Tarifa do transporte publico urbano por onibus : uma contribuição para determinação de seu valor
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2006 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
Texto Completo: | https://hdl.handle.net/20.500.12733/1603512 |
Resumo: | Orientador: Orlando Fontes Lima Junior |
id |
UNICAMP-30_96410dd5239ece72e750f67ea55cc4af |
---|---|
oai_identifier_str |
oai::379390 |
network_acronym_str |
UNICAMP-30 |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
repository_id_str |
|
spelling |
Tarifa do transporte publico urbano por onibus : uma contribuição para determinação de seu valorThe fare prices of urban public transportation for bus: one contribution for determination of your valueTransporte urbanoTransportes coletivosTarifasUrban transportationCity transportationFare pricesOrientador: Orlando Fontes Lima JuniorDissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Engenharia Civil, Arquitetura e UrbanismoResumo: As metodologias utilizadas para a definição do valor da tarifa têm sido baseadas na chamada ¿Planilha do GEIPOT¿, desenvolvida em 1982 e atualizada em 1994. Apesar de ser amplamente utilizada, esta metodologia apresenta algumas limitações, as quais podem ser separadas entre distorções de método, uma vez que não consideram o horizonte de planejamento como uma das variáveis determinantes do preço de serviços, e distorções de parâmetros, dentre as quais vale destacar a forma de tratamento da depreciação e da remuneração do capital Neste trabalho desenvolveu-se e avaliou-se um procedimento alternativo de cálculo da tarifa do transporte público urbano de passageiros por ônibus através do método de fluxo de caixa descontado com o objetivo de minimizar as distorções. A novidade deste procedimento é o emprego de índices financeiros (Remuneração do Capital e Taxa Interna de Retorno), para a definição das tarifas, que consideram o longo prazo das contratações realizadas entre gestores públicos e operadores privados. Através da análise da bibliografia que versa sobre o tema e de um estudo de caso elaborado com base em três sistemas distintos de transporte público, demonstrou-se que o cálculo de tarifa pelo método do fluxo de caixa descontado apresenta maior eficiência sob as óticas do usuário, do operador e do Poder Público, a saber, respectivamente: a) preço e qualidade do serviço, b) rentabilidade e margem do resultado e c) sobrevivência do operador e satisfação do usuário. Os resultados obtidos nos dois primeiros casos mostram que no longo prazo há um acréscimo no valor da tarifa, enquanto que no terceiro, há um decréscimo. Entende-se que haja viabilidade de uso do procedimento proposto devendo-se, entretanto, desenvolver mais alguns submodelos, tais como, para a definição dos custos de manutenção e sua inter-relação com a depreciação e remuneração do capitalAbstract: Traditional methodologies used for the calculation of fares values rely on the "GEIPOT Worksheet", developed in 1982 and up-dated in 1994. Although this is the most commonly used methodology in Brazil, it presents some limitations, which can be divided in two different categories. In terms of methods, the GEIPOT Worksheet does not consider the planning horizon as one of the most important determinants of service prices. In terms of parameters, it is worth to mention the accounting treatment given to assets depreciation and capital remuneration. The purpose of this work is to minimize the mentioned distortions and limitations through the development of an alternative methodology for calculation of public transportation fares based on discounted cash flow models. The methodology originality is the use of financial indexes, as cost of capital and internal rate of return, as the basis for fare prices definition, considering the term of contracts undertaken by the Public Company the and the Private Operators. Based on an extensive analysis of the correlated bibliography and a case study developed in three different public transportation systems, we demonstrate that discounted cash flow models are more efficient than the traditional methods according to the perspective of users, operators and Public Authority, considering (i) the service price and quality, (ii) profitability and operational margin, and (iii) the operator sustainability and the users satisfaction. The results obtained in the first two cases indicated that in the long run the proposed model would result in an increase of fare values, while in the third case the proposed model would result in the decrease of fare values in comparison to traditional models. It is acknowledged that the alternative methodology is feasible to be applied, only requiring the development of sub-models for specific topics, as the maintenance costs definition and it¿s relation to the capital depreciation and remunerationMestradoTransportesMestre em Engenharia Civil[s.n.]Lima Júnior, Orlando Fontes, 1958-Guimarães, Carlos Alberto BandeiraFerraz, Antonio Clóvis Coca PintoUniversidade Estadual de Campinas. Faculdade de Engenharia Civil, Arquitetura e UrbanismoPrograma de Pós-Graduação em Engenharia CivilUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASVerroni, Jose Henrique Zioni20062006-05-22T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdf163p. : il.(Broch.)https://hdl.handle.net/20.500.12733/1603512VERRONI, Jose Henrique Zioni. Tarifa do transporte publico urbano por onibus: uma contribuição para determinação de seu valor. 2006. 163p. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Engenharia Civil, Arquitetura e Urbanismo, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1603512. Acesso em: 15 mai. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/379390porreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-02-18T04:40:06Zoai::379390Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/tese/oai.aspsbubd@unicamp.bropendoar:2017-02-18T04:40:06Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Tarifa do transporte publico urbano por onibus : uma contribuição para determinação de seu valor The fare prices of urban public transportation for bus: one contribution for determination of your value |
title |
Tarifa do transporte publico urbano por onibus : uma contribuição para determinação de seu valor |
spellingShingle |
Tarifa do transporte publico urbano por onibus : uma contribuição para determinação de seu valor Verroni, Jose Henrique Zioni Transporte urbano Transportes coletivos Tarifas Urban transportation City transportation Fare prices |
title_short |
Tarifa do transporte publico urbano por onibus : uma contribuição para determinação de seu valor |
title_full |
Tarifa do transporte publico urbano por onibus : uma contribuição para determinação de seu valor |
title_fullStr |
Tarifa do transporte publico urbano por onibus : uma contribuição para determinação de seu valor |
title_full_unstemmed |
Tarifa do transporte publico urbano por onibus : uma contribuição para determinação de seu valor |
title_sort |
Tarifa do transporte publico urbano por onibus : uma contribuição para determinação de seu valor |
author |
Verroni, Jose Henrique Zioni |
author_facet |
Verroni, Jose Henrique Zioni |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Lima Júnior, Orlando Fontes, 1958- Guimarães, Carlos Alberto Bandeira Ferraz, Antonio Clóvis Coca Pinto Universidade Estadual de Campinas. Faculdade de Engenharia Civil, Arquitetura e Urbanismo Programa de Pós-Graduação em Engenharia Civil UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Verroni, Jose Henrique Zioni |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Transporte urbano Transportes coletivos Tarifas Urban transportation City transportation Fare prices |
topic |
Transporte urbano Transportes coletivos Tarifas Urban transportation City transportation Fare prices |
description |
Orientador: Orlando Fontes Lima Junior |
publishDate |
2006 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2006 2006-05-22T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
(Broch.) https://hdl.handle.net/20.500.12733/1603512 VERRONI, Jose Henrique Zioni. Tarifa do transporte publico urbano por onibus: uma contribuição para determinação de seu valor. 2006. 163p. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Engenharia Civil, Arquitetura e Urbanismo, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1603512. Acesso em: 15 mai. 2024. |
identifier_str_mv |
(Broch.) VERRONI, Jose Henrique Zioni. Tarifa do transporte publico urbano por onibus: uma contribuição para determinação de seu valor. 2006. 163p. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Engenharia Civil, Arquitetura e Urbanismo, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1603512. Acesso em: 15 mai. 2024. |
url |
https://hdl.handle.net/20.500.12733/1603512 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/379390 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf 163p. : il. |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
[s.n.] |
publisher.none.fl_str_mv |
[s.n.] |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) instacron:UNICAMP |
instname_str |
Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
instacron_str |
UNICAMP |
institution |
UNICAMP |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
repository.mail.fl_str_mv |
sbubd@unicamp.br |
_version_ |
1799138418077204480 |