Educação ambiental e o ensino de geografia : bacias dos rios Piracicaba, Capivari e Jundiai

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Bortolozzi, Arlêude, 1947-
Data de Publicação: 1997
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
Texto Completo: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1585301
Resumo: Orientador: Archimedes Perez Filho
id UNICAMP-30_b498f0bd7868335ee1c432fd13219203
oai_identifier_str oai::120517
network_acronym_str UNICAMP-30
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository_id_str
spelling Educação ambiental e o ensino de geografia : bacias dos rios Piracicaba, Capivari e JundiaiEducação ambientalGeografia - Estudo e ensinoAbordagem interdisciplinar do conhecimento na educaçãoCidadaniaBacias hidrográficas - São Paulo (Estado)Orientador: Archimedes Perez FilhoTese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de EducaçãoResumo: Este estudo objetivou detectar as potencialidades disponíveis nas escolas públicas de 10 grau, localizadas na área das bacias hidrográficas dos rios Piracicaba,Capivari, lundiaí no Estado de São Paulo, para o desenvolvimento de um processo educativo que inclua a temática ambiental. Analisando qualitativamente as atividades da chamada Educação Ambiental através do ensino da geografia, procurou buscar a integração entre a questão ambiental e o sistema educacional, visando contribuir para a capacitação dos professores, a melhoria da qualidade do ensino de 10 Grau, oferecendo sugestões para o desenvolvimento de uma proposta de realização de programas interdisciplinares para o ensino dessa disciplina, bem como apoiar a produção de materiais instrucionais mais adequados à compreensão dos problemas ambientais da região, que envolvem tanto os aspectos do meio físico como também os sócio-econômicos, políticos e culturais. A Educação Ambiental formal e não formal, devem ter como objetivos desenvolver nova consciência sobre problemas ambientais, novos valores e ações para o desenvolvimento sustentável dos recursos naturais e melhor qualidade de vida. Compreendendo assim, o conjunto de práticas individuais e coletivas, realizáveis através da apropriação de conhecimentos, valores e comportamentos, visa recuperar, preservar e conservar o meio ambiente natural e socialmente construí do e, o desenvolvimento da cidadania. As informações nessa pesquisa, foram coletadas por questionários e entrevistas com professores que ensinam geografia na região. Analisando suas visões da crise ambiental e da educação ambiental, procurou por uma análise mais aprofundada de uma experiência escolhida como sendo portadora de alguns insights para uma prática integradora do ensino (O Projeto de Educação Ambiental das Micro-bacias do Córregos Areia e Areia Branca), detectar também as razões que motivaram os professores para ações mais inovadorasAbstract: This research sought to identify the potencialities available in elementary public schools - located in the hidrographic basin areas of Piracicaba, Capivari and Jundiaí, in the Brazilian state of São Paulo - for the development of an educational process wich includes environmental issues. Experiences of environmental education within geography teaching are qualitatively analyzed and assessed in order to formulate guidelines and sugestions for an interdisciplinary, integrated program of instruction in that academic discipline. The goals of this study and that proposed program are to qualify teachers and raise teaching levels and improve instructional materiaIs at the elementary school leveI (with reference to basin regions and conservation of natural ressources), for a better comprehension of regional environmental problems, including aspects of the physical, as well as the economic, political and cultural aspects. Both formal and informal environmental education should have as their objectives the development of consciousness with respect to environmental problems, new values and actions for a sustainable development, and improved quality of life. Thus, they include a set of individual and collective practices, attainable through the appropriation of knowledge, values and behaviors, and aimed at both the recovery, preservation and conservation of the natural and socially-produced environment and the development of citizenship. Research data were collected through questionnaires and interviews with geography teachers in the region in order to analyze their perspectives on the environmental crisis and on environmental education, in general, and more specifically, a detaild analysis of a particular experience which provides insights for an integrated teaching practice ¿ The Environmental Education Project of the Micro-basins of the Areia and Areia Branca Streams - insofar as it reveals the motivations of teachers in the development of innovative teaching practicesDoutoradoCiências Sociais Aplicadas à EducaçãoDoutor em Educação[s.n.]Perez Filho, Archimedes, 1947-Universidade Estadual de Campinas. Faculdade de EducaçãoPrograma de Pós-Graduação não informadoUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASBortolozzi, Arlêude, 1947-19971997-10-02T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdf268f.(Broch.)https://hdl.handle.net/20.500.12733/1585301BORTOLOZZI, Arlêude. Educação ambiental e o ensino de geografia: bacias dos rios Piracicaba, Capivari e Jundiai. 1997. 268f Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1585301. Acesso em: 14 mai. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/120517porreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-02-18T02:40:22Zoai::120517Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/tese/oai.aspsbubd@unicamp.bropendoar:2017-02-18T02:40:22Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false
dc.title.none.fl_str_mv Educação ambiental e o ensino de geografia : bacias dos rios Piracicaba, Capivari e Jundiai
title Educação ambiental e o ensino de geografia : bacias dos rios Piracicaba, Capivari e Jundiai
spellingShingle Educação ambiental e o ensino de geografia : bacias dos rios Piracicaba, Capivari e Jundiai
Bortolozzi, Arlêude, 1947-
Educação ambiental
Geografia - Estudo e ensino
Abordagem interdisciplinar do conhecimento na educação
Cidadania
Bacias hidrográficas - São Paulo (Estado)
title_short Educação ambiental e o ensino de geografia : bacias dos rios Piracicaba, Capivari e Jundiai
title_full Educação ambiental e o ensino de geografia : bacias dos rios Piracicaba, Capivari e Jundiai
title_fullStr Educação ambiental e o ensino de geografia : bacias dos rios Piracicaba, Capivari e Jundiai
title_full_unstemmed Educação ambiental e o ensino de geografia : bacias dos rios Piracicaba, Capivari e Jundiai
title_sort Educação ambiental e o ensino de geografia : bacias dos rios Piracicaba, Capivari e Jundiai
author Bortolozzi, Arlêude, 1947-
author_facet Bortolozzi, Arlêude, 1947-
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Perez Filho, Archimedes, 1947-
Universidade Estadual de Campinas. Faculdade de Educação
Programa de Pós-Graduação não informado
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS
dc.contributor.author.fl_str_mv Bortolozzi, Arlêude, 1947-
dc.subject.por.fl_str_mv Educação ambiental
Geografia - Estudo e ensino
Abordagem interdisciplinar do conhecimento na educação
Cidadania
Bacias hidrográficas - São Paulo (Estado)
topic Educação ambiental
Geografia - Estudo e ensino
Abordagem interdisciplinar do conhecimento na educação
Cidadania
Bacias hidrográficas - São Paulo (Estado)
description Orientador: Archimedes Perez Filho
publishDate 1997
dc.date.none.fl_str_mv 1997
1997-10-02T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv (Broch.)
https://hdl.handle.net/20.500.12733/1585301
BORTOLOZZI, Arlêude. Educação ambiental e o ensino de geografia: bacias dos rios Piracicaba, Capivari e Jundiai. 1997. 268f Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1585301. Acesso em: 14 mai. 2024.
identifier_str_mv (Broch.)
BORTOLOZZI, Arlêude. Educação ambiental e o ensino de geografia: bacias dos rios Piracicaba, Capivari e Jundiai. 1997. 268f Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1585301. Acesso em: 14 mai. 2024.
url https://hdl.handle.net/20.500.12733/1585301
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/120517
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
268f.
dc.publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron:UNICAMP
instname_str Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron_str UNICAMP
institution UNICAMP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.mail.fl_str_mv sbubd@unicamp.br
_version_ 1799138328746917888