Esporte educacional e deficiencia : encontros esportivos no contexto escolar
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2008 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
Texto Completo: | https://hdl.handle.net/20.500.12733/1608172 |
Resumo: | Orientador: Jose Julio Gavião de Almeida |
id |
UNICAMP-30_f664f123d04a3df8ba295f04a40c276d |
---|---|
oai_identifier_str |
oai::434159 |
network_acronym_str |
UNICAMP-30 |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
repository_id_str |
|
spelling |
Esporte educacional e deficiencia : encontros esportivos no contexto escolarSport educational and disability : sportings meeting at the schoolEsportes para deficientesEducação física para deficientesEsportes escolaresCrianças deficientes visuaisSportings meetings ata the schoolPhysical education for disabled peopleSports schoolVisually impairedOrientador: Jose Julio Gavião de AlmeidaDissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação FisicaResumo: A prática do esporte é cada vez mais difundida na sociedade contemporânea, sendo praticada em seus diversos contextos e por seus diferentes personagens em qualquer parte do mundo. O movimento inclusivo traz à tona as necessidades de um público específico: as pessoas com deficiência. Este estudo teve como objetivo descrever e analisar a participação da pessoa com deficiência nas práticas do esporte escolar: quais os princípios teóricos que regem a Educação Física Escolar e a Educação Física para pessoas com deficiência? Qual o contexto sócio-cultural e os personagens mediadores da efetivação do esporte educacional para a pessoa com deficiência? Como se dá a estruturação da atual proposta de esporte escolar para a pessoa com deficiência? Utilizou-se a entrevista semi-estruturada para coletar dados junto a nove professores de Educação Física envolvidos com o esporte escolar na rede formal e pública de ensino. Após a transcrição das entrevistas, elas foram analisadas pela Análise de Enunciação, uma das técnicas da Análise de Conteúdo. Foi utilizada, também, a técnica de Pesquisa Bibliográfica para buscar informações sobre as bases teóricas da Educação Física escolar e para pessoas com deficiência. As obras utilizadas nesta etapa foram analisadas através da Leitura Informativa. Os dados sobre o modelo de esporte proposto atualmente para pessoas com deficiência no contexto escolar foram levantados através de Análise Documental, sendo utilizada para análise dos documentos a Análise de Categoria, que é também uma das técnicas da Análise de Conteúdo. Os dados evidenciaram a fragilidade da escola atual em relação à participação efetiva de pessoas com deficiência em suas práticas. Os professores da rede apresentaram dúvidas nos aspectos de capacitação profissional, estrutura e as possibilidades da pessoa com deficiência, mantendo-se fora das discussões pedagógicas voltadas à Educação Física e a este público. Apesar das teorias de Educação Física Escolar e Adaptada se aproximarem em seus princípios ideológicos, principalmente ao focar o trabalho pedagógico nas necessidades do indivíduo e não em suas habilidades, há pouco diálogo entre elas mesmo dentro do contexto escolar, no qual hoje se trabalha com ambas as perspectivas. Com relação ao modelo proposto, tem suas bases no desenvolvimento e consolidação do esporte Paraolímpico, o que o distancia das necessidades intrínsecas ao contexto escolar. Para a realização de um esporte educacional que atenda todos os alunos com qualidade é necessário primeiro que os profissionais de Educação Física, que lidam nos diferentes contextos e com os diferentes personagens, entendam e utilizem os conhecimentos da área como parte de uma rede. Tudo que foi e será produzido é interdependente e essencial à formação do profissional completo.Abstract: The practice of sports is more and more broadcast in contemporary society, being practised in its several contexts and by their different characters anywhere in the world. The inclusion movement brings to light the need for a specific public: disabled people. This study had as objective, describe and analyze the participation of disabled people in the practices of school sports: What are the theoretical principles governing the Physical Education at school and Physical Education for the disabled people? What are the socio-cultural context and the characters which mediate the development of the sport education for the disabled people? How is the structure of the current proposal for school sports for disabled people? We used the semistructured interview to collect data from nine teachers of Physical Education who are involved with the sport school in the formal and public schools. After the interviews transcriptions, they were analyzed by Enunciation Analysis, a technique from Content Analysis. We used, too, the technique of Bibliographic Search to search for information on the theoretical foundations of Physical Education at school and for disabled people. The documents used in this step was analyzed by the Information Reading. The data collected from the currently model of sports for disabled people in the school context, were raised through Document Analysis. This data were analyzed by Categorial Analysis, another technique from Content Analysis. The data showed the fragility of the current school regarding effective participation of persons with disabilities in their practices. The teachers had doubts on aspects of professional training, structure and possibilities of the disabled people, keeping out of the pedagogical discussions about Physical Education and this public. Despite the theories of Physical Education at school and Adapted Physical Education move closer in its ideological principles, mainly when focus the pedagogical work on the needs of the individual and not in their skills, there is little dialogue between them even within the school context, in which currently works with both perspectives. Regarding the proposed model, has its foundations in the development and consolidation of the sport Paraolímpico, what makes the model remain distant from the needs of the school. For the realization of a sport education that meets all students with quality, is necessary that the Physical Education professionals who works in different contexts with different characters understand and use the knowledge of the area as part of a network. Everything that has been and will be produced is interdependent and essential to the formation of the complete professional.MestradoAtividade Física, Adaptação e SaúdeMestre em Educação Física[s.n.]Almeida, José Júlio Gavião de, 1958-Duarte, EdisonMunster, Mey de Abreu vanUniversidade Estadual de Campinas. Faculdade de Educação FísicaPrograma de Pós-Graduação em Educação FísicaUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASSilva, Afonsa Janaína da, 19792008info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdf104 p. : il. + 1 CD-ROM.https://hdl.handle.net/20.500.12733/1608172SILVA, Afonsa Janaína da. Esporte educacional e deficiencia: encontros esportivos no contexto escolar. 2008. 104 p. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação Fisica, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1608172. Acesso em: 15 mai. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/434159porreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-06-01T15:54:53Zoai::434159Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/tese/oai.aspsbubd@unicamp.bropendoar:2017-06-01T15:54:53Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Esporte educacional e deficiencia : encontros esportivos no contexto escolar Sport educational and disability : sportings meeting at the school |
title |
Esporte educacional e deficiencia : encontros esportivos no contexto escolar |
spellingShingle |
Esporte educacional e deficiencia : encontros esportivos no contexto escolar Silva, Afonsa Janaína da, 1979 Esportes para deficientes Educação física para deficientes Esportes escolares Crianças deficientes visuais Sportings meetings ata the school Physical education for disabled people Sports school Visually impaired |
title_short |
Esporte educacional e deficiencia : encontros esportivos no contexto escolar |
title_full |
Esporte educacional e deficiencia : encontros esportivos no contexto escolar |
title_fullStr |
Esporte educacional e deficiencia : encontros esportivos no contexto escolar |
title_full_unstemmed |
Esporte educacional e deficiencia : encontros esportivos no contexto escolar |
title_sort |
Esporte educacional e deficiencia : encontros esportivos no contexto escolar |
author |
Silva, Afonsa Janaína da, 1979 |
author_facet |
Silva, Afonsa Janaína da, 1979 |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Almeida, José Júlio Gavião de, 1958- Duarte, Edison Munster, Mey de Abreu van Universidade Estadual de Campinas. Faculdade de Educação Física Programa de Pós-Graduação em Educação Física UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Silva, Afonsa Janaína da, 1979 |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Esportes para deficientes Educação física para deficientes Esportes escolares Crianças deficientes visuais Sportings meetings ata the school Physical education for disabled people Sports school Visually impaired |
topic |
Esportes para deficientes Educação física para deficientes Esportes escolares Crianças deficientes visuais Sportings meetings ata the school Physical education for disabled people Sports school Visually impaired |
description |
Orientador: Jose Julio Gavião de Almeida |
publishDate |
2008 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2008 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://hdl.handle.net/20.500.12733/1608172 SILVA, Afonsa Janaína da. Esporte educacional e deficiencia: encontros esportivos no contexto escolar. 2008. 104 p. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação Fisica, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1608172. Acesso em: 15 mai. 2024. |
url |
https://hdl.handle.net/20.500.12733/1608172 |
identifier_str_mv |
SILVA, Afonsa Janaína da. Esporte educacional e deficiencia: encontros esportivos no contexto escolar. 2008. 104 p. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação Fisica, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1608172. Acesso em: 15 mai. 2024. |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/434159 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf 104 p. : il. + 1 CD-ROM. |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
[s.n.] |
publisher.none.fl_str_mv |
[s.n.] |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) instacron:UNICAMP |
instname_str |
Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
instacron_str |
UNICAMP |
institution |
UNICAMP |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
repository.mail.fl_str_mv |
sbubd@unicamp.br |
_version_ |
1799138446080475136 |