Participação e educação : um estudo sobre a participação sociopolítica em três Planos Municipais de Educação do Sudoeste Goiano

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Assis, Tauã Carvalho de, 1989-
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
Texto Completo: https://hdl.handle.net/20.500.12733/5041
Resumo: Orientador: Maria da Glória Marcondes Gohn
id UNICAMP-30_ff4d8f768f949abf050e3d77998f6674
oai_identifier_str oai::1246124
network_acronym_str UNICAMP-30
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository_id_str
spelling Participação e educação : um estudo sobre a participação sociopolítica em três Planos Municipais de Educação do Sudoeste GoianoParticipation and education : a study on sociopolitical participation in three Municipal Education Plans in Southwest GoiásPlano Municipal de EducaçãoGestão democráticaMunicipal Education PlanDemocratic managementOrientador: Maria da Glória Marcondes GohnTese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de EducaçãoResumo: A participação foi elemento presente nos discursos dos políticos, dos movimentos sociais, de agências econômicas internacionais, de partidos liberais e de esquerda e de tantos outros atores desde as décadas de 1970-1980. A partir da redemocratização, a participação foi institucionalizada na legislação educacional brasileira como elemento da gestão democrática. O Plano Nacional de Educação 2014-2024 previu que todos os entes federados deveriam, no prazo de um ano, aprovar seus planos decenais de educação e que esses deveriam ser constituídos com ampla participação dos servidores da educação e de representações da Sociedade Civil. Nesse sentido, este trabalho tematiza a participação que se constituiu nos Planos Municipais de Educação em três municípios do Sudoeste Goiano. Objetivou-se investigar, compreender e explicar os processos de participação na elaboração dos Planos Municipais de Educação dos municípios de Rio Verde-GO, Jataí-GO e Serranópolis-GO, entre os anos 2014-2020. Trata-se de uma pesquisa de caráter qualitativo, assente na reconstrução de processos sociais, e que recorreu às metodologias da pesquisa bibliográfica, da pesquisa documental e da pesquisa de campo para compreender as dimensões do fenômeno-objeto. Assim, realizou-se exame crítico acerca da constituição das experiências participativas desenvolvidas nos Planos Municipais de Educação de Rio Verde-GO, de Jataí-GO e de Serranópolis-GO. Resultante dessa investigação, foi possível caracterizar a experiência do PME de Rio Verde-GO e de Serranópolis-GO como "participação autorizada", em que as representações foram convidadas a participar pela coordenação dos planos, e diferenciar a experiência do PME de Jataí-GO como "participação sabotada", visto que, nesse caso, houve desconsideração à construção coletiva aprovada em detrimento de um plano escrito pela gestão municipal. Conclui-se que a participação enquanto aspecto formal esteve presente nas experiências participativas investigadas. Contudo, na prática social, a participação efetiva, enquanto processo, foi cerceada pelas gestões municipais de modo a anular seus efeitosAbstract: Participation was an element present in the discourses of politicians, social movements, international economic agencies, liberal and left-wing parties and many other actors since the 70s-80s. From redemocratization, participation was institutionalized in Brazilian educational legislation as an element of democratic management. The National Education Plan 2014-2024 provided that all federated entities should, within one year, approve their ten-year education plans and that they should be constituted with the wide participation of education servers and civil society representations. This work thematizes the participation that was constituted in the Municipal Education Plans in three municipalities in the southwest of Goiás. The objective was to investigate, understand and explain what quality of participation was constituted in the processes of Municipal Education Plans in the municipalities of Rio Verde-GO, Jataí-GO and Serranópolis-GO between the years 2014-2020. This is a qualitative research of reconstruction of social processes that used the methodologies of bibliographic research, documental research and field research to understand the phenomenon in question. Performs a critical examination about the constitution of participatory experiences developed in the Municipal Education Plans of Rio Verde-GO, Jataí-GO and Serranópolis-GO. It characterizes the experience of the MEP in Rio Verde-GO and Serranópolis-GO as "authorized participation" in which representations were invited to participate by the coordinating the plans. It differentiates the experience of the MEP in Jataí-GO as a "sabotaged participation" that disregarded the collective construction approved to the detriment of a plan written by the municipal management. It concludes that participation as a formal aspect was present in the participatory experiences investigated. However, in social practice, participation had its practice restrict and its effects annulled by municipal administrationsDoutoradoEducaçãoDoutor em Educação[s.n.]Gohn, Maria da Glória Marcondes, 1947-Almeida, Lindijane de Souza BentoChamon, Edna Maria Querido de OliveiraBryan, Newton Antonio PaciulliGanzeli, PedroUniversidade Estadual de Campinas. Faculdade de EducaçãoPrograma de Pós-Graduação em EducaçãoUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASAssis, Tauã Carvalho de, 1989-20222022-05-12T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdf1 recurso online (256 p.) : il., digital, arquivo PDF.https://hdl.handle.net/20.500.12733/5041ASSIS, Tauã Carvalho de. Participação e educação: um estudo sobre a participação sociopolítica em três Planos Municipais de Educação do Sudoeste Goiano. 2022. 1 recurso online (256 p.) Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/5041. Acesso em: 26 abr. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/1246124Requisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDFporreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2022-07-29T11:38:51Zoai::1246124Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/tese/oai.aspsbubd@unicamp.bropendoar:2022-07-29T11:38:51Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false
dc.title.none.fl_str_mv Participação e educação : um estudo sobre a participação sociopolítica em três Planos Municipais de Educação do Sudoeste Goiano
Participation and education : a study on sociopolitical participation in three Municipal Education Plans in Southwest Goiás
title Participação e educação : um estudo sobre a participação sociopolítica em três Planos Municipais de Educação do Sudoeste Goiano
spellingShingle Participação e educação : um estudo sobre a participação sociopolítica em três Planos Municipais de Educação do Sudoeste Goiano
Assis, Tauã Carvalho de, 1989-
Plano Municipal de Educação
Gestão democrática
Municipal Education Plan
Democratic management
title_short Participação e educação : um estudo sobre a participação sociopolítica em três Planos Municipais de Educação do Sudoeste Goiano
title_full Participação e educação : um estudo sobre a participação sociopolítica em três Planos Municipais de Educação do Sudoeste Goiano
title_fullStr Participação e educação : um estudo sobre a participação sociopolítica em três Planos Municipais de Educação do Sudoeste Goiano
title_full_unstemmed Participação e educação : um estudo sobre a participação sociopolítica em três Planos Municipais de Educação do Sudoeste Goiano
title_sort Participação e educação : um estudo sobre a participação sociopolítica em três Planos Municipais de Educação do Sudoeste Goiano
author Assis, Tauã Carvalho de, 1989-
author_facet Assis, Tauã Carvalho de, 1989-
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Gohn, Maria da Glória Marcondes, 1947-
Almeida, Lindijane de Souza Bento
Chamon, Edna Maria Querido de Oliveira
Bryan, Newton Antonio Paciulli
Ganzeli, Pedro
Universidade Estadual de Campinas. Faculdade de Educação
Programa de Pós-Graduação em Educação
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS
dc.contributor.author.fl_str_mv Assis, Tauã Carvalho de, 1989-
dc.subject.por.fl_str_mv Plano Municipal de Educação
Gestão democrática
Municipal Education Plan
Democratic management
topic Plano Municipal de Educação
Gestão democrática
Municipal Education Plan
Democratic management
description Orientador: Maria da Glória Marcondes Gohn
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022
2022-05-12T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/20.500.12733/5041
ASSIS, Tauã Carvalho de. Participação e educação: um estudo sobre a participação sociopolítica em três Planos Municipais de Educação do Sudoeste Goiano. 2022. 1 recurso online (256 p.) Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/5041. Acesso em: 26 abr. 2024.
url https://hdl.handle.net/20.500.12733/5041
identifier_str_mv ASSIS, Tauã Carvalho de. Participação e educação: um estudo sobre a participação sociopolítica em três Planos Municipais de Educação do Sudoeste Goiano. 2022. 1 recurso online (256 p.) Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/5041. Acesso em: 26 abr. 2024.
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/1246124
Requisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDF
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
1 recurso online (256 p.) : il., digital, arquivo PDF.
dc.publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron:UNICAMP
instname_str Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron_str UNICAMP
institution UNICAMP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.mail.fl_str_mv sbubd@unicamp.br
_version_ 1797405135105687552