Desenvolvimento humano, lazer e educação fisica escolar : o papel do componente ludico da cultura

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Souza, Mauricio Teodoro de, 1963-
Data de Publicação: 1994
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
Texto Completo: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1581712
Resumo: Orientador: Nelson Carvalho Marcellino
id UNICAMP-30_aa2133866f3875ad0e96269642c0b3d3
oai_identifier_str oai::79844
network_acronym_str UNICAMP-30
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository_id_str
spelling Desenvolvimento humano, lazer e educação fisica escolar : o papel do componente ludico da culturaEducação física - Ensino de primeiro grauLazer e educaçãoLudoterapiaOrientador: Nelson Carvalho MarcellinoDissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação FisicaResumo: Este estudo teve como objetivo analisar a relação entre o desenvolvimento humano e o conteúdo da aula de Educação Física Escolar, procura também, refletir sobre o papel do componente lúdico na cultura na relação desenvolvimento humano e Educação Física Escolar. A possibilidade de desenvolvimento humano no conteúdo das aulas de Educação Física foi analisada segundo os critérios de Facilitação Clarificação, Catalização e Promoção, baseado em Carvalho. A análise do componente lúdico da cultura deu-se a partir da proposta da Pedagogia da animação, realizada por Marcellino, verificando o espaço da aula de Educação Física como uma possibilidade de manifestação do lúdico ou de suas características. Trata-se de estudo comparativo combinando com pesquisa bibliográfica, tendo sido utilizadas as técnicas de observação e entrevista centrada. Os dados foram coletados em escolas da rede pública municipal de São Paulo, em aulas do ciclo básico. Os resultados dos depoimentos e das observações apontam uma incoerência entre o discurso e a prática realizada pelos professores. O discurso se coloca numa proposta ¿progressista¿ de educação, porém o observado dá conta de uma postura ¿tradicional¿ de educação, seguindo-se a taxionomia da autora Sônia Aparecida Ignácio Silva, onde os alunos são expostos a vários estímulos que vão de encontro à reprodução dos movimentos, sem questionarem esses próprios movimentos e a realidade de sua sociedade. A partir destes pressupostos, é realizada a indicação de uma proposta pedagógica baseada nos conteúdos da área de Lazer, onde procura-se estimular o componente lúdico da cultural da forma e conteúdo das aulas de Educação Física EscolarAbstract: This study had as aim analizing the relation between human Development and the contents of School Physical Education Class. It also tried to think about the culture play component part in the recreation: Human Development and School Physical Education. The possibility of Human Development in the contents of Physical Education Classes was analysed according to facility, clarification, catalysis and promotion criteria based on Carvalho. The analysis o f the culture play component was achieved from Animation Pedagogy proposal done by Marcellino, verifying the Physical education Class space as a possibility of play manifestation and its characteristics. It is a question of a comparative study combined with bibliographical research. Observation technique and fowsed interview have been used. The data were collected in public school in São Paulo country in elementary school classes. The evidence and observation results points out to an incoherence between speech and the practice performance by teachers the speech puts itself in a ¿progressist¿ posture of education, following the taxonomy of author Sônia Aparecida Ignacio Silva, where students are exposed to several stimulus that face the movements reproduction without questioning these movements and the reality of their society. From these presuppositions, is made the indication of a pedagogical proposal, based on leisure area contents are tries to stimulate the culture play component through the form and content of School Physical Education ClassesMestradoEstudos do LazerMestre em Educação Física[s.n.]Marcellino, Nelson Carvalho, 1950-Freire, João BatistaGuimarães, Áurea MariaUniversidade Estadual de Campinas. Faculdade de Educação FísicaPrograma de Pós-Graduação em Educação FísicaUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASSouza, Mauricio Teodoro de, 1963-19941994-07-11T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdf[114]f.https://hdl.handle.net/20.500.12733/1581712SOUZA, Mauricio Teodoro de. Desenvolvimento humano, lazer e educação fisica escolar: o papel do componente ludico da cultura. 1994. [114]f Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação Fisica, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1581712. Acesso em: 14 mai. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/79844porreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-02-18T02:16:00Zoai::79844Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/tese/oai.aspsbubd@unicamp.bropendoar:2017-02-18T02:16Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false
dc.title.none.fl_str_mv Desenvolvimento humano, lazer e educação fisica escolar : o papel do componente ludico da cultura
title Desenvolvimento humano, lazer e educação fisica escolar : o papel do componente ludico da cultura
spellingShingle Desenvolvimento humano, lazer e educação fisica escolar : o papel do componente ludico da cultura
Souza, Mauricio Teodoro de, 1963-
Educação física - Ensino de primeiro grau
Lazer e educação
Ludoterapia
title_short Desenvolvimento humano, lazer e educação fisica escolar : o papel do componente ludico da cultura
title_full Desenvolvimento humano, lazer e educação fisica escolar : o papel do componente ludico da cultura
title_fullStr Desenvolvimento humano, lazer e educação fisica escolar : o papel do componente ludico da cultura
title_full_unstemmed Desenvolvimento humano, lazer e educação fisica escolar : o papel do componente ludico da cultura
title_sort Desenvolvimento humano, lazer e educação fisica escolar : o papel do componente ludico da cultura
author Souza, Mauricio Teodoro de, 1963-
author_facet Souza, Mauricio Teodoro de, 1963-
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Marcellino, Nelson Carvalho, 1950-
Freire, João Batista
Guimarães, Áurea Maria
Universidade Estadual de Campinas. Faculdade de Educação Física
Programa de Pós-Graduação em Educação Física
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS
dc.contributor.author.fl_str_mv Souza, Mauricio Teodoro de, 1963-
dc.subject.por.fl_str_mv Educação física - Ensino de primeiro grau
Lazer e educação
Ludoterapia
topic Educação física - Ensino de primeiro grau
Lazer e educação
Ludoterapia
description Orientador: Nelson Carvalho Marcellino
publishDate 1994
dc.date.none.fl_str_mv 1994
1994-07-11T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/20.500.12733/1581712
SOUZA, Mauricio Teodoro de. Desenvolvimento humano, lazer e educação fisica escolar: o papel do componente ludico da cultura. 1994. [114]f Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação Fisica, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1581712. Acesso em: 14 mai. 2024.
url https://hdl.handle.net/20.500.12733/1581712
identifier_str_mv SOUZA, Mauricio Teodoro de. Desenvolvimento humano, lazer e educação fisica escolar: o papel do componente ludico da cultura. 1994. [114]f Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação Fisica, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1581712. Acesso em: 14 mai. 2024.
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/79844
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
[114]f.
dc.publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron:UNICAMP
instname_str Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron_str UNICAMP
institution UNICAMP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.mail.fl_str_mv sbubd@unicamp.br
_version_ 1799138308737990656