Como foi começar a ensinar? : historias de professoras, historias da profissão docente

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Anjos, Daniela Dias dos, 1979-
Data de Publicação: 2006
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
Texto Completo: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1604130
Resumo: Orientador: Ana Luiza Bustamante Smolka
id UNICAMP-30_9872858311d0ff2ff0cbd986e7e8c109
oai_identifier_str oai::391264
network_acronym_str UNICAMP-30
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository_id_str
spelling Como foi começar a ensinar? : historias de professoras, historias da profissão docenteHow it was to start to teach? histories of teachers, histories of the teaching professionProfessor inicianteProfessoresMemóriaEducação - HistóriaTeaching professionProfessorsMemoryEducation - HistoryBeginning teacherOrientador: Ana Luiza Bustamante SmolkaDissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de EducaçãoResumo: A presente investigação tem como objetivo compreender como professores de uma rede pública de ensino vivenciaram o início na profissão docente, visando entender e analisar as condições de realização do trabalho nas suas articulações com o contexto histórico-cultural no qual ele acontecia. Para tanto, optamos por entrevistar professoras que começaram a dar aulas nas últimas quatro décadas (1970-2000). Buscamos analisar como elas interpretam e falam hoje de seus primeiros anos de trabalho; como vivenciaram as demandas de sua profissão; como a legislação, as reformas educacionais, o que se produzia na academia, as relações interpessoais, as condições de vida afetavam sua atuação profissional, caracterizando expectativas e configurando seu desempenho. Assumindo uma perspectiva histórico-cultural (Bakhtin, 2003; Vigotski, 2000; Clot, 2006) procedemos a uma análise dos enunciados, destacando temas relacionados ao trabalho docente que emergiram nos relatos pessoais e que se tornaram significativos entretecidos à história e às políticas da educação em termos mais abrangentesAbstract: The purpose of this study is to understand how public school teachers experienced the beginning of their profession, and to analyze the concrete conditions of such work within the historical cultural context in which it happened. In order to do so, we choose to interview teachers who started their teaching practice in the last four decades (1970-2000). We attempted to analyze how they interpret and speak today about their first years of teaching; how they lived the demands of their profession; how legislation, educational reforms, academic production, interpersonal relationships, their life conditions, affected their professional ways of acting, building expectations and configuring their performance. Assuming a historical cultural perspective (Bakhtin, 2003; Vigotski, 2000; Clot, 2006), we proceeded to an analysis of the teachers¿ enunciations, highlighting themes related to the teaching profession which emerged in their talks and became meaningful interwoven to educational history and educational policiesMestradoEducação, Conhecimento, Linguagem e ArteMestre em Educação[s.n.]Smolka, Ana Luiza Bustamante, 1948-Freitas, Helena Costa Lopes deNogueira, Ana Lúcia HortaPrado, Guilherme do Val ToledoUniversidade Estadual de Campinas. Faculdade de EducaçãoPrograma de Pós-Graduação em EducaçãoUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASAnjos, Daniela Dias dos, 1979-20062006-04-12T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdf178p. : il.(Broch.)https://hdl.handle.net/20.500.12733/1604130ANJOS, Daniela Dias dos. Como foi começar a ensinar?: historias de professoras, historias da profissão docente. 2006. 178p. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1604130. Acesso em: 25 abr. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/391264porreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-02-18T04:44:47Zoai::391264Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/tese/oai.aspsbubd@unicamp.bropendoar:2017-02-18T04:44:47Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false
dc.title.none.fl_str_mv Como foi começar a ensinar? : historias de professoras, historias da profissão docente
How it was to start to teach? histories of teachers, histories of the teaching profession
title Como foi começar a ensinar? : historias de professoras, historias da profissão docente
spellingShingle Como foi começar a ensinar? : historias de professoras, historias da profissão docente
Anjos, Daniela Dias dos, 1979-
Professor iniciante
Professores
Memória
Educação - História
Teaching profession
Professors
Memory
Education - History
Beginning teacher
title_short Como foi começar a ensinar? : historias de professoras, historias da profissão docente
title_full Como foi começar a ensinar? : historias de professoras, historias da profissão docente
title_fullStr Como foi começar a ensinar? : historias de professoras, historias da profissão docente
title_full_unstemmed Como foi começar a ensinar? : historias de professoras, historias da profissão docente
title_sort Como foi começar a ensinar? : historias de professoras, historias da profissão docente
author Anjos, Daniela Dias dos, 1979-
author_facet Anjos, Daniela Dias dos, 1979-
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Smolka, Ana Luiza Bustamante, 1948-
Freitas, Helena Costa Lopes de
Nogueira, Ana Lúcia Horta
Prado, Guilherme do Val Toledo
Universidade Estadual de Campinas. Faculdade de Educação
Programa de Pós-Graduação em Educação
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS
dc.contributor.author.fl_str_mv Anjos, Daniela Dias dos, 1979-
dc.subject.por.fl_str_mv Professor iniciante
Professores
Memória
Educação - História
Teaching profession
Professors
Memory
Education - History
Beginning teacher
topic Professor iniciante
Professores
Memória
Educação - História
Teaching profession
Professors
Memory
Education - History
Beginning teacher
description Orientador: Ana Luiza Bustamante Smolka
publishDate 2006
dc.date.none.fl_str_mv 2006
2006-04-12T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv (Broch.)
https://hdl.handle.net/20.500.12733/1604130
ANJOS, Daniela Dias dos. Como foi começar a ensinar?: historias de professoras, historias da profissão docente. 2006. 178p. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1604130. Acesso em: 25 abr. 2024.
identifier_str_mv (Broch.)
ANJOS, Daniela Dias dos. Como foi começar a ensinar?: historias de professoras, historias da profissão docente. 2006. 178p. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1604130. Acesso em: 25 abr. 2024.
url https://hdl.handle.net/20.500.12733/1604130
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/391264
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
178p. : il.
dc.publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron:UNICAMP
instname_str Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron_str UNICAMP
institution UNICAMP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.mail.fl_str_mv sbubd@unicamp.br
_version_ 1797404976610279424