O metodo BPI (bailarino-pesquisador-interprete) e o desenvolvimento da imagem corporal : reflexões que consideram o discurso de bailarinas que vivenciaram um processo criativo baseado neste metodo
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Data de Publicação: | 2003 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
Texto Completo: | https://hdl.handle.net/20.500.12733/1594614 |
Resumo: | Orientador: Maria da Consolação Gomes Cunha Fernandes Tavares |
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O metodo BPI (bailarino-pesquisador-interprete) e o desenvolvimento da imagem corporal : reflexões que consideram o discurso de bailarinas que vivenciaram um processo criativo baseado neste metodoDançaImagem corporalCoreografiaMovimentoOrientador: Maria da Consolação Gomes Cunha Fernandes TavaresTese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de ArtesResumo: Este trabalho explicita aspectos fundamentais do Processo Bailarino-Pesquisador-Intérprete (BPI), integrados aos estudos teóricos de imagem corporal. Consta como principal referência teórica sobre Imagem corporal a visão multidimensional e dinâmica de Paul Schilder. Foram identificados alguns aspectos relacionados ao desenvolvimento da imagem corporal nos processos de criação baseados no BPI a partir de um questionário aplicado às bailarinas que vivenciaram este processo. As questões abertas do questionário foram examinadas considerando-se a análise de conteúdo dialogando com a análise de discurso, propiciando a geração de várias categorias de interpretação. As reflexões delineadas aqui sedimentaram os três eixos do BPI - O Inventário no Corpo; O Co-Habitar com a Fonte e A Estruturação da Personagem - e aprofundaram os seus significados. O Processo do BPI é visto sob uma perspectiva sistêmica pois não há como separar esses eixos assim como não se separa o artista do seu desenvolvimento como pessoa. O BPI busca propiciar o contato da pessoa com os seus registros emocionais, exigindo contínuos aperfeiçoamentos do método, da pessoa que o dirige e da pessoa que escolhe desenvolver-se através dele. O foco está na identidade do corpo: os aspectos fisiológicos, libidinais e sociais estão intrincados e não há como abordá-Ios isoladamente na prática. Nesta perspectiva tem-se a possibilidade do emergir de uma dança proveniente de um corpo que entra em contato com as suas próprias origens culturais, que co-habita com outros corpos - pois se encontra em condições de suportar as dualidades afetivas - e que integra os conteúdos vivenciados, dando um nome a eles e que possibilita à pessoa que dança assumir-se por inteiro no ato de dançar. Apresenta-se propostas para o aperfeiçoamento do método que enfatiza a necessidade de um espaço adequado e de uma definição clara dos papéis do diretor e do intérprete no contexto do ProcessoAbstract: This work explains the basic aspects of the BPI: Bailarino-Pesquisador-Intérprete ("Dancer-Researcher-Interpreter") Process, integrated with the theoretical studies of body image. The main theoretical reference about body image is the Paul Shilder's multi-dimensional and dynamic view. It was identified some aspects related to the development of body image into the BPI based creating process, starting from a questionnaire applied to the dancers that experienced this processo The openned questions of the questionnaire were examined considering both the content and discussing analyses, generating several interpretation categories. The reflections presented here consolidated the three axes of the BPI - The Inventory in the Body; The Co-Inhabit with the Source and The Personage's Structuring - and increasing theirs meaning. The BPI process is seen in a systemic perspective since there is no way of separating these axes as we don't separate the artist from its personal development. The BPI aims for making possible the contact between person and its emotional recordings, requiring continously enhancements of the method, of the person that manages it and of the person that choose it in order to develop itself. In this perspective there is the possibility of emerging a dance from a body that gets in touch with its own cultural origns, that co-inhabits with another bodies - once it has conditions to supporting the affective duality - and that integrates the experienced contents, naming them, and that enables the dancer to assuming entirely in the act of dancing. It is presented the proposals of method enhancement that emphasizes the need of a suitable space and a cl~ar definition of the director and interpreter roles in the process contextoDoutoradoDoutor em Artes[s.n.]Tavares, Maria da Consolação Gomes Cunha Fernandes, 1953-Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Instituto de ArtesPrograma de Pós-Graduação não informadoUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASRodrigues, Graziela, 1954-20032003-08-26T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdf171 p.https://hdl.handle.net/20.500.12733/1594614RODRIGUES, Graziela. O metodo BPI (bailarino-pesquisador-interprete) e o desenvolvimento da imagem corporal: reflexões que consideram o discurso de bailarinas que vivenciaram um processo criativo baseado neste metodo. 2003. 171 p. Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Artes, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1594614. Acesso em: 2 set. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/289138porreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-05-16T15:35:07Zoai::289138Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/tese/oai.aspsbubd@unicamp.bropendoar:2017-05-16T15:35:07Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false |
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