Tecendo sentidos sobre uma escola pública na favela Real Parque : narrativas, experiências e resistências
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2013 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
Texto Completo: | https://hdl.handle.net/20.500.12733/1620883 |
Resumo: | Orientador: Áurea Maria Guimarães |
id |
UNICAMP-30_b379d51e8f27e837ebe0ee772e09be74 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai::911502 |
network_acronym_str |
UNICAMP-30 |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
repository_id_str |
|
spelling |
Tecendo sentidos sobre uma escola pública na favela Real Parque : narrativas, experiências e resistênciasMake senses on a public school in the Favela Real Parque : narratives, experiences and resistanceEscolas públicasFavelasPeriferias urbanasHistória oralViolênciaPublic schoolSlumsOutskirtsOral historyViolenceOrientador: Áurea Maria GuimarãesDissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de EducaçãoResumo: Este estudo analisou como professores, alunos, ex-alunos e funcionários, moradores da favela do Real Parque localizada no bairro do Morumbi, elaboram em meio às desigualdades sociais e educacionais distintos modos de se relacionar e significar a escola pública EMEF José de Alcântara Machado Filho. Para apreender essas percepções sobre a escola foi utilizado o referencial teórico-metodológico da história oral desenvolvido por José Carlos Sebe Bom Meihy. Foram entrevistados oito participantes e a partir de suas histórias de vida foram destacados os temas mais recorrentes em suas narrativas: a experiência de vida, a relação com a favela do Real Parque e os sentidos atribuídos à escola pública. A pesquisa identificou a coexistência de múltiplos sentidos que, também, são ambivalentes. Sendo assim, concluiu-se que os significados atribuídos à escola pública não são um dado a priori, mas vão sendo construídos na relação que as pessoas estabelecem com a instituição escolar e com as desigualdades que perpassam suas histórias de vida. Embora esse trabalho aborde questões de uma determinada realidade escolar, é possível ampliar essa problemática aos desafios concernentes às questões educacionais, em especial aos da escola pública, inserida nas periferias e favelas das grandes metrópoles brasileiras.Abstract: This study analyzed how teachers, students, former students and employees, habitants of Real Parque slum, located at Morumbi neighborhood, elaborate through social and educational inequalities, distinct ways of relate and signify the public school EMEF José de Alcântara Machado Filho. In order to capture these perceptions about school, it was used the theoreticmethodological referential of oral history developed by José Carlos Sebe Bom Meihy. Eight participants were interviewed and, from their life stories, the most recurrent themes in their narratives were stressed: the life experience, the relationship with Real Parque slum and the meanings attributed to the public school. The research identified the coexistence of multiple meanings, which are also ambivalent. In this perspective, it was concluded that the meanings attributed to the public school are not a single data a priori, but they are being constructed through the relationship people establish with the scholar institution and with the inequalities that undergo their life stories. Despite this work approaches questions of a particular scholar reality, it is possible to extend this problematic issue to the challenges concerning educational questions, specially public school ones, inserted in the outskirts and slums of the big Brazilian metropolises.MestradoEnsino e Práticas CulturaisMestre em Educação[s.n.]Guimarães, Áurea Maria, 1950-Zan, Dirce Djanira Pacheco eSchilling, Flavia InesUniversidade Estadual de Campinas. Faculdade de EducaçãoPrograma de Pós-Graduação em EducaçãoUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASSilva, Karina Santos da, 1986-2013info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdf142 p. : il.https://hdl.handle.net/20.500.12733/1620883SILVA, Karina Santos da. Tecendo sentidos sobre uma escola pública na favela Real Parque: narrativas, experiências e resistências. 2013. 142 p. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1620883. Acesso em: 15 mai. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/911502porreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-02-18T07:04:17Zoai::911502Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/tese/oai.aspsbubd@unicamp.bropendoar:2017-02-18T07:04:17Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Tecendo sentidos sobre uma escola pública na favela Real Parque : narrativas, experiências e resistências Make senses on a public school in the Favela Real Parque : narratives, experiences and resistance |
title |
Tecendo sentidos sobre uma escola pública na favela Real Parque : narrativas, experiências e resistências |
spellingShingle |
Tecendo sentidos sobre uma escola pública na favela Real Parque : narrativas, experiências e resistências Silva, Karina Santos da, 1986- Escolas públicas Favelas Periferias urbanas História oral Violência Public school Slums Outskirts Oral history Violence |
title_short |
Tecendo sentidos sobre uma escola pública na favela Real Parque : narrativas, experiências e resistências |
title_full |
Tecendo sentidos sobre uma escola pública na favela Real Parque : narrativas, experiências e resistências |
title_fullStr |
Tecendo sentidos sobre uma escola pública na favela Real Parque : narrativas, experiências e resistências |
title_full_unstemmed |
Tecendo sentidos sobre uma escola pública na favela Real Parque : narrativas, experiências e resistências |
title_sort |
Tecendo sentidos sobre uma escola pública na favela Real Parque : narrativas, experiências e resistências |
author |
Silva, Karina Santos da, 1986- |
author_facet |
Silva, Karina Santos da, 1986- |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Guimarães, Áurea Maria, 1950- Zan, Dirce Djanira Pacheco e Schilling, Flavia Ines Universidade Estadual de Campinas. Faculdade de Educação Programa de Pós-Graduação em Educação UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Silva, Karina Santos da, 1986- |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Escolas públicas Favelas Periferias urbanas História oral Violência Public school Slums Outskirts Oral history Violence |
topic |
Escolas públicas Favelas Periferias urbanas História oral Violência Public school Slums Outskirts Oral history Violence |
description |
Orientador: Áurea Maria Guimarães |
publishDate |
2013 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2013 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://hdl.handle.net/20.500.12733/1620883 SILVA, Karina Santos da. Tecendo sentidos sobre uma escola pública na favela Real Parque: narrativas, experiências e resistências. 2013. 142 p. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1620883. Acesso em: 15 mai. 2024. |
url |
https://hdl.handle.net/20.500.12733/1620883 |
identifier_str_mv |
SILVA, Karina Santos da. Tecendo sentidos sobre uma escola pública na favela Real Parque: narrativas, experiências e resistências. 2013. 142 p. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1620883. Acesso em: 15 mai. 2024. |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/911502 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf 142 p. : il. |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
[s.n.] |
publisher.none.fl_str_mv |
[s.n.] |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) instacron:UNICAMP |
instname_str |
Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
instacron_str |
UNICAMP |
institution |
UNICAMP |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
repository.mail.fl_str_mv |
sbubd@unicamp.br |
_version_ |
1799138512842260480 |