Narrativa e dramatização nos entrelugares da educação infantil

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Tânia Cristina Alves dos, 1973-
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
Texto Completo: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1620235
Resumo: Orientador: Marcia Maria Strazzacappa Hernandez
id UNICAMP-30_e92e97db4f23000f7846abb62828439e
oai_identifier_str oai::906704
network_acronym_str UNICAMP-30
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository_id_str
spelling Narrativa e dramatização nos entrelugares da educação infantilNarrative and drama in early childhood education landArteDramatizaçãoNarrativasEducação de criançasArtDramaNarrativeEarly childhood educationOrientador: Marcia Maria Strazzacappa HernandezDissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de EducaçãoResumo: Nesta pesquisa, busco discutir quais as contribuições que a arte, por meio das narrativas e dramatizações, pode trazer para as crianças de 03 a 06 anos. Tomando como base algumas práticas registradas e documentadas no cotidiano de um Centro Municipal de Educação Infantil (CEMEI) da rede municipal de Campinas, desenvolvidas por mim e por outra professora, as quais envolvem histórias contadas pelas crianças, busco demonstrar sua capacidade de representação e criação a partir de vivências que transitam entre os movimentos corporais e a contação de histórias. Esta pesquisa é pautada na concepção histórico-cultural abordada por Vygotsky (1991) que apresenta a criança como sendo um ser social, inserida em uma cultura que se constitui nas relações de alteridade. Um outro aporte teórico é o referencial da Pedagogia da Infância que, conforme Prado (1998) e Gobbi (1997), apresenta as crianças como protagonistas, donas da cena e portadoras de vozes e ouvidos, vistas como aquelas que produzem história e constroem cultura, sendo necessário assegurar seus direitos de serem crianças. Para sustentar as definições de narrativa, dramatização, dialogo com Santos (2002), Slade (1978), Koudela (1992) e Machado (2004). As análises feitas a partir de algumas vivências apontam para a necessidade de um investimento maior no trabalho com a arte nas instituições de Educação Infantil. Também apontam para a importância das práticas que envolvem a arte no desenvolvimento da capacidade imaginária e criativa das crianças e sua expressão.Abstract: In this research, I discuss what contributions that art, through narratives and dramas, can bring to 03 to 06 year old children. Based on some practices recorded and documented of the daily life in an Early Childhood Education Center City (CEMEI) of Campinas district, I demonstrate the children's ability to act and create from experiences that transiting between body movements and storytelling. These practices were developed by myself and another teacher and involve stories told by children. This research is based on a cultural-historical concept addressed by Vygotsky (1991) who presents the child as a social being, inserted in a culture that is constituted in relations of alterity. Another theoretical contribution is the benchmark of Child Pedagogy that, according to Prado (1998) and Gobbi (1997), presents children as protagonists, owners of the scene and carrying voices and ears and they are seen as those who produce history and build culture, therefore is necessary to ensure their right to be children. To sustain the definitions of narrative and drama, I dialogue with Santos (2002), Slade (1978), Koudela (2001) and Machado (2004). Analyses made from some experiences point to the need of a greater investment in working with art in Early Childhood Education institutions. They also point to the importance of practices that involve art in the development of creative and imaginary ability of children and their expression.MestradoEducação, Conhecimento, Linguagem e ArteMestra em Educação[s.n.]Santos, Tânia Cristina Alves dos, 1973-Strazzacappa Hernandez, Marcia Maria, 1965-Prado, Guilherme do Val ToledoFigueiredo, Valeria Maria Chaves dePrado, Patricia DiasCintra, Simone Cristiane SilveiraUniversidade Estadual de Campinas. Faculdade de EducaçãoPrograma de Pós-Graduação em EducaçãoUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASSantos, Tânia Cristina Alves dos, 1973-20122012-06-12T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdf96 p. : il.https://hdl.handle.net/20.500.12733/1620235SANTOS, Tânia Cristina Alves dos. Narrativa e dramatização nos entrelugares da educação infantil. 2012. 96 p. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1620235. Acesso em: 15 mai. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/906704porreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-02-18T06:59:04Zoai::906704Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/tese/oai.aspsbubd@unicamp.bropendoar:2017-02-18T06:59:04Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false
dc.title.none.fl_str_mv Narrativa e dramatização nos entrelugares da educação infantil
Narrative and drama in early childhood education land
title Narrativa e dramatização nos entrelugares da educação infantil
spellingShingle Narrativa e dramatização nos entrelugares da educação infantil
Santos, Tânia Cristina Alves dos, 1973-
Arte
Dramatização
Narrativas
Educação de crianças
Art
Drama
Narrative
Early childhood education
title_short Narrativa e dramatização nos entrelugares da educação infantil
title_full Narrativa e dramatização nos entrelugares da educação infantil
title_fullStr Narrativa e dramatização nos entrelugares da educação infantil
title_full_unstemmed Narrativa e dramatização nos entrelugares da educação infantil
title_sort Narrativa e dramatização nos entrelugares da educação infantil
author Santos, Tânia Cristina Alves dos, 1973-
author_facet Santos, Tânia Cristina Alves dos, 1973-
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Santos, Tânia Cristina Alves dos, 1973-
Strazzacappa Hernandez, Marcia Maria, 1965-
Prado, Guilherme do Val Toledo
Figueiredo, Valeria Maria Chaves de
Prado, Patricia Dias
Cintra, Simone Cristiane Silveira
Universidade Estadual de Campinas. Faculdade de Educação
Programa de Pós-Graduação em Educação
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS
dc.contributor.author.fl_str_mv Santos, Tânia Cristina Alves dos, 1973-
dc.subject.por.fl_str_mv Arte
Dramatização
Narrativas
Educação de crianças
Art
Drama
Narrative
Early childhood education
topic Arte
Dramatização
Narrativas
Educação de crianças
Art
Drama
Narrative
Early childhood education
description Orientador: Marcia Maria Strazzacappa Hernandez
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012
2012-06-12T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/20.500.12733/1620235
SANTOS, Tânia Cristina Alves dos. Narrativa e dramatização nos entrelugares da educação infantil. 2012. 96 p. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1620235. Acesso em: 15 mai. 2024.
url https://hdl.handle.net/20.500.12733/1620235
identifier_str_mv SANTOS, Tânia Cristina Alves dos. Narrativa e dramatização nos entrelugares da educação infantil. 2012. 96 p. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1620235. Acesso em: 15 mai. 2024.
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/906704
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
96 p. : il.
dc.publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron:UNICAMP
instname_str Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron_str UNICAMP
institution UNICAMP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.mail.fl_str_mv sbubd@unicamp.br
_version_ 1799138509655638016