Pedaços do tempo, gestos partidos : memorias do corpo em movimento na fotografia de Etienne-Jules Marey

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Terra, Vinicius Demarchi Silva, 1976-
Data de Publicação: 2002
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
Texto Completo: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1592547
Resumo: Orientador: Carmen Lucia Soares
id UNICAMP-30_ea07d077cb00ec7a0b90f9029f29fea6
oai_identifier_str oai::251306
network_acronym_str UNICAMP-30
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository_id_str
spelling Pedaços do tempo, gestos partidos : memorias do corpo em movimento na fotografia de Etienne-Jules MareyCronofotografiaExpressão corporalArte e fotografiaEducação - HistóriaOrientador: Carmen Lucia SoaresDissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de EducaçãoResumo: Conduzidos inicialmente pela cronofotografia de Etienne-Jules Marey, percorremos os caos metodológicos desse fisiologista Francês em suas análises de ecomposição do movimento, buscando persistências de um suposto programa de educação visual do corpo urbano na memória das representações visuais da ciência médica do final do século XIX e na arte do começo do século XVI. A pesquisa teve como fontes inspiradoras as imagens de Marey em seu esforço de captação, decomposiçâo e síntese gráfica do movimento corporal, e seguiu em busca das persistências desta forma de olhar o corpo nos estudos anatômicos e pictóricos de Leonardo Da Vinci. Pudemos perceber, neste arcabouço de imagens, uma mudança nas formas de representação e estudo visual do corpo (e da alma): nelas o corpo, mecânico e termodinâmica, devidamente harmonizado cm qualidades médias e prudentes, serve como modelo das nossas formas de imaginar o real e de reproduzi-lo. Envolvido nesta trama, encontramos Georges Demeny, assistente de Marey e fundador do Método de Ginástica lèacional, o projeto pedagógico-laboratorial que sistematizaria os conceitos visuais que estudamos num notável modelo de Educação Física, que, por sua vez, se encarnaria nos corpos do trabalho, da nação, da urbes. Atravessando toda a nossa escrita, lampeja a máquina fotográfica, uma alegoria da cidade. Este complexo aparato urbano é entendida, também, como lugar de educação da memória. Ela (a máquina) é uma imagem em potência que em suas preciosas fagulhas ajuda-nos a entender os lastros pedagógicos que emanam da urbes: caixa-preta de tácitos mecanismos, ela conserva a memória, filtra a luz, comprime as aberturas, regula as velocidades da cidade. Enfim: educa os corpos, em sua sensibilidade mecânica e poéticaAbstract: Initially based on the Etienne-Jules Marey¿s chronophotography, we went through the methodological research of this French physiologist about the analysis of the fagmentation of the movement, searching for a persistence of a supposed ¿visual educational program of the urban body¿ in the memory of visual representation in the late nineteenth century medical science and in the art of the beginning of sixteenth century.Present research had as inspiration Marey¿s images -- which were result of Marey effort to capture, decompose and graphically summarize body movement -- and it aimed to relate this way of describing the body with Leonardo da Vince¿ anatomical and pictorial studies. It was possible to notice, in this set of images, a change in the representation and in the visual study of the body (and soul): the body, mechanical and thermodynamic, accurately harmonized with medium and prudent qualities, is a model of our ways of imagine the reality and reproduce it. Involved in this study, we could find Georges Demeny, Marey¿s assistant and founder of the ¿Rational Gymnastics Method¿, the pedagogic-investigative project that systematized the visual concepts that we study, creating a notable model of Physical Education, which influenced the current concept of body of work, nation and urbes. Throughout this study, it flashes the camera, an allegory of the city. This complex urban device is understood, also, as a place of education of memory. The camera is a potential image that help us to understand the pedagogic traces drawn by the urbes: black box of tacit mechanisms, it preserves the memory, filters the light, compresses the apertures, regulates the speed of the city. Finnaly, it educates mechanically and poetically the bodiesMestradoEducação, Conhecimento, Linguagem e ArteMestre em Educação[s.n.]Soares, Carmen Lúcia, 1956-Universidade Estadual de Campinas. Faculdade de EducaçãoPrograma de Pós-Graduação não informadoUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASTerra, Vinicius Demarchi Silva, 1976-20022002-06-28T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdf133p. : il.(Broch.)https://hdl.handle.net/20.500.12733/1592547TERRA, Vinicius Demarchi Silva. Pedaços do tempo, gestos partidos: memorias do corpo em movimento na fotografia de Etienne-Jules Marey. 2002. 133p. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1592547. Acesso em: 25 abr. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/251306porreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2014-04-19T01:19:35Zoai::251306Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/tese/oai.aspsbubd@unicamp.bropendoar:2014-04-19T01:19:35Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false
dc.title.none.fl_str_mv Pedaços do tempo, gestos partidos : memorias do corpo em movimento na fotografia de Etienne-Jules Marey
title Pedaços do tempo, gestos partidos : memorias do corpo em movimento na fotografia de Etienne-Jules Marey
spellingShingle Pedaços do tempo, gestos partidos : memorias do corpo em movimento na fotografia de Etienne-Jules Marey
Terra, Vinicius Demarchi Silva, 1976-
Cronofotografia
Expressão corporal
Arte e fotografia
Educação - História
title_short Pedaços do tempo, gestos partidos : memorias do corpo em movimento na fotografia de Etienne-Jules Marey
title_full Pedaços do tempo, gestos partidos : memorias do corpo em movimento na fotografia de Etienne-Jules Marey
title_fullStr Pedaços do tempo, gestos partidos : memorias do corpo em movimento na fotografia de Etienne-Jules Marey
title_full_unstemmed Pedaços do tempo, gestos partidos : memorias do corpo em movimento na fotografia de Etienne-Jules Marey
title_sort Pedaços do tempo, gestos partidos : memorias do corpo em movimento na fotografia de Etienne-Jules Marey
author Terra, Vinicius Demarchi Silva, 1976-
author_facet Terra, Vinicius Demarchi Silva, 1976-
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Soares, Carmen Lúcia, 1956-
Universidade Estadual de Campinas. Faculdade de Educação
Programa de Pós-Graduação não informado
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS
dc.contributor.author.fl_str_mv Terra, Vinicius Demarchi Silva, 1976-
dc.subject.por.fl_str_mv Cronofotografia
Expressão corporal
Arte e fotografia
Educação - História
topic Cronofotografia
Expressão corporal
Arte e fotografia
Educação - História
description Orientador: Carmen Lucia Soares
publishDate 2002
dc.date.none.fl_str_mv 2002
2002-06-28T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv (Broch.)
https://hdl.handle.net/20.500.12733/1592547
TERRA, Vinicius Demarchi Silva. Pedaços do tempo, gestos partidos: memorias do corpo em movimento na fotografia de Etienne-Jules Marey. 2002. 133p. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1592547. Acesso em: 25 abr. 2024.
identifier_str_mv (Broch.)
TERRA, Vinicius Demarchi Silva. Pedaços do tempo, gestos partidos: memorias do corpo em movimento na fotografia de Etienne-Jules Marey. 2002. 133p. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1592547. Acesso em: 25 abr. 2024.
url https://hdl.handle.net/20.500.12733/1592547
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/251306
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
133p. : il.
dc.publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron:UNICAMP
instname_str Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron_str UNICAMP
institution UNICAMP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.mail.fl_str_mv sbubd@unicamp.br
_version_ 1797404924167847936