Alfabetização de jovens e adultos na perspectiva do letramento : descrição das práticas de letramento de alunos jovens e adultos e possíveis relações com as práticas pedagógicas desenvolvidas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Barella, Lúcia Maria De Santis
Data de Publicação: 2007
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
Texto Completo: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1604231
Resumo: Orientador : Sergio Antonio da Silva Leite
id UNICAMP-30_ffe191be3d01da9d932a98b2d05019ba
oai_identifier_str oai::393606
network_acronym_str UNICAMP-30
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository_id_str
spelling Alfabetização de jovens e adultos na perspectiva do letramento : descrição das práticas de letramento de alunos jovens e adultos e possíveis relações com as práticas pedagógicas desenvolvidasAlfabetizaçãoLetramentoEducação de jovens e adultosLeituraEscritaOrientador : Sergio Antonio da Silva LeiteDissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, faculdade de EducaçãoResumo: A presente pesquisa tem como objetivo descrever o desenvolvimento das práticas de leitura e escrita de jovens e adultos, alunos da FUMEC ¿ Fundação Municipal para a Educação Comunitária - identificando as possíveis relações com as práticas pedagógicas vivenciadas por estes. Tais práticas, por sua vez, referem-se a um processo de alfabetização baseado na perspectiva do letramento. A base teórica utilizada é a abordagem histórico-cultural e os estudos sobre letramento. A metodologia de pesquisa adotada é a abordagem qualitativa do tipo etnográfico. A coleta de dados deu-se por meio de entrevistas realizadas com os sujeitos no início e no final do processo, registros feitos pela pesquisadora em diário de campo e anotações feitas pelos alunos, sobre suas práticas de leitura e escrita, em diários individuais de leitura e escrita. Os resultados, produtos da análise das respostas emitidas pelos sujeitos nas entrevistas e anotações feitas por eles em seus diários, demonstram uma ampliação das práticas de leitura e escrita desenvolvidas pelos sujeitos, que podem ser relacionadas com as práticas pedagógicas desenvolvidas durante o processo de alfabetização em sala de aulaAbstract: This research is aimed at describing the development of reading and writing practices of young and adult students at FUMEC - Municipal Foundation for Community Education - identifying the possible connections among the pedagogic approaches experienced by them. These practices, refer to a process of teaching to read and write based on the literacy perspective. The theoretical basis used is the historic-cultural approach and studies about literacy. The research methodology used is the qualitative approach of the ethnographic type. Data were collected by means of interviews carried out with the subjetcs at the beginning and at the end of the process, notes taken by the reseacher on a fieldwork journal and notes taken by the students about their writing and reading practices on their individual journals. The results, outcome of both analysis of the answers given by the subjects and notes taken on their journals, give evidence of an enhancement to the writing and reading practices performed by the subjects, this can be related to the pedagogic approaches developed during the literacy process in the classroomMestradoEducação, Conhecimento, Linguagem e ArteMestre em Educação[s.n.]Leite, Sergio Antonio da Silva, 1946-Giubilei, SoniaFiad, Raquel SalekLarocca, PriscilaSilva, Ezequiel Theodoro daUniversidade Estadual de Campinas. Faculdade de EducaçãoPrograma de Pós-Graduação em EducaçãoUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASBarella, Lúcia Maria De Santis20072007-02-26T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdf(Broch.)https://hdl.handle.net/20.500.12733/1604231BARELLA, Lúcia Maria De Santis. Alfabetização de jovens e adultos na perspectiva do letramento: descrição das práticas de letramento de alunos jovens e adultos e possíveis relações com as práticas pedagógicas desenvolvidas. 2007. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1604231. Acesso em: 25 abr. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/393606porreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-02-18T04:45:50Zoai::393606Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/tese/oai.aspsbubd@unicamp.bropendoar:2017-02-18T04:45:50Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false
dc.title.none.fl_str_mv Alfabetização de jovens e adultos na perspectiva do letramento : descrição das práticas de letramento de alunos jovens e adultos e possíveis relações com as práticas pedagógicas desenvolvidas
title Alfabetização de jovens e adultos na perspectiva do letramento : descrição das práticas de letramento de alunos jovens e adultos e possíveis relações com as práticas pedagógicas desenvolvidas
spellingShingle Alfabetização de jovens e adultos na perspectiva do letramento : descrição das práticas de letramento de alunos jovens e adultos e possíveis relações com as práticas pedagógicas desenvolvidas
Barella, Lúcia Maria De Santis
Alfabetização
Letramento
Educação de jovens e adultos
Leitura
Escrita
title_short Alfabetização de jovens e adultos na perspectiva do letramento : descrição das práticas de letramento de alunos jovens e adultos e possíveis relações com as práticas pedagógicas desenvolvidas
title_full Alfabetização de jovens e adultos na perspectiva do letramento : descrição das práticas de letramento de alunos jovens e adultos e possíveis relações com as práticas pedagógicas desenvolvidas
title_fullStr Alfabetização de jovens e adultos na perspectiva do letramento : descrição das práticas de letramento de alunos jovens e adultos e possíveis relações com as práticas pedagógicas desenvolvidas
title_full_unstemmed Alfabetização de jovens e adultos na perspectiva do letramento : descrição das práticas de letramento de alunos jovens e adultos e possíveis relações com as práticas pedagógicas desenvolvidas
title_sort Alfabetização de jovens e adultos na perspectiva do letramento : descrição das práticas de letramento de alunos jovens e adultos e possíveis relações com as práticas pedagógicas desenvolvidas
author Barella, Lúcia Maria De Santis
author_facet Barella, Lúcia Maria De Santis
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Leite, Sergio Antonio da Silva, 1946-
Giubilei, Sonia
Fiad, Raquel Salek
Larocca, Priscila
Silva, Ezequiel Theodoro da
Universidade Estadual de Campinas. Faculdade de Educação
Programa de Pós-Graduação em Educação
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS
dc.contributor.author.fl_str_mv Barella, Lúcia Maria De Santis
dc.subject.por.fl_str_mv Alfabetização
Letramento
Educação de jovens e adultos
Leitura
Escrita
topic Alfabetização
Letramento
Educação de jovens e adultos
Leitura
Escrita
description Orientador : Sergio Antonio da Silva Leite
publishDate 2007
dc.date.none.fl_str_mv 2007
2007-02-26T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv (Broch.)
https://hdl.handle.net/20.500.12733/1604231
BARELLA, Lúcia Maria De Santis. Alfabetização de jovens e adultos na perspectiva do letramento: descrição das práticas de letramento de alunos jovens e adultos e possíveis relações com as práticas pedagógicas desenvolvidas. 2007. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1604231. Acesso em: 25 abr. 2024.
identifier_str_mv (Broch.)
BARELLA, Lúcia Maria De Santis. Alfabetização de jovens e adultos na perspectiva do letramento: descrição das práticas de letramento de alunos jovens e adultos e possíveis relações com as práticas pedagógicas desenvolvidas. 2007. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1604231. Acesso em: 25 abr. 2024.
url https://hdl.handle.net/20.500.12733/1604231
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/393606
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron:UNICAMP
instname_str Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron_str UNICAMP
institution UNICAMP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.mail.fl_str_mv sbubd@unicamp.br
_version_ 1797404977228939264