Quem dança em mim? : uma relação personagem-intérprete no método BPI (Bailarino-Pesquisador-Intérprete)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Nagai, Angela Mayumi
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
Texto Completo: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1618051
Resumo: Orientador: Graziela Estela Fonseca Rodrigues
id UNICAMP-30_9db68f3bde40a57946032a6e42377aed
oai_identifier_str oai::866263
network_acronym_str UNICAMP-30
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository_id_str
spelling Quem dança em mim? : uma relação personagem-intérprete no método BPI (Bailarino-Pesquisador-Intérprete)The Dojo of DRT : a character-performer relationship in the DRP method (Dancer-Researcher-Performer)DançaPersonagensPesquisaBailarinos - MetodologiaDanceCharactersResearchBody and mythologyDancers - MethodologyOrientador: Graziela Estela Fonseca RodriguesTese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de ArtesResumo: Este trabalho dedica-se à vivência e análise de um processo criativo em dança através do método Bailarino-Pesquisador-Intéprete (BPI), criado pela artista e pesquisadora Profa. Dra. Graziela Rodrigues. Quem dança em mim? Uma relação personagem-intérprete no método BPI é a continuação do trabalho de dissertação desenvolvido com o mesmo método, intitulado O Dojo do BPI: Lugar onde se desbrava um caminho (2008). Nele vivenciei o primeiro eixo, O Inventário no Corpo. Na presente pesquisa, dá-se continuidade à prática e reflexão dos eixos subseqüentes do BPI: o Co-habitar com a Fonte e a Estruturação da Personagem. O eixo Co-habitar com a Fonte foi vivenciado no sertão do Cariri, no estado da Paraíba, onde co-habitei com a mestra de pífano Dona Zabé da Loca. Meu interesse residia sobre os artistas populares do sertão, em especial as mulheres musicistas. A partir do contato com este campo, um inusitado universo feminino se abriu e se desdobrou no eixo subseqüente do método: A Estruturação da Personagem. A tônica do trabalho acabou residindo sobre este eixo, a Estruturação da Personagem. Uma personagem no BPI é, num primeiro momento, Incorporada, no sentido de ter reveladas as suas características basais. Ela não é imaginada, desejada ou construída: ela é descoberta a partir do confronto entre o arquivo de vida gravado no corpo do bailarino (elaborado no eixo Inventário no Corpo) e o contato com o campo de pesquisa por ele escolhido (segundo eixo do método, o Co-habitar com a Fonte). Desta relação fecha-se uma gestalt sempre original e única, a qual será lapidada em sua potência dançarina, possibilitando uma reflexão sobre o conceito de dança, no método BPI. O embate da intérprete com a personagem é analisado como um processo de criação co-evolutivo, dialético e "às avessas". A travessia corporal da bailarinapesquisadora- intérprete foi pautada por sombrios aspectos da humanidade trazidos à luz pela conscientização dos sentidos de cada movimento, até o aflorar de uma dança que se constitui pela capacidade de superação e bem-aventurançaAbstract: This work aims at the experience and analysis of a creative dance process through the Dancer-Researcher-Performer (DRP) method, conceived by the artist and researcher Prof. Dr. Graziela Rodrigues. Who dances inside me? A character-performer relationship in the DRP method (Dancer-Researcher-Performer) is a continuation of my dissertation work developed with the same method, entitled The Dojo of DRP: a place where a pathways bloom (2008). In that work, I experienced the first axis of the method, the Inventory in the Body. In the present research, I carry on with the practice of and the reflection on the subsequent axes of DRP: the Co-Inhabiting with the Source and The Structuring of the Character. The Co- Inhabiting with the Source axis was experienced in the hinterland of Cariri in the state of Paraíba, Brazil, where I have co-inhabited with the master of the flute (pífaro) Ms. Zabé da Loca. My interest lay on the popular artists of the Northeastern hinterland of Brazil, particularly women musicians. After this contact, an unusual feminine universe was opened and unfolded in the subsequent axis of the method: The Structuring of the Character. The emphasis is on the third axis method, The Structuring of the Character. A character in the DRP method is, at first, embodied, in the sense of having its basal characteristics revealed. The character is not imagined, wished or built: it is discovered from the confrontation between the archive of life recorded in the body of the dancer (drafted in the first axis of the method, The Inventory in the Body) and the field of research chosen by him/her (or second axis, The Co-Inhabit with the Source). An original and unique gestalt is based upon this relationship, which will be refined in its dancing power, providing a reflection on the dance concept in the DRP method. The clash between the performer and the Character is analyzed as a process of a co-evolutionary and dialectical creation, but as if it were an "inside out" creation. The dancer-researcher-performer's body passage is measured by the dark aspects of humankind that are brought to light through the awareness of the senses of each movement up to the blooming of a dance consisting of blessedness and the capacity to overcome darknessDoutoradoArtes CênicasDoutor em Artes[s.n.]Rodrigues, Graziela, 1954-Castro, Cássia Navas Alves deRodrigues, Graciele MassoliCostas, Ana Maria RodriguezTurtelli, Larissa SatoUniversidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Instituto de ArtesPrograma de Pós-Graduação em ArtesUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASNagai, Angela Mayumi2012info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdf application/x-compressed mp4165 p. : il. + 1 DVD.https://hdl.handle.net/20.500.12733/1618051NAGAI, Angela Mayumi. Quem dança em mim?: uma relação personagem-intérprete no método BPI (Bailarino-Pesquisador-Intérprete). 2012. 165 p. Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Artes, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1618051. Acesso em: 3 set. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/866263https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/866263https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/866263https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/866263https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/866263porreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-07-24T15:44:54Zoai::866263Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/tese/oai.aspsbubd@unicamp.bropendoar:2024-07-24T15:44:54Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false
dc.title.none.fl_str_mv Quem dança em mim? : uma relação personagem-intérprete no método BPI (Bailarino-Pesquisador-Intérprete)
The Dojo of DRT : a character-performer relationship in the DRP method (Dancer-Researcher-Performer)
title Quem dança em mim? : uma relação personagem-intérprete no método BPI (Bailarino-Pesquisador-Intérprete)
spellingShingle Quem dança em mim? : uma relação personagem-intérprete no método BPI (Bailarino-Pesquisador-Intérprete)
Nagai, Angela Mayumi
Dança
Personagens
Pesquisa
Bailarinos - Metodologia
Dance
Characters
Research
Body and mythology
Dancers - Methodology
title_short Quem dança em mim? : uma relação personagem-intérprete no método BPI (Bailarino-Pesquisador-Intérprete)
title_full Quem dança em mim? : uma relação personagem-intérprete no método BPI (Bailarino-Pesquisador-Intérprete)
title_fullStr Quem dança em mim? : uma relação personagem-intérprete no método BPI (Bailarino-Pesquisador-Intérprete)
title_full_unstemmed Quem dança em mim? : uma relação personagem-intérprete no método BPI (Bailarino-Pesquisador-Intérprete)
title_sort Quem dança em mim? : uma relação personagem-intérprete no método BPI (Bailarino-Pesquisador-Intérprete)
author Nagai, Angela Mayumi
author_facet Nagai, Angela Mayumi
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Rodrigues, Graziela, 1954-
Castro, Cássia Navas Alves de
Rodrigues, Graciele Massoli
Costas, Ana Maria Rodriguez
Turtelli, Larissa Sato
Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Instituto de Artes
Programa de Pós-Graduação em Artes
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS
dc.contributor.author.fl_str_mv Nagai, Angela Mayumi
dc.subject.por.fl_str_mv Dança
Personagens
Pesquisa
Bailarinos - Metodologia
Dance
Characters
Research
Body and mythology
Dancers - Methodology
topic Dança
Personagens
Pesquisa
Bailarinos - Metodologia
Dance
Characters
Research
Body and mythology
Dancers - Methodology
description Orientador: Graziela Estela Fonseca Rodrigues
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/20.500.12733/1618051
NAGAI, Angela Mayumi. Quem dança em mim?: uma relação personagem-intérprete no método BPI (Bailarino-Pesquisador-Intérprete). 2012. 165 p. Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Artes, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1618051. Acesso em: 3 set. 2024.
url https://hdl.handle.net/20.500.12733/1618051
identifier_str_mv NAGAI, Angela Mayumi. Quem dança em mim?: uma relação personagem-intérprete no método BPI (Bailarino-Pesquisador-Intérprete). 2012. 165 p. Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Artes, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1618051. Acesso em: 3 set. 2024.
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/866263
https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/866263
https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/866263
https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/866263
https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/866263
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf application/x-compressed mp4
165 p. : il. + 1 DVD.
dc.publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron:UNICAMP
instname_str Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron_str UNICAMP
institution UNICAMP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.mail.fl_str_mv sbubd@unicamp.br
_version_ 1809189079602954240