O metodo BPI (bailarino-pesquisador-interprete) e o desenvolvimento da imagem corporal : reflexões que consideram o discurso de bailarinas que vivenciaram um processo criativo baseado neste metodo

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rodrigues, Graziela, 1954-
Data de Publicação: 2003
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
Texto Completo: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1594614
Resumo: Orientador: Maria da Consolação Gomes Cunha Fernandes Tavares
id UNICAMP-30_9b5a267e92ee55702697c9039eb18605
oai_identifier_str oai::289138
network_acronym_str UNICAMP-30
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository_id_str
spelling O metodo BPI (bailarino-pesquisador-interprete) e o desenvolvimento da imagem corporal : reflexões que consideram o discurso de bailarinas que vivenciaram um processo criativo baseado neste metodoDançaImagem corporalCoreografiaMovimentoOrientador: Maria da Consolação Gomes Cunha Fernandes TavaresTese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de ArtesResumo: Este trabalho explicita aspectos fundamentais do Processo Bailarino-Pesquisador-Intérprete (BPI), integrados aos estudos teóricos de imagem corporal. Consta como principal referência teórica sobre Imagem corporal a visão multidimensional e dinâmica de Paul Schilder. Foram identificados alguns aspectos relacionados ao desenvolvimento da imagem corporal nos processos de criação baseados no BPI a partir de um questionário aplicado às bailarinas que vivenciaram este processo. As questões abertas do questionário foram examinadas considerando-se a análise de conteúdo dialogando com a análise de discurso, propiciando a geração de várias categorias de interpretação. As reflexões delineadas aqui sedimentaram os três eixos do BPI - O Inventário no Corpo; O Co-Habitar com a Fonte e A Estruturação da Personagem - e aprofundaram os seus significados. O Processo do BPI é visto sob uma perspectiva sistêmica pois não há como separar esses eixos assim como não se separa o artista do seu desenvolvimento como pessoa. O BPI busca propiciar o contato da pessoa com os seus registros emocionais, exigindo contínuos aperfeiçoamentos do método, da pessoa que o dirige e da pessoa que escolhe desenvolver-se através dele. O foco está na identidade do corpo: os aspectos fisiológicos, libidinais e sociais estão intrincados e não há como abordá-Ios isoladamente na prática. Nesta perspectiva tem-se a possibilidade do emergir de uma dança proveniente de um corpo que entra em contato com as suas próprias origens culturais, que co-habita com outros corpos - pois se encontra em condições de suportar as dualidades afetivas - e que integra os conteúdos vivenciados, dando um nome a eles e que possibilita à pessoa que dança assumir-se por inteiro no ato de dançar. Apresenta-se propostas para o aperfeiçoamento do método que enfatiza a necessidade de um espaço adequado e de uma definição clara dos papéis do diretor e do intérprete no contexto do ProcessoAbstract: This work explains the basic aspects of the BPI: Bailarino-Pesquisador-Intérprete ("Dancer-Researcher-Interpreter") Process, integrated with the theoretical studies of body image. The main theoretical reference about body image is the Paul Shilder's multi-dimensional and dynamic view. It was identified some aspects related to the development of body image into the BPI based creating process, starting from a questionnaire applied to the dancers that experienced this processo The openned questions of the questionnaire were examined considering both the content and discussing analyses, generating several interpretation categories. The reflections presented here consolidated the three axes of the BPI - The Inventory in the Body; The Co-Inhabit with the Source and The Personage's Structuring - and increasing theirs meaning. The BPI process is seen in a systemic perspective since there is no way of separating these axes as we don't separate the artist from its personal development. The BPI aims for making possible the contact between person and its emotional recordings, requiring continously enhancements of the method, of the person that manages it and of the person that choose it in order to develop itself. In this perspective there is the possibility of emerging a dance from a body that gets in touch with its own cultural origns, that co-inhabits with another bodies - once it has conditions to supporting the affective duality - and that integrates the experienced contents, naming them, and that enables the dancer to assuming entirely in the act of dancing. It is presented the proposals of method enhancement that emphasizes the need of a suitable space and a cl~ar definition of the director and interpreter roles in the process contextoDoutoradoDoutor em Artes[s.n.]Tavares, Maria da Consolação Gomes Cunha Fernandes, 1953-Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Instituto de ArtesPrograma de Pós-Graduação não informadoUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASRodrigues, Graziela, 1954-20032003-08-26T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdf171 p.https://hdl.handle.net/20.500.12733/1594614RODRIGUES, Graziela. O metodo BPI (bailarino-pesquisador-interprete) e o desenvolvimento da imagem corporal: reflexões que consideram o discurso de bailarinas que vivenciaram um processo criativo baseado neste metodo. 2003. 171 p. Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Artes, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1594614. Acesso em: 2 set. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/289138porreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-05-16T15:35:07Zoai::289138Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/tese/oai.aspsbubd@unicamp.bropendoar:2017-05-16T15:35:07Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false
dc.title.none.fl_str_mv O metodo BPI (bailarino-pesquisador-interprete) e o desenvolvimento da imagem corporal : reflexões que consideram o discurso de bailarinas que vivenciaram um processo criativo baseado neste metodo
title O metodo BPI (bailarino-pesquisador-interprete) e o desenvolvimento da imagem corporal : reflexões que consideram o discurso de bailarinas que vivenciaram um processo criativo baseado neste metodo
spellingShingle O metodo BPI (bailarino-pesquisador-interprete) e o desenvolvimento da imagem corporal : reflexões que consideram o discurso de bailarinas que vivenciaram um processo criativo baseado neste metodo
Rodrigues, Graziela, 1954-
Dança
Imagem corporal
Coreografia
Movimento
title_short O metodo BPI (bailarino-pesquisador-interprete) e o desenvolvimento da imagem corporal : reflexões que consideram o discurso de bailarinas que vivenciaram um processo criativo baseado neste metodo
title_full O metodo BPI (bailarino-pesquisador-interprete) e o desenvolvimento da imagem corporal : reflexões que consideram o discurso de bailarinas que vivenciaram um processo criativo baseado neste metodo
title_fullStr O metodo BPI (bailarino-pesquisador-interprete) e o desenvolvimento da imagem corporal : reflexões que consideram o discurso de bailarinas que vivenciaram um processo criativo baseado neste metodo
title_full_unstemmed O metodo BPI (bailarino-pesquisador-interprete) e o desenvolvimento da imagem corporal : reflexões que consideram o discurso de bailarinas que vivenciaram um processo criativo baseado neste metodo
title_sort O metodo BPI (bailarino-pesquisador-interprete) e o desenvolvimento da imagem corporal : reflexões que consideram o discurso de bailarinas que vivenciaram um processo criativo baseado neste metodo
author Rodrigues, Graziela, 1954-
author_facet Rodrigues, Graziela, 1954-
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Tavares, Maria da Consolação Gomes Cunha Fernandes, 1953-
Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Instituto de Artes
Programa de Pós-Graduação não informado
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS
dc.contributor.author.fl_str_mv Rodrigues, Graziela, 1954-
dc.subject.por.fl_str_mv Dança
Imagem corporal
Coreografia
Movimento
topic Dança
Imagem corporal
Coreografia
Movimento
description Orientador: Maria da Consolação Gomes Cunha Fernandes Tavares
publishDate 2003
dc.date.none.fl_str_mv 2003
2003-08-26T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/20.500.12733/1594614
RODRIGUES, Graziela. O metodo BPI (bailarino-pesquisador-interprete) e o desenvolvimento da imagem corporal: reflexões que consideram o discurso de bailarinas que vivenciaram um processo criativo baseado neste metodo. 2003. 171 p. Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Artes, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1594614. Acesso em: 2 set. 2024.
url https://hdl.handle.net/20.500.12733/1594614
identifier_str_mv RODRIGUES, Graziela. O metodo BPI (bailarino-pesquisador-interprete) e o desenvolvimento da imagem corporal: reflexões que consideram o discurso de bailarinas que vivenciaram um processo criativo baseado neste metodo. 2003. 171 p. Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Artes, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1594614. Acesso em: 2 set. 2024.
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/289138
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
171 p.
dc.publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron:UNICAMP
instname_str Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron_str UNICAMP
institution UNICAMP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.mail.fl_str_mv sbubd@unicamp.br
_version_ 1809188891257733120