sala de aula: por um ensino reflexivo. 1996. 138 p. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Estudos da Linguagem, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1583259. Acesso em: 14 mai. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/102550porreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-02-18T02:24:50Zoai::102550Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/tese/oai.aspsbubd@unicamp.bropendoar:2017-02-18T02:24:50Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false
dc.title.none.fl_str_mv Um olhar sobre a observação na sala de aula : por um ensino reflexivo
title Um olhar sobre a observação na sala de aula : por um ensino reflexivo
spellingShingle Um olhar sobre a observação na sala de aula : por um ensino reflexivo
Tonon, Luiz Antonio de Kno
Observação (Metodo educacional)
title_short Um olhar sobre a observação na sala de aula : por um ensino reflexivo
title_full Um olhar sobre a observação na sala de aula : por um ensino reflexivo
title_fullStr Um olhar sobre a observação na sala de aula : por um ensino reflexivo
title_full_unstemmed Um olhar sobre a observação na sala de aula : por um ensino reflexivo
title_sort Um olhar sobre a observação na sala de aula : por um ensino reflexivo
author Tonon, Luiz Antonio de Kno
author_facet Tonon, Luiz Antonio de Kno
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Schmitz, John Robert, 1935-2017
Sabinson, Eric Mitchell
Busnardo Neto, Joanne Marie Mccaffrey
Henriques, Eunice Ribeiro
Universidade Estadual de Campinas. Instituto de Estudos da Linguagem
Programa de Pós-Graduação em Linguística Aplicada
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS
dc.contributor.author.fl_str_mv Tonon, Luiz Antonio de Kno
dc.subject.por.fl_str_mv Observação (Metodo educacional)
topic Observação (Metodo educacional)
description Orientador: John Robert Schmitz
publishDate 1996
dc.date.none.fl_str_mv 1996
1996-02-29T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/20.500.12733/1583259
TONON, Luiz Antonio de Kno. Um olhar sobre a observação na sala de aula: por um ensino reflexivo. 1996. 138 p. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Estudos da Linguagem, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1583259. Acesso em: 14 mai. 2024.
url https://hdl.handle.net/20.500.12733/1583259
identifier_str_mv TONON, Luiz Antonio de Kno. Um olhar sobre a observação na sala de aula: por um ensino reflexivo. 1996. 138 p. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Estudos da Linguagem, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1583259. Acesso em: 14 mai. 2024.
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/102550
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
138 p.
dc.publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron:UNICAMP
instname_str Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron_str UNICAMP
institution UNICAMP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.mail.fl_str_mv sbubd@unicamp.br
_version_ 1799138317185318912