SAÚDE DO PROFESSOR: A REFLEXOLOGIA PODAL PROMOVE IMPACTO POSITIVO?

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pereira, Rafael Mendes
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: Braz, Ana Carolina Athayde Raymundi, Fernandes, Juliana Gomes Juliana Gomes, Cardeal, Adriane de Lima, Silva, Jéssica Pagliarini da, Silva, Mônica Angélica Cardoso
Tipo de documento: Artigo
Título da fonte: Repositório Digital Unicesumar
Texto Completo: http://rdu.unicesumar.edu.br//handle/123456789/1689
Resumo: O objetivo deste estudo foi investigar se a massagem Reflexologia Podal promove impacto positivo na saúde nos aspectos relacionados a burnout, fadiga, dor e relaxamento de professores. Para tanto, recrutou-se 13 professores do Ensino Médio provenientes da rede estadual de ensino do Paraná, de ambos os sexos, com no mínimo 10 anos de carreira e com pelo menos 30 horas de trabalho semanais. Foi utilizada a técnica de massagem Reflexologia Podal. Todos os participantes foram submetidos a 12 sessões de Reflexologia Podal, realizadas 1 vez por semana com duração de 40 minutos. Foram pesquisadas as variáveis relacionadas à saúde por meio da aplicação dos seguintes instrumentos: questionário da síndrome de Burnout (SB), escala visual analógica (EVA) de dor e relaxamento, e escala de fadiga de Chalder (CFQ). Essas variáveis foram coletadas no momento 1 (M1), que ocorreu na semana anterior aos atendimentos e momento 2 (M2), que ocorreu na semana posterior aos atendimentos. Foi utilizado o teste t para amostras dependentes e significância estatística adotada P < 5%. Os testes estatísticos foram realizados no programa BIOESTAT versão 5.3. Quanto aos resultados, houve diferença significativa (P<0,05) em SB e fadiga quando comparado o M1 com M2, com redução de 5,8 e 4,8 respectivamente no M2. Com relação a EVA de dor e relaxamento apesar de apresentarem melhoras, essas por sua vez não foram significativas. É possível concluir que a Reflexologia Podal promove impacto positivo na saúde de professores da rede pública, com redução significativa da síndrome de burnout e da fadiga.
id UNICESU -1_06b118a1c653cd8ed14dc221d0a171fa
oai_identifier_str oai:rdu.unicesumar.edu.br:123456789/1689
network_acronym_str UNICESU -1
network_name_str Repositório Digital Unicesumar
spelling SAÚDE DO PROFESSOR: A REFLEXOLOGIA PODAL PROMOVE IMPACTO POSITIVO?MassagemProfessoresReflexologia PodalSaúdeO objetivo deste estudo foi investigar se a massagem Reflexologia Podal promove impacto positivo na saúde nos aspectos relacionados a burnout, fadiga, dor e relaxamento de professores. Para tanto, recrutou-se 13 professores do Ensino Médio provenientes da rede estadual de ensino do Paraná, de ambos os sexos, com no mínimo 10 anos de carreira e com pelo menos 30 horas de trabalho semanais. Foi utilizada a técnica de massagem Reflexologia Podal. Todos os participantes foram submetidos a 12 sessões de Reflexologia Podal, realizadas 1 vez por semana com duração de 40 minutos. Foram pesquisadas as variáveis relacionadas à saúde por meio da aplicação dos seguintes instrumentos: questionário da síndrome de Burnout (SB), escala visual analógica (EVA) de dor e relaxamento, e escala de fadiga de Chalder (CFQ). Essas variáveis foram coletadas no momento 1 (M1), que ocorreu na semana anterior aos atendimentos e momento 2 (M2), que ocorreu na semana posterior aos atendimentos. Foi utilizado o teste t para amostras dependentes e significância estatística adotada P < 5%. Os testes estatísticos foram realizados no programa BIOESTAT versão 5.3. Quanto aos resultados, houve diferença significativa (P<0,05) em SB e fadiga quando comparado o M1 com M2, com redução de 5,8 e 4,8 respectivamente no M2. Com relação a EVA de dor e relaxamento apesar de apresentarem melhoras, essas por sua vez não foram significativas. É possível concluir que a Reflexologia Podal promove impacto positivo na saúde de professores da rede pública, com redução significativa da síndrome de burnout e da fadiga.Unicesumar2019-08-16T12:51:39Z2019-08-16T12:51:39Z2017-10-24info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdf978-85-459-0773-22594-4991http://rdu.unicesumar.edu.br//handle/123456789/1689otherPereira, Rafael MendesBraz, Ana Carolina Athayde RaymundiFernandes, Juliana Gomes Juliana GomesCardeal, Adriane de LimaSilva, Jéssica Pagliarini daSilva, Mônica Angélica Cardosoreponame:Repositório Digital Unicesumarinstname:Centro Universitário de Maringáinstacron:UniCesumarinfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-06-13T16:59:57Zhttp://rdu.unicesumar.edu.br/PRIhttp://rdu.unicesumar.edu.br/oai/requestjoao.souza@unicesumar.edu.bropendoar:2020-06-13 17:00:23.42Repositório Digital Unicesumar - Centro Universitário de Maringáfalse
dc.title.none.fl_str_mv SAÚDE DO PROFESSOR: A REFLEXOLOGIA PODAL PROMOVE IMPACTO POSITIVO?
title SAÚDE DO PROFESSOR: A REFLEXOLOGIA PODAL PROMOVE IMPACTO POSITIVO?
spellingShingle SAÚDE DO PROFESSOR: A REFLEXOLOGIA PODAL PROMOVE IMPACTO POSITIVO?
Pereira, Rafael Mendes
Massagem
Professores
Reflexologia Podal
Saúde
title_short SAÚDE DO PROFESSOR: A REFLEXOLOGIA PODAL PROMOVE IMPACTO POSITIVO?
title_full SAÚDE DO PROFESSOR: A REFLEXOLOGIA PODAL PROMOVE IMPACTO POSITIVO?
title_fullStr SAÚDE DO PROFESSOR: A REFLEXOLOGIA PODAL PROMOVE IMPACTO POSITIVO?
title_full_unstemmed SAÚDE DO PROFESSOR: A REFLEXOLOGIA PODAL PROMOVE IMPACTO POSITIVO?
title_sort SAÚDE DO PROFESSOR: A REFLEXOLOGIA PODAL PROMOVE IMPACTO POSITIVO?
author Pereira, Rafael Mendes
author_facet Pereira, Rafael Mendes
Braz, Ana Carolina Athayde Raymundi
Fernandes, Juliana Gomes Juliana Gomes
Cardeal, Adriane de Lima
Silva, Jéssica Pagliarini da
Silva, Mônica Angélica Cardoso
author_role author
author2 Braz, Ana Carolina Athayde Raymundi
Fernandes, Juliana Gomes Juliana Gomes
Cardeal, Adriane de Lima
Silva, Jéssica Pagliarini da
Silva, Mônica Angélica Cardoso
author2_role author
author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Pereira, Rafael Mendes
Braz, Ana Carolina Athayde Raymundi
Fernandes, Juliana Gomes Juliana Gomes
Cardeal, Adriane de Lima
Silva, Jéssica Pagliarini da
Silva, Mônica Angélica Cardoso
dc.subject.por.fl_str_mv Massagem
Professores
Reflexologia Podal
Saúde
topic Massagem
Professores
Reflexologia Podal
Saúde
dc.description.none.fl_txt_mv O objetivo deste estudo foi investigar se a massagem Reflexologia Podal promove impacto positivo na saúde nos aspectos relacionados a burnout, fadiga, dor e relaxamento de professores. Para tanto, recrutou-se 13 professores do Ensino Médio provenientes da rede estadual de ensino do Paraná, de ambos os sexos, com no mínimo 10 anos de carreira e com pelo menos 30 horas de trabalho semanais. Foi utilizada a técnica de massagem Reflexologia Podal. Todos os participantes foram submetidos a 12 sessões de Reflexologia Podal, realizadas 1 vez por semana com duração de 40 minutos. Foram pesquisadas as variáveis relacionadas à saúde por meio da aplicação dos seguintes instrumentos: questionário da síndrome de Burnout (SB), escala visual analógica (EVA) de dor e relaxamento, e escala de fadiga de Chalder (CFQ). Essas variáveis foram coletadas no momento 1 (M1), que ocorreu na semana anterior aos atendimentos e momento 2 (M2), que ocorreu na semana posterior aos atendimentos. Foi utilizado o teste t para amostras dependentes e significância estatística adotada P < 5%. Os testes estatísticos foram realizados no programa BIOESTAT versão 5.3. Quanto aos resultados, houve diferença significativa (P<0,05) em SB e fadiga quando comparado o M1 com M2, com redução de 5,8 e 4,8 respectivamente no M2. Com relação a EVA de dor e relaxamento apesar de apresentarem melhoras, essas por sua vez não foram significativas. É possível concluir que a Reflexologia Podal promove impacto positivo na saúde de professores da rede pública, com redução significativa da síndrome de burnout e da fadiga.
description O objetivo deste estudo foi investigar se a massagem Reflexologia Podal promove impacto positivo na saúde nos aspectos relacionados a burnout, fadiga, dor e relaxamento de professores. Para tanto, recrutou-se 13 professores do Ensino Médio provenientes da rede estadual de ensino do Paraná, de ambos os sexos, com no mínimo 10 anos de carreira e com pelo menos 30 horas de trabalho semanais. Foi utilizada a técnica de massagem Reflexologia Podal. Todos os participantes foram submetidos a 12 sessões de Reflexologia Podal, realizadas 1 vez por semana com duração de 40 minutos. Foram pesquisadas as variáveis relacionadas à saúde por meio da aplicação dos seguintes instrumentos: questionário da síndrome de Burnout (SB), escala visual analógica (EVA) de dor e relaxamento, e escala de fadiga de Chalder (CFQ). Essas variáveis foram coletadas no momento 1 (M1), que ocorreu na semana anterior aos atendimentos e momento 2 (M2), que ocorreu na semana posterior aos atendimentos. Foi utilizado o teste t para amostras dependentes e significância estatística adotada P < 5%. Os testes estatísticos foram realizados no programa BIOESTAT versão 5.3. Quanto aos resultados, houve diferença significativa (P<0,05) em SB e fadiga quando comparado o M1 com M2, com redução de 5,8 e 4,8 respectivamente no M2. Com relação a EVA de dor e relaxamento apesar de apresentarem melhoras, essas por sua vez não foram significativas. É possível concluir que a Reflexologia Podal promove impacto positivo na saúde de professores da rede pública, com redução significativa da síndrome de burnout e da fadiga.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-10-24
2019-08-16T12:51:39Z
2019-08-16T12:51:39Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
status_str publishedVersion
format article
dc.identifier.uri.fl_str_mv 978-85-459-0773-2
2594-4991
http://rdu.unicesumar.edu.br//handle/123456789/1689
identifier_str_mv 978-85-459-0773-2
2594-4991
url http://rdu.unicesumar.edu.br//handle/123456789/1689
dc.language.iso.fl_str_mv other
language_invalid_str_mv other
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Unicesumar
publisher.none.fl_str_mv Unicesumar
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Digital Unicesumar
instname:Centro Universitário de Maringá
instacron:UniCesumar
reponame_str Repositório Digital Unicesumar
collection Repositório Digital Unicesumar
instname_str Centro Universitário de Maringá
instacron_str UniCesumar
institution UniCesumar
repository.name.fl_str_mv Repositório Digital Unicesumar - Centro Universitário de Maringá
repository.mail.fl_str_mv joao.souza@unicesumar.edu.br
_version_ 1669948613015371776