As lições de Meninice : um estudo sobre as representações de livros de leitura inscritas na série graduada de leitura Meninice (1948/1949), de Luiz Gonzaga Fleury

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Goulart, Ilsa do Carmo Vieira, 1975-
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
Texto Completo: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1621954
Resumo: Orientador: Norma Sandra de Almeida Ferreira
id UNICAMP-30_a441e56e435c6a26e2e931489c882b3b
oai_identifier_str oai::920691
network_acronym_str UNICAMP-30
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository_id_str
spelling As lições de Meninice : um estudo sobre as representações de livros de leitura inscritas na série graduada de leitura Meninice (1948/1949), de Luiz Gonzaga FleuryThe lessons of Meninice : a study about representations of book reading entered in graduated series Meninice (1948/1949), of Luiz Gonzaga FleuryFleury, Luiz GonzagaLivros e leituraRepresentações sociaisHistória do livro - BrasilBooks and readingSocial representationsBooks - History - BrazilOrientador: Norma Sandra de Almeida FerreiraTese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de EducaçãoResumo: Com o intuito de investigar, relacionar e compreender quais e como as representações sobre o livro de leitura se constroem histórico e socialmente, concretizadas numa produção material e impressa, esse trabalho intenta contribuir para com os estudos sobre a história do livro didático no Brasil, no decorrer da primeira metade do século XX. Para a efetivação de tal propósito a pesquisa se direciona aos discursos presentes em diferentes fontes documentais, como os relatórios dos Anuários do Ensino do Estado de São Paulo, periódicos que circularam na época, como Revista Ensino, Revista Escolar, Revista Educação e o Jornal O Estado de São Paulo. Os discursos produzidos nas três décadas do século XX sobre os livros didáticos constituíam-se por interesses políticos para se implementar um ensino nacionalizado e uniformizado, com isso percebe-se uma construção e apresentação de ideias sobre o que seria e como deveria ser estruturado um livro de leitura considerado de qualidade. Neste sentido, a pesquisa prioriza apreender o que tais enunciados trazem como marca de uma representatividade de "bom" livro de leitura, tomando como corpus investigativo os livros que compõem a série graduada de Língua Portuguesa, Meninice (1948/1949), de Luiz Gonzaga Fleury. O questionamento e a análise proposta ao discurso impresso partem da premissa de que a linguagem está inserida num contexto social de sua produção e carregada de uma pluralidade de sentidos, sedimentadas pela Teoria da Enunciação de Mikhail Bakhtin. O outro suporte teórico está nas concepções sobre a história do livro, história da leitura, noção de representação e de práticas de leitura de Roger Chartier e de Robert Darnton, pautados da perspectiva da história cultural, como também, na verificação das intenções que movimentam o autor ao redigir e o editor ao publicar uma determinada obra. O trabalho considera que as ideias produzidas sobre os livros de leitura, legitimam e demarcam perspectivas ideológicas no campo educacional, que se tornam características predominantes ou constituintes de uma cultura material escolar.Abstract: With the aim of investigating, relate and understand what and how the representations about the book reading historically and socially are built, implemented in a production material and printed, this work brings contribute to studies on the history of textbooks in Brazil, during the first half of the century XX. For the effectuation of such purpose if the research directs the speeches present on different documentary sources, as the reports of Annuário do Ensino do Estado de São Paulo, periodicals that circulated at the time, such as Teaching Magazine, School Magazine, Education Magazine and the newspaper O Estado de Sao Paulo. The discourses produced in the three decades of the 20th century about textbooks were constituted by political interests to implement a nationalized education and uniformed, it realizes a construction and presentation of ideas about what it would be and how it should be structured a book reading considered qualifying. In this sense, the survey stated that such apprehension prioritizes bring as a representation of "good" book reading, taking as corpus books which make up the investigative series graduated of the Portuguese language, Meninice (1948/1949), of Luiz Gonzaga Fleury. The questioning and the proposal analysis of the printed speech come from the premise that the language is embedded in a social context of their production and loaded with a plurality of senses, fielded by the theory of Enunciation of Mikhail Bakhtin. The other theoretical support is in the conceptions of the history of the book, the history of reading, notion of representation and reading practices of Roger Chartier and Robert Darnton, guided by the perspective of cultural history, but also, on checking of intentions that move the author when composing and the editor to publish a given work. The work considers that the ideas produced about reading books, legitimize and mark ideological perspectives in educational field frame, which become predominant features or constituents of a culture school supplies.DoutoradoEducação, Conhecimento, Linguagem e ArteDoutora em Educação[s.n.]Ferreira, Norma Sandra de Almeida, 1950-Toledo, Maria Rita de AlmeidaPaulilo, André LuizLins, Heloísa Andreia de MatosPlatzer, Maria BetaneaUniversidade Estadual de Campinas. Faculdade de EducaçãoPrograma de Pós-Graduação em EducaçãoUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASGoulart, Ilsa do Carmo Vieira, 1975-20142013-12-13T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdf191 p. : il.https://hdl.handle.net/20.500.12733/1621954GOULART, Ilsa do Carmo Vieira. As lições de Meninice: um estudo sobre as representações de livros de leitura inscritas na série graduada de leitura Meninice (1948/1949), de Luiz Gonzaga Fleury. 2014. 191 p. Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1621954. Acesso em: 15 mai. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/920691porreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-02-18T07:13:35Zoai::920691Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/tese/oai.aspsbubd@unicamp.bropendoar:2017-02-18T07:13:35Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false
dc.title.none.fl_str_mv As lições de Meninice : um estudo sobre as representações de livros de leitura inscritas na série graduada de leitura Meninice (1948/1949), de Luiz Gonzaga Fleury
The lessons of Meninice : a study about representations of book reading entered in graduated series Meninice (1948/1949), of Luiz Gonzaga Fleury
title As lições de Meninice : um estudo sobre as representações de livros de leitura inscritas na série graduada de leitura Meninice (1948/1949), de Luiz Gonzaga Fleury
spellingShingle As lições de Meninice : um estudo sobre as representações de livros de leitura inscritas na série graduada de leitura Meninice (1948/1949), de Luiz Gonzaga Fleury
Goulart, Ilsa do Carmo Vieira, 1975-
Fleury, Luiz Gonzaga
Livros e leitura
Representações sociais
História do livro - Brasil
Books and reading
Social representations
Books - History - Brazil
title_short As lições de Meninice : um estudo sobre as representações de livros de leitura inscritas na série graduada de leitura Meninice (1948/1949), de Luiz Gonzaga Fleury
title_full As lições de Meninice : um estudo sobre as representações de livros de leitura inscritas na série graduada de leitura Meninice (1948/1949), de Luiz Gonzaga Fleury
title_fullStr As lições de Meninice : um estudo sobre as representações de livros de leitura inscritas na série graduada de leitura Meninice (1948/1949), de Luiz Gonzaga Fleury
title_full_unstemmed As lições de Meninice : um estudo sobre as representações de livros de leitura inscritas na série graduada de leitura Meninice (1948/1949), de Luiz Gonzaga Fleury
title_sort As lições de Meninice : um estudo sobre as representações de livros de leitura inscritas na série graduada de leitura Meninice (1948/1949), de Luiz Gonzaga Fleury
author Goulart, Ilsa do Carmo Vieira, 1975-
author_facet Goulart, Ilsa do Carmo Vieira, 1975-
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Ferreira, Norma Sandra de Almeida, 1950-
Toledo, Maria Rita de Almeida
Paulilo, André Luiz
Lins, Heloísa Andreia de Matos
Platzer, Maria Betanea
Universidade Estadual de Campinas. Faculdade de Educação
Programa de Pós-Graduação em Educação
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS
dc.contributor.author.fl_str_mv Goulart, Ilsa do Carmo Vieira, 1975-
dc.subject.por.fl_str_mv Fleury, Luiz Gonzaga
Livros e leitura
Representações sociais
História do livro - Brasil
Books and reading
Social representations
Books - History - Brazil
topic Fleury, Luiz Gonzaga
Livros e leitura
Representações sociais
História do livro - Brasil
Books and reading
Social representations
Books - History - Brazil
description Orientador: Norma Sandra de Almeida Ferreira
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-12-13T00:00:00Z
2014
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/20.500.12733/1621954
GOULART, Ilsa do Carmo Vieira. As lições de Meninice: um estudo sobre as representações de livros de leitura inscritas na série graduada de leitura Meninice (1948/1949), de Luiz Gonzaga Fleury. 2014. 191 p. Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1621954. Acesso em: 15 mai. 2024.
url https://hdl.handle.net/20.500.12733/1621954
identifier_str_mv GOULART, Ilsa do Carmo Vieira. As lições de Meninice: um estudo sobre as representações de livros de leitura inscritas na série graduada de leitura Meninice (1948/1949), de Luiz Gonzaga Fleury. 2014. 191 p. Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1621954. Acesso em: 15 mai. 2024.
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/920691
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
191 p. : il.
dc.publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron:UNICAMP
instname_str Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron_str UNICAMP
institution UNICAMP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.mail.fl_str_mv sbubd@unicamp.br
_version_ 1799138518084091904