Esporte educacional e deficiencia : encontros esportivos no contexto escolar

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Afonsa Janaína da, 1979
Data de Publicação: 2008
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
Texto Completo: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1608172
Resumo: Orientador: Jose Julio Gavião de Almeida
id UNICAMP-30_f664f123d04a3df8ba295f04a40c276d
oai_identifier_str oai::434159
network_acronym_str UNICAMP-30
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository_id_str
spelling Esporte educacional e deficiencia : encontros esportivos no contexto escolarSport educational and disability : sportings meeting at the schoolEsportes para deficientesEducação física para deficientesEsportes escolaresCrianças deficientes visuaisSportings meetings ata the schoolPhysical education for disabled peopleSports schoolVisually impairedOrientador: Jose Julio Gavião de AlmeidaDissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação FisicaResumo: A prática do esporte é cada vez mais difundida na sociedade contemporânea, sendo praticada em seus diversos contextos e por seus diferentes personagens em qualquer parte do mundo. O movimento inclusivo traz à tona as necessidades de um público específico: as pessoas com deficiência. Este estudo teve como objetivo descrever e analisar a participação da pessoa com deficiência nas práticas do esporte escolar: quais os princípios teóricos que regem a Educação Física Escolar e a Educação Física para pessoas com deficiência? Qual o contexto sócio-cultural e os personagens mediadores da efetivação do esporte educacional para a pessoa com deficiência? Como se dá a estruturação da atual proposta de esporte escolar para a pessoa com deficiência? Utilizou-se a entrevista semi-estruturada para coletar dados junto a nove professores de Educação Física envolvidos com o esporte escolar na rede formal e pública de ensino. Após a transcrição das entrevistas, elas foram analisadas pela Análise de Enunciação, uma das técnicas da Análise de Conteúdo. Foi utilizada, também, a técnica de Pesquisa Bibliográfica para buscar informações sobre as bases teóricas da Educação Física escolar e para pessoas com deficiência. As obras utilizadas nesta etapa foram analisadas através da Leitura Informativa. Os dados sobre o modelo de esporte proposto atualmente para pessoas com deficiência no contexto escolar foram levantados através de Análise Documental, sendo utilizada para análise dos documentos a Análise de Categoria, que é também uma das técnicas da Análise de Conteúdo. Os dados evidenciaram a fragilidade da escola atual em relação à participação efetiva de pessoas com deficiência em suas práticas. Os professores da rede apresentaram dúvidas nos aspectos de capacitação profissional, estrutura e as possibilidades da pessoa com deficiência, mantendo-se fora das discussões pedagógicas voltadas à Educação Física e a este público. Apesar das teorias de Educação Física Escolar e Adaptada se aproximarem em seus princípios ideológicos, principalmente ao focar o trabalho pedagógico nas necessidades do indivíduo e não em suas habilidades, há pouco diálogo entre elas mesmo dentro do contexto escolar, no qual hoje se trabalha com ambas as perspectivas. Com relação ao modelo proposto, tem suas bases no desenvolvimento e consolidação do esporte Paraolímpico, o que o distancia das necessidades intrínsecas ao contexto escolar. Para a realização de um esporte educacional que atenda todos os alunos com qualidade é necessário primeiro que os profissionais de Educação Física, que lidam nos diferentes contextos e com os diferentes personagens, entendam e utilizem os conhecimentos da área como parte de uma rede. Tudo que foi e será produzido é interdependente e essencial à formação do profissional completo.Abstract: The practice of sports is more and more broadcast in contemporary society, being practised in its several contexts and by their different characters anywhere in the world. The inclusion movement brings to light the need for a specific public: disabled people. This study had as objective, describe and analyze the participation of disabled people in the practices of school sports: What are the theoretical principles governing the Physical Education at school and Physical Education for the disabled people? What are the socio-cultural context and the characters which mediate the development of the sport education for the disabled people? How is the structure of the current proposal for school sports for disabled people? We used the semistructured interview to collect data from nine teachers of Physical Education who are involved with the sport school in the formal and public schools. After the interviews transcriptions, they were analyzed by Enunciation Analysis, a technique from Content Analysis. We used, too, the technique of Bibliographic Search to search for information on the theoretical foundations of Physical Education at school and for disabled people. The documents used in this step was analyzed by the Information Reading. The data collected from the currently model of sports for disabled people in the school context, were raised through Document Analysis. This data were analyzed by Categorial Analysis, another technique from Content Analysis. The data showed the fragility of the current school regarding effective participation of persons with disabilities in their practices. The teachers had doubts on aspects of professional training, structure and possibilities of the disabled people, keeping out of the pedagogical discussions about Physical Education and this public. Despite the theories of Physical Education at school and Adapted Physical Education move closer in its ideological principles, mainly when focus the pedagogical work on the needs of the individual and not in their skills, there is little dialogue between them even within the school context, in which currently works with both perspectives. Regarding the proposed model, has its foundations in the development and consolidation of the sport Paraolímpico, what makes the model remain distant from the needs of the school. For the realization of a sport education that meets all students with quality, is necessary that the Physical Education professionals who works in different contexts with different characters understand and use the knowledge of the area as part of a network. Everything that has been and will be produced is interdependent and essential to the formation of the complete professional.MestradoAtividade Física, Adaptação e SaúdeMestre em Educação Física[s.n.]Almeida, José Júlio Gavião de, 1958-Duarte, EdisonMunster, Mey de Abreu vanUniversidade Estadual de Campinas. Faculdade de Educação FísicaPrograma de Pós-Graduação em Educação FísicaUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASSilva, Afonsa Janaína da, 19792008info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdf104 p. : il. + 1 CD-ROM.https://hdl.handle.net/20.500.12733/1608172SILVA, Afonsa Janaína da. Esporte educacional e deficiencia: encontros esportivos no contexto escolar. 2008. 104 p. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação Fisica, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1608172. Acesso em: 15 mai. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/434159porreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-06-01T15:54:53Zoai::434159Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/tese/oai.aspsbubd@unicamp.bropendoar:2017-06-01T15:54:53Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false
dc.title.none.fl_str_mv Esporte educacional e deficiencia : encontros esportivos no contexto escolar
Sport educational and disability : sportings meeting at the school
title Esporte educacional e deficiencia : encontros esportivos no contexto escolar
spellingShingle Esporte educacional e deficiencia : encontros esportivos no contexto escolar
Silva, Afonsa Janaína da, 1979
Esportes para deficientes
Educação física para deficientes
Esportes escolares
Crianças deficientes visuais
Sportings meetings ata the school
Physical education for disabled people
Sports school
Visually impaired
title_short Esporte educacional e deficiencia : encontros esportivos no contexto escolar
title_full Esporte educacional e deficiencia : encontros esportivos no contexto escolar
title_fullStr Esporte educacional e deficiencia : encontros esportivos no contexto escolar
title_full_unstemmed Esporte educacional e deficiencia : encontros esportivos no contexto escolar
title_sort Esporte educacional e deficiencia : encontros esportivos no contexto escolar
author Silva, Afonsa Janaína da, 1979
author_facet Silva, Afonsa Janaína da, 1979
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Almeida, José Júlio Gavião de, 1958-
Duarte, Edison
Munster, Mey de Abreu van
Universidade Estadual de Campinas. Faculdade de Educação Física
Programa de Pós-Graduação em Educação Física
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Afonsa Janaína da, 1979
dc.subject.por.fl_str_mv Esportes para deficientes
Educação física para deficientes
Esportes escolares
Crianças deficientes visuais
Sportings meetings ata the school
Physical education for disabled people
Sports school
Visually impaired
topic Esportes para deficientes
Educação física para deficientes
Esportes escolares
Crianças deficientes visuais
Sportings meetings ata the school
Physical education for disabled people
Sports school
Visually impaired
description Orientador: Jose Julio Gavião de Almeida
publishDate 2008
dc.date.none.fl_str_mv 2008
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/20.500.12733/1608172
SILVA, Afonsa Janaína da. Esporte educacional e deficiencia: encontros esportivos no contexto escolar. 2008. 104 p. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação Fisica, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1608172. Acesso em: 15 mai. 2024.
url https://hdl.handle.net/20.500.12733/1608172
identifier_str_mv SILVA, Afonsa Janaína da. Esporte educacional e deficiencia: encontros esportivos no contexto escolar. 2008. 104 p. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação Fisica, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1608172. Acesso em: 15 mai. 2024.
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/434159
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
104 p. : il. + 1 CD-ROM.
dc.publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron:UNICAMP
instname_str Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron_str UNICAMP
institution UNICAMP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.mail.fl_str_mv sbubd@unicamp.br
_version_ 1799138446080475136