Controle de tráfego agrícola e seus efeitos nos atributos do solo e na cultura da cana-de-açúcar

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Souza, Gustavo Soares de
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
Texto Completo: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1618378
Resumo: Orientadores: Zigomar Menezes de Souza, Reginaldo Barboza da Silva
id UNICAMP-30_b01db041bfd9848c5327795cfedfd710
oai_identifier_str oai::873240
network_acronym_str UNICAMP-30
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository_id_str
spelling Controle de tráfego agrícola e seus efeitos nos atributos do solo e na cultura da cana-de-açúcarControlled traffic farming and its effects on soil attributes and culture of sugarcaneFisica do soloSolos - CompactaçãoSolos - EstruturaMecanização agricolaSoil physicsSoil compactionSoil structureMechanized farmingOrientadores: Zigomar Menezes de Souza, Reginaldo Barboza da SilvaTese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Engenharia AgrícolaResumo: O sistema de produção da cana crua, sem queima da palha e com frequente uso da mecanização agrícola promove o tráfego intenso sobre o solo, resultando na sua compactação. O sistema de manejo com controle de tráfego agrícola representa uma alternativa viável para o setor agrícola, pois separa as zonas de tráfego e não tráfego, concentrando a passagem de pneus em linhas permanentes, diminuindo a influência da compactação sobre a cultura. O objetivo deste trabalho foi comparar os sistemas de manejo com e sem controle de tráfego agrícola em relação à qualidade física de um Latossolo Vermelho, indicada por meio da análise de atributos físicos e mecânicos do solo, e seu efeito na cana-de-açúcar colhida mecanicamente e sem queima. A pesquisa foi desenvolvida em lavoura comercial com os manejos: ausência de controle de tráfego (T); controle de tráfego com ajuste da bitola do trator e transbordos para 3,0 m (CT1); e controle de tráfego com ajuste da bitola e piloto automático. Os atributos do solo avaliados foram: densidade, porosidade, resistência à penetração, conteúdo de água, estabilidade de agregados, teor de carbono e curva de retenção de água do solo. O solo foi amostrado nas linhas de plantio e do rodado e no canteiro, nas camadas 0,00-0,10; 0,10-0,20 e 0,20-0,30 m. A qualidade física do solo foi avaliada por meio do intervalo hídrico ótimo. A estrutura do solo foi avaliada por meio de análise de imagens digitalizadas de monólitos de solo, quantificando a forma e tamanho dos poros. Foram coletadas amostras indeformadas para análise da capacidade de suporte de carga do solo. A cana foi colhida mecanicamente e a produtividade medida por meio de balança específica para transbordo. Amostras de colmo foram coletadas em cada parcela para determinação das variáveis tecnológicas. As raízes foram coletadas em monólitos, separadas do solo por peneiramento. Densidade, porosidade e resistência do solo a penetração demonstraram diferenças entre os sistemas de manejo, com melhores condições físicas nos manejos com controle de tráfego na linha da soqueira e no canteiro. Os índices de agregação e o teor de carbono do solo não diferiram entre os manejos. Foram observadas alterações na retenção de água do solo entre tratamentos. O intervalo hídrico ótimo foi maior no canteiro e linha de plantio nos manejos com controle de tráfego. Predomínio de poros arredondados e complexos indicaram maior porosidade e menor compactação no manejo com controle de tráfego na linha de plantio. A testemunha apresentou maior pressão de pre- consolidação na linha de plantio, enquanto o manejo com controle de tráfego apresentou maior capacidade de suporte de carga na linha do rodado. Os manejos com controle de tráfego apresentaram maior produtividade e rendimento de açúcar. As variáveis tecnológicas não diferiram entre os manejos. O manejo com controle de tráfego apresentou maior massa seca, superfície e volume radicular. Os manejos com controle de tráfego proporcionaram compactação na linha do rodado e preservaram a qualidade física do solo na região da soqueira, resultando no maior desenvolvimento do sistema radicular, com aumento de 18% na produtividade e 20% no rendimento de açúcarAbstract: The sugarcane production system without straw burning and with frequent use of agricultural mechanization promotes the excessive traffic on the soil, resulting in their compaction. The management with controlled traffic farming is a viable alternative for the agricultural sector, because it separates the areas of traffic and no-traffic, focusing on the passage of tires in permanent lines, reducing the influence of compaction on the crop. The objective this work was to compare the management systems with and without controlled traffic farming in relation to soil physical quality, indicated by the analysis of attributes physical and mechanical soil and its effects on sugarcane harvested mechanically and without burning. The research was developed in a commercial farm with the managements: non-controlled traffic (T); controlled traffic with adjustment of the tractor and trailer gauge to 3.0 m (CT1), and controlled traffic with adjustment of the gauges and autopilot (CT2). The soil attributes evaluated were: bulk density, porosity, penetration resistance, water content, aggregate stability, carbon content and soil water retention curve. Soil samples were collected in plant and wheel rows and in the seedbed, in the layers 0.00 to 0.10; 0.10 to 0.20 and 0.20 to 0.30 m. The soil physical quality was evaluated using the least limiting water range. The soil structure was evaluated by digitized images analysis of soil monoliths, quantifying shape and size of the pores. Undisturbed samples were collected for analysis of soil load carrying capacity. The sugarcane was mechanically harvested and the productivity was measured by weighing the sugarcane trailer. Sugarcane stalks were collected from each plot to determine the technological variables. The roots were collected in monoliths, separated from the soil by sieving. Bulk density, porosity and penetration resistance showed differences among management systems, with better physical conditions in the managements with controlled traffic in the plant row and seedbed. The aggregation indices and carbon content didn't differ between managements. There were changes in soil water retention curve between treatments. The least limiting water range was higher in the seedbed and plant row in the controlled traffic. Predominance of rounded and complexes pores showed higher porosity and lower compaction in the controlled traffic in the plant row. The management with non-controlled traffic had a higher soil preconsolidation pressure in the plant row, while the management of controlled traffic had a higher load carrying capacity in the wheel row. The management of controlled traffic had a higher cane productivity and sugar yield. The technological variables didn't differ between managements. The handling with controlled traffic had higher dry mass, surface and volume of roots. The management with controlled traffic promoted soil compaction in wheel row and preserved the soil physical quality in the plant row, resulting in greater root development, with 18% increase in productivity and 20% on yield of sugarDoutoradoEngenharia de Água e SoloDoutor em Engenharia Agrícola[s.n.]Souza, Zigomar Menezes de, 1970-Silva, Reginaldo Barboza da, 1967-Alves, Marlene CristinaTormena, Cassio AntonioCooper, MiguelMatsura, Edson EijiUniversidade Estadual de Campinas. Faculdade de Engenharia AgrícolaPrograma de Pós-Graduação em Engenharia AgrícolaUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASSouza, Gustavo Soares de20122012-12-07T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdf98 p. : il.https://hdl.handle.net/20.500.12733/1618378SOUZA, Gustavo Soares de. Controle de tráfego agrícola e seus efeitos nos atributos do solo e na cultura da cana-de-açúcar. 2012. 98 p. Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Engenharia Agrícola, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1618378. Acesso em: 25 abr. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/873240porreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-02-18T06:43:35Zoai::873240Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/tese/oai.aspsbubd@unicamp.bropendoar:2017-02-18T06:43:35Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false
dc.title.none.fl_str_mv Controle de tráfego agrícola e seus efeitos nos atributos do solo e na cultura da cana-de-açúcar
Controlled traffic farming and its effects on soil attributes and culture of sugarcane
title Controle de tráfego agrícola e seus efeitos nos atributos do solo e na cultura da cana-de-açúcar
spellingShingle Controle de tráfego agrícola e seus efeitos nos atributos do solo e na cultura da cana-de-açúcar
Souza, Gustavo Soares de
Fisica do solo
Solos - Compactação
Solos - Estrutura
Mecanização agricola
Soil physics
Soil compaction
Soil structure
Mechanized farming
title_short Controle de tráfego agrícola e seus efeitos nos atributos do solo e na cultura da cana-de-açúcar
title_full Controle de tráfego agrícola e seus efeitos nos atributos do solo e na cultura da cana-de-açúcar
title_fullStr Controle de tráfego agrícola e seus efeitos nos atributos do solo e na cultura da cana-de-açúcar
title_full_unstemmed Controle de tráfego agrícola e seus efeitos nos atributos do solo e na cultura da cana-de-açúcar
title_sort Controle de tráfego agrícola e seus efeitos nos atributos do solo e na cultura da cana-de-açúcar
author Souza, Gustavo Soares de
author_facet Souza, Gustavo Soares de
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Souza, Zigomar Menezes de, 1970-
Silva, Reginaldo Barboza da, 1967-
Alves, Marlene Cristina
Tormena, Cassio Antonio
Cooper, Miguel
Matsura, Edson Eiji
Universidade Estadual de Campinas. Faculdade de Engenharia Agrícola
Programa de Pós-Graduação em Engenharia Agrícola
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS
dc.contributor.author.fl_str_mv Souza, Gustavo Soares de
dc.subject.por.fl_str_mv Fisica do solo
Solos - Compactação
Solos - Estrutura
Mecanização agricola
Soil physics
Soil compaction
Soil structure
Mechanized farming
topic Fisica do solo
Solos - Compactação
Solos - Estrutura
Mecanização agricola
Soil physics
Soil compaction
Soil structure
Mechanized farming
description Orientadores: Zigomar Menezes de Souza, Reginaldo Barboza da Silva
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012
2012-12-07T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/20.500.12733/1618378
SOUZA, Gustavo Soares de. Controle de tráfego agrícola e seus efeitos nos atributos do solo e na cultura da cana-de-açúcar. 2012. 98 p. Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Engenharia Agrícola, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1618378. Acesso em: 25 abr. 2024.
url https://hdl.handle.net/20.500.12733/1618378
identifier_str_mv SOUZA, Gustavo Soares de. Controle de tráfego agrícola e seus efeitos nos atributos do solo e na cultura da cana-de-açúcar. 2012. 98 p. Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Engenharia Agrícola, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1618378. Acesso em: 25 abr. 2024.
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/873240
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
98 p. : il.
dc.publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron:UNICAMP
instname_str Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron_str UNICAMP
institution UNICAMP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.mail.fl_str_mv sbubd@unicamp.br
_version_ 1797405059228631040