Narrativa e dramatização nos entrelugares da educação infantil
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2012 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
Texto Completo: | https://hdl.handle.net/20.500.12733/1620235 |
Resumo: | Orientador: Marcia Maria Strazzacappa Hernandez |
id |
UNICAMP-30_e92e97db4f23000f7846abb62828439e |
---|---|
oai_identifier_str |
oai::906704 |
network_acronym_str |
UNICAMP-30 |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
repository_id_str |
|
spelling |
Narrativa e dramatização nos entrelugares da educação infantilNarrative and drama in early childhood education landArteDramatizaçãoNarrativasEducação de criançasArtDramaNarrativeEarly childhood educationOrientador: Marcia Maria Strazzacappa HernandezDissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de EducaçãoResumo: Nesta pesquisa, busco discutir quais as contribuições que a arte, por meio das narrativas e dramatizações, pode trazer para as crianças de 03 a 06 anos. Tomando como base algumas práticas registradas e documentadas no cotidiano de um Centro Municipal de Educação Infantil (CEMEI) da rede municipal de Campinas, desenvolvidas por mim e por outra professora, as quais envolvem histórias contadas pelas crianças, busco demonstrar sua capacidade de representação e criação a partir de vivências que transitam entre os movimentos corporais e a contação de histórias. Esta pesquisa é pautada na concepção histórico-cultural abordada por Vygotsky (1991) que apresenta a criança como sendo um ser social, inserida em uma cultura que se constitui nas relações de alteridade. Um outro aporte teórico é o referencial da Pedagogia da Infância que, conforme Prado (1998) e Gobbi (1997), apresenta as crianças como protagonistas, donas da cena e portadoras de vozes e ouvidos, vistas como aquelas que produzem história e constroem cultura, sendo necessário assegurar seus direitos de serem crianças. Para sustentar as definições de narrativa, dramatização, dialogo com Santos (2002), Slade (1978), Koudela (1992) e Machado (2004). As análises feitas a partir de algumas vivências apontam para a necessidade de um investimento maior no trabalho com a arte nas instituições de Educação Infantil. Também apontam para a importância das práticas que envolvem a arte no desenvolvimento da capacidade imaginária e criativa das crianças e sua expressão.Abstract: In this research, I discuss what contributions that art, through narratives and dramas, can bring to 03 to 06 year old children. Based on some practices recorded and documented of the daily life in an Early Childhood Education Center City (CEMEI) of Campinas district, I demonstrate the children's ability to act and create from experiences that transiting between body movements and storytelling. These practices were developed by myself and another teacher and involve stories told by children. This research is based on a cultural-historical concept addressed by Vygotsky (1991) who presents the child as a social being, inserted in a culture that is constituted in relations of alterity. Another theoretical contribution is the benchmark of Child Pedagogy that, according to Prado (1998) and Gobbi (1997), presents children as protagonists, owners of the scene and carrying voices and ears and they are seen as those who produce history and build culture, therefore is necessary to ensure their right to be children. To sustain the definitions of narrative and drama, I dialogue with Santos (2002), Slade (1978), Koudela (2001) and Machado (2004). Analyses made from some experiences point to the need of a greater investment in working with art in Early Childhood Education institutions. They also point to the importance of practices that involve art in the development of creative and imaginary ability of children and their expression.MestradoEducação, Conhecimento, Linguagem e ArteMestra em Educação[s.n.]Santos, Tânia Cristina Alves dos, 1973-Strazzacappa Hernandez, Marcia Maria, 1965-Prado, Guilherme do Val ToledoFigueiredo, Valeria Maria Chaves dePrado, Patricia DiasCintra, Simone Cristiane SilveiraUniversidade Estadual de Campinas. Faculdade de EducaçãoPrograma de Pós-Graduação em EducaçãoUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASSantos, Tânia Cristina Alves dos, 1973-20122012-06-12T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdf96 p. : il.https://hdl.handle.net/20.500.12733/1620235SANTOS, Tânia Cristina Alves dos. Narrativa e dramatização nos entrelugares da educação infantil. 2012. 96 p. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1620235. Acesso em: 15 mai. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/906704porreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-02-18T06:59:04Zoai::906704Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/tese/oai.aspsbubd@unicamp.bropendoar:2017-02-18T06:59:04Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Narrativa e dramatização nos entrelugares da educação infantil Narrative and drama in early childhood education land |
title |
Narrativa e dramatização nos entrelugares da educação infantil |
spellingShingle |
Narrativa e dramatização nos entrelugares da educação infantil Santos, Tânia Cristina Alves dos, 1973- Arte Dramatização Narrativas Educação de crianças Art Drama Narrative Early childhood education |
title_short |
Narrativa e dramatização nos entrelugares da educação infantil |
title_full |
Narrativa e dramatização nos entrelugares da educação infantil |
title_fullStr |
Narrativa e dramatização nos entrelugares da educação infantil |
title_full_unstemmed |
Narrativa e dramatização nos entrelugares da educação infantil |
title_sort |
Narrativa e dramatização nos entrelugares da educação infantil |
author |
Santos, Tânia Cristina Alves dos, 1973- |
author_facet |
Santos, Tânia Cristina Alves dos, 1973- |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Santos, Tânia Cristina Alves dos, 1973- Strazzacappa Hernandez, Marcia Maria, 1965- Prado, Guilherme do Val Toledo Figueiredo, Valeria Maria Chaves de Prado, Patricia Dias Cintra, Simone Cristiane Silveira Universidade Estadual de Campinas. Faculdade de Educação Programa de Pós-Graduação em Educação UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Santos, Tânia Cristina Alves dos, 1973- |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Arte Dramatização Narrativas Educação de crianças Art Drama Narrative Early childhood education |
topic |
Arte Dramatização Narrativas Educação de crianças Art Drama Narrative Early childhood education |
description |
Orientador: Marcia Maria Strazzacappa Hernandez |
publishDate |
2012 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2012 2012-06-12T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://hdl.handle.net/20.500.12733/1620235 SANTOS, Tânia Cristina Alves dos. Narrativa e dramatização nos entrelugares da educação infantil. 2012. 96 p. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1620235. Acesso em: 15 mai. 2024. |
url |
https://hdl.handle.net/20.500.12733/1620235 |
identifier_str_mv |
SANTOS, Tânia Cristina Alves dos. Narrativa e dramatização nos entrelugares da educação infantil. 2012. 96 p. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1620235. Acesso em: 15 mai. 2024. |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/906704 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf 96 p. : il. |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
[s.n.] |
publisher.none.fl_str_mv |
[s.n.] |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) instacron:UNICAMP |
instname_str |
Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
instacron_str |
UNICAMP |
institution |
UNICAMP |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
repository.mail.fl_str_mv |
sbubd@unicamp.br |
_version_ |
1799138509655638016 |