Meu silêncio vai ser um poema : ruídos da Era Vargas na Lira Paulistana
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Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
Texto Completo: | https://hdl.handle.net/20.500.12733/1638363 |
Resumo: | Orientador: Alfredo Cesar Barbosa de Melo |
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Meu silêncio vai ser um poema : ruídos da Era Vargas na Lira PaulistanaMy silence is goning to be a poem : Era Vargas influence at Lira PaulistanaAndrade, Mário de, 1893-1945Teatro Lira PaulistanaPolítica e literaturaAutoritarismoBrasil - Política e governo - 1930-1945Andrade, Mário deLira PaulistanaPolitics and literatureBrazil - Politics and government - 1930-1945AuthoritarianismOrientador: Alfredo Cesar Barbosa de MeloTese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Estudos da LinguagemResumo: Esta pesquisa pretende realizar uma leitura de Lira Paulistana (1945), de Mário de Andrade, propondo a relação entre política e literatura como uma chave para compreensão dos poemas. A obra poética de Mário de Andrade é bastante contemplada pelos estudos literários, mas necessita de uma atenção maior para os seus últimos livros publicados e principalmente para os poemas de Lira Paulistana, uma vez que essa obra ficou restrita, na crítica literária, ao conhecimento do poema "A meditação sobre o Tietê". Considerando a atuação de Mário de Andrade como intelectual e atuante nos momentos efervescentes da modernização da cidade de São Paulo, como os salões modernistas, a realização da Semana de Arte Moderna e como diretor do Departamento de Cultura da cidade de São Paulo (1935-1938), pretendemos refletir sobre a relação delicada entre intelectual e poder no Governo Vargas e as consequências, resultantes dessa relação, na produção artística do intelectual que era, também, funcionário público desse governo autoritário. Nessa militância literária, Mário de Andrade deixou frutos de resistência como a produção dos livros O Carro da Miséria, Café e Lira Paulistana, que lhe renderam a classificação, de mais uma de suas máscaras: a do poeta político, como identificado por João Luis Lafetá. No entanto, para a produção de tais obras em conjunto com sua atuação no funcionalismo público, Mário fez uso da autopreservação, como a não publicação de alguns desses poemas durante a vigência da Era Vargas, demonstrando seu empenho em sacrificar a sua obra em nome do país. Para essa compreensão e para a leitura de Lira Paulistana sob a luz da relação entre intelectuais e poder, nos embasaremos nos estudos de autores como Antonio Candido, Helena Bomeny, Silviano Santiago, Sérgio Miceli e no próprio Mário de Andrade, por meio de seus textos de crítica literária e, principalmente, pela sua ampla obra epistolar de caráter biográfico, que apresenta informações imprescindíveis para estudar a obra desse autorAbstract: This research aims to develop a reading of Lira Paulistana (1945), by Mário de Andrade, as well as to propose a relationship between politics and literature as a key to understand its poems. Mário de Andrade poetic work is widely contemplated by literary studies, but there is a lack of more attention given to the last published books and especially to the poems of Lira Paulistana, since this work was restricted, in literary criticism, to the knowledge around the poem "A meditação sobre o Tietê". Considering the Mário de Andrade's performance as an intellectual and active in the effervescent moments of São Paulo city modernizations, such as the modernist halls, the holding of Semana de Arte Moderna and as director of the Culture Department of São Paulo city (1935-1938), we intended to reflect on the delicate relationship between intellect and power in the Vargas Government and its consequences, resulting from this relationship, on the artistic production of the intelectual, who was also a public servant of this authoritarian government. In this literary militancy, Mário de Andrade has borne the fruits of resistance, such as the production of O Carro da Miséria, Café and Lira Paulistana, books which gave him the classification of one of his masks: the political poet, as identified by João Luis Lafetá. However, for the production of such works in conjunction with his performance in the civil service, Mario used self-preservation, such as the non-publication of some of these poems during the Vargas Era, demonstrating his commitment to sacrifice his work due to the country's benefit. For this understanding and reading regarding Lira Paulistana in the light of the relationship intellectual and power relationship, we are based on the studies of Antonio Candido, Helena Bomeny, Silviano Santiago, Sergio Miceli and Mário de Andrade himself, through their texts of literary criticism and, mainly, his wide epistolary work of biographical character, that presents indispensable information to study the work of this authorDoutoradoTeoria e Crítica LiteráriaDoutora em Teoria e História Literária[s.n.]Melo, Alfredo Cesar Barbosa de, 1979-Siqueira, Joelma SantanaSilva Filho, João Paulo Lima eLotufo, Marcelo FreddiMoraes, Ricardo Gaiotto deUniversidade Estadual de Campinas. Instituto de Estudos da LinguagemPrograma de Pós-Graduação em Teoria e História LiteráriaUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASCunha, Bruna Araujo, 1988-20192019-12-17T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdf1 recurso online (183 p.) : il., digital, arquivo PDF.https://hdl.handle.net/20.500.12733/1638363CUNHA, Bruna Araujo. Meu silêncio vai ser um poema: ruídos da Era Vargas na Lira Paulistana. 2019. 1 recurso online (183 p.) Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Estudos da Linguagem, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1638363. 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