Tecendo sentidos sobre uma escola pública na favela Real Parque : narrativas, experiências e resistências

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Karina Santos da, 1986-
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
Texto Completo: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1620883
Resumo: Orientador: Áurea Maria Guimarães
id UNICAMP-30_b379d51e8f27e837ebe0ee772e09be74
oai_identifier_str oai::911502
network_acronym_str UNICAMP-30
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository_id_str
spelling Tecendo sentidos sobre uma escola pública na favela Real Parque : narrativas, experiências e resistênciasMake senses on a public school in the Favela Real Parque : narratives, experiences and resistanceEscolas públicasFavelasPeriferias urbanasHistória oralViolênciaPublic schoolSlumsOutskirtsOral historyViolenceOrientador: Áurea Maria GuimarãesDissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de EducaçãoResumo: Este estudo analisou como professores, alunos, ex-alunos e funcionários, moradores da favela do Real Parque localizada no bairro do Morumbi, elaboram em meio às desigualdades sociais e educacionais distintos modos de se relacionar e significar a escola pública EMEF José de Alcântara Machado Filho. Para apreender essas percepções sobre a escola foi utilizado o referencial teórico-metodológico da história oral desenvolvido por José Carlos Sebe Bom Meihy. Foram entrevistados oito participantes e a partir de suas histórias de vida foram destacados os temas mais recorrentes em suas narrativas: a experiência de vida, a relação com a favela do Real Parque e os sentidos atribuídos à escola pública. A pesquisa identificou a coexistência de múltiplos sentidos que, também, são ambivalentes. Sendo assim, concluiu-se que os significados atribuídos à escola pública não são um dado a priori, mas vão sendo construídos na relação que as pessoas estabelecem com a instituição escolar e com as desigualdades que perpassam suas histórias de vida. Embora esse trabalho aborde questões de uma determinada realidade escolar, é possível ampliar essa problemática aos desafios concernentes às questões educacionais, em especial aos da escola pública, inserida nas periferias e favelas das grandes metrópoles brasileiras.Abstract: This study analyzed how teachers, students, former students and employees, habitants of Real Parque slum, located at Morumbi neighborhood, elaborate through social and educational inequalities, distinct ways of relate and signify the public school EMEF José de Alcântara Machado Filho. In order to capture these perceptions about school, it was used the theoreticmethodological referential of oral history developed by José Carlos Sebe Bom Meihy. Eight participants were interviewed and, from their life stories, the most recurrent themes in their narratives were stressed: the life experience, the relationship with Real Parque slum and the meanings attributed to the public school. The research identified the coexistence of multiple meanings, which are also ambivalent. In this perspective, it was concluded that the meanings attributed to the public school are not a single data a priori, but they are being constructed through the relationship people establish with the scholar institution and with the inequalities that undergo their life stories. Despite this work approaches questions of a particular scholar reality, it is possible to extend this problematic issue to the challenges concerning educational questions, specially public school ones, inserted in the outskirts and slums of the big Brazilian metropolises.MestradoEnsino e Práticas CulturaisMestre em Educação[s.n.]Guimarães, Áurea Maria, 1950-Zan, Dirce Djanira Pacheco eSchilling, Flavia InesUniversidade Estadual de Campinas. Faculdade de EducaçãoPrograma de Pós-Graduação em EducaçãoUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASSilva, Karina Santos da, 1986-2013info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdf142 p. : il.https://hdl.handle.net/20.500.12733/1620883SILVA, Karina Santos da. Tecendo sentidos sobre uma escola pública na favela Real Parque: narrativas, experiências e resistências. 2013. 142 p. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1620883. Acesso em: 15 mai. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/911502porreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-02-18T07:04:17Zoai::911502Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/tese/oai.aspsbubd@unicamp.bropendoar:2017-02-18T07:04:17Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false
dc.title.none.fl_str_mv Tecendo sentidos sobre uma escola pública na favela Real Parque : narrativas, experiências e resistências
Make senses on a public school in the Favela Real Parque : narratives, experiences and resistance
title Tecendo sentidos sobre uma escola pública na favela Real Parque : narrativas, experiências e resistências
spellingShingle Tecendo sentidos sobre uma escola pública na favela Real Parque : narrativas, experiências e resistências
Silva, Karina Santos da, 1986-
Escolas públicas
Favelas
Periferias urbanas
História oral
Violência
Public school
Slums
Outskirts
Oral history
Violence
title_short Tecendo sentidos sobre uma escola pública na favela Real Parque : narrativas, experiências e resistências
title_full Tecendo sentidos sobre uma escola pública na favela Real Parque : narrativas, experiências e resistências
title_fullStr Tecendo sentidos sobre uma escola pública na favela Real Parque : narrativas, experiências e resistências
title_full_unstemmed Tecendo sentidos sobre uma escola pública na favela Real Parque : narrativas, experiências e resistências
title_sort Tecendo sentidos sobre uma escola pública na favela Real Parque : narrativas, experiências e resistências
author Silva, Karina Santos da, 1986-
author_facet Silva, Karina Santos da, 1986-
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Guimarães, Áurea Maria, 1950-
Zan, Dirce Djanira Pacheco e
Schilling, Flavia Ines
Universidade Estadual de Campinas. Faculdade de Educação
Programa de Pós-Graduação em Educação
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Karina Santos da, 1986-
dc.subject.por.fl_str_mv Escolas públicas
Favelas
Periferias urbanas
História oral
Violência
Public school
Slums
Outskirts
Oral history
Violence
topic Escolas públicas
Favelas
Periferias urbanas
História oral
Violência
Public school
Slums
Outskirts
Oral history
Violence
description Orientador: Áurea Maria Guimarães
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/20.500.12733/1620883
SILVA, Karina Santos da. Tecendo sentidos sobre uma escola pública na favela Real Parque: narrativas, experiências e resistências. 2013. 142 p. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1620883. Acesso em: 15 mai. 2024.
url https://hdl.handle.net/20.500.12733/1620883
identifier_str_mv SILVA, Karina Santos da. Tecendo sentidos sobre uma escola pública na favela Real Parque: narrativas, experiências e resistências. 2013. 142 p. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1620883. Acesso em: 15 mai. 2024.
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/911502
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
142 p. : il.
dc.publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron:UNICAMP
instname_str Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron_str UNICAMP
institution UNICAMP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.mail.fl_str_mv sbubd@unicamp.br
_version_ 1799138512842260480