TRATAMENTO FISIOTERAPÊUTICO NAS DISFUNÇÕES SEXUAIS

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Valéria Lourenço da
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Vaz, Gabriela Roberta Campos, Coelho, Kelley Cristina
Tipo de documento: Artigo
Título da fonte: Repositório Digital Unicesumar
Texto Completo: http://rdu.unicesumar.edu.br//handle/123456789/2223
Resumo: A Disfunção Sexual Feminina é uma patologia que afeta muitas mulheres brasileiras. No entanto, existem poucas pesquisas relacionadas ao assunto. O presente trabalho teve como objetivo avaliar a eficácia do tratamento fisioterapêutico nas disfunções sexuais através do método Pilates associado ao cone intravaginal no fortalecimento, aumento do tônus e propriocepção dos músculos do assoalho pélvico. Participaram do presente estudo, duas pacientes com idade variando entre 22-32 anos, com fraqueza muscular do assoalho pélvico que reflete na sexualidade. Inicialmente as voluntárias foram submetidas a uma avaliação fisioterapêutica composta por: Avaliação Funcional da Musculatura do Assoalho Pélvico e a Palpação, utilizando a Escala de Ortiz para mensurar os resultados. Depois de avaliadas, iniciou-se o tratamento composto de exercícios do método Pilates associados ao cone intravaginal, totalizando 10 sessões, duas vezes por semana, com média de 40 minutos cada. Após o tratamento as pacientes foram reavaliadas como os mesmos instrumentos utilizados na avaliação inicial e os dados foram tabelados. Foi possível observar melhora do quadro das pacientes com aumento da força muscular através da Avaliação Funcional do Assoalho Pélvico que apresentou média entre as pacientes de 1,5 na escala de Ortiz na avaliação inicial e 4 de média na reavaliação, o tônus avaliado através da Palpação obteve média inicial de 1,5, e média final de 3,5. Podemos concluir com a presente pesquisa que o tratamento fisioterapêutico avaliado com o método Pilates associado ao cone intravaginal é capaz de melhorar a força e o tônus da musculatura do assoalho pélvico. Devido ao limitado número de participantes, sugerimos a realização de novos estudos para comprovação dos resultados.
id UNICESU -1_0b2366ad128f819fa67e7dfa00f2093e
oai_identifier_str oai:rdu.unicesumar.edu.br:123456789/2223
network_acronym_str UNICESU -1
network_name_str Repositório Digital Unicesumar
spelling TRATAMENTO FISIOTERAPÊUTICO NAS DISFUNÇÕES SEXUAISFraqueza muscularAnorgasmiaSexualidadeQualidade de vidaA Disfunção Sexual Feminina é uma patologia que afeta muitas mulheres brasileiras. No entanto, existem poucas pesquisas relacionadas ao assunto. O presente trabalho teve como objetivo avaliar a eficácia do tratamento fisioterapêutico nas disfunções sexuais através do método Pilates associado ao cone intravaginal no fortalecimento, aumento do tônus e propriocepção dos músculos do assoalho pélvico. Participaram do presente estudo, duas pacientes com idade variando entre 22-32 anos, com fraqueza muscular do assoalho pélvico que reflete na sexualidade. Inicialmente as voluntárias foram submetidas a uma avaliação fisioterapêutica composta por: Avaliação Funcional da Musculatura do Assoalho Pélvico e a Palpação, utilizando a Escala de Ortiz para mensurar os resultados. Depois de avaliadas, iniciou-se o tratamento composto de exercícios do método Pilates associados ao cone intravaginal, totalizando 10 sessões, duas vezes por semana, com média de 40 minutos cada. Após o tratamento as pacientes foram reavaliadas como os mesmos instrumentos utilizados na avaliação inicial e os dados foram tabelados. Foi possível observar melhora do quadro das pacientes com aumento da força muscular através da Avaliação Funcional do Assoalho Pélvico que apresentou média entre as pacientes de 1,5 na escala de Ortiz na avaliação inicial e 4 de média na reavaliação, o tônus avaliado através da Palpação obteve média inicial de 1,5, e média final de 3,5. Podemos concluir com a presente pesquisa que o tratamento fisioterapêutico avaliado com o método Pilates associado ao cone intravaginal é capaz de melhorar a força e o tônus da musculatura do assoalho pélvico. Devido ao limitado número de participantes, sugerimos a realização de novos estudos para comprovação dos resultados.Unicesumar2019-08-26T18:49:17Z2019-08-26T18:49:17Z2018-10-23info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdf978.85.459.1280-4http://rdu.unicesumar.edu.br//handle/123456789/2223otherSilva, Valéria Lourenço daVaz, Gabriela Roberta CamposCoelho, Kelley Cristinareponame:Repositório Digital Unicesumarinstname:Centro Universitário de Maringáinstacron:UniCesumarinfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-06-13T16:52:25Zhttp://rdu.unicesumar.edu.br/PRIhttp://rdu.unicesumar.edu.br/oai/requestjoao.souza@unicesumar.edu.bropendoar:2020-06-13 16:52:25.592Repositório Digital Unicesumar - Centro Universitário de Maringáfalse
dc.title.none.fl_str_mv TRATAMENTO FISIOTERAPÊUTICO NAS DISFUNÇÕES SEXUAIS
title TRATAMENTO FISIOTERAPÊUTICO NAS DISFUNÇÕES SEXUAIS
spellingShingle TRATAMENTO FISIOTERAPÊUTICO NAS DISFUNÇÕES SEXUAIS
Silva, Valéria Lourenço da
Fraqueza muscular
Anorgasmia
Sexualidade
Qualidade de vida
title_short TRATAMENTO FISIOTERAPÊUTICO NAS DISFUNÇÕES SEXUAIS
title_full TRATAMENTO FISIOTERAPÊUTICO NAS DISFUNÇÕES SEXUAIS
title_fullStr TRATAMENTO FISIOTERAPÊUTICO NAS DISFUNÇÕES SEXUAIS
title_full_unstemmed TRATAMENTO FISIOTERAPÊUTICO NAS DISFUNÇÕES SEXUAIS
title_sort TRATAMENTO FISIOTERAPÊUTICO NAS DISFUNÇÕES SEXUAIS
author Silva, Valéria Lourenço da
author_facet Silva, Valéria Lourenço da
Vaz, Gabriela Roberta Campos
Coelho, Kelley Cristina
author_role author
author2 Vaz, Gabriela Roberta Campos
Coelho, Kelley Cristina
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Valéria Lourenço da
Vaz, Gabriela Roberta Campos
Coelho, Kelley Cristina
dc.subject.por.fl_str_mv Fraqueza muscular
Anorgasmia
Sexualidade
Qualidade de vida
topic Fraqueza muscular
Anorgasmia
Sexualidade
Qualidade de vida
dc.description.none.fl_txt_mv A Disfunção Sexual Feminina é uma patologia que afeta muitas mulheres brasileiras. No entanto, existem poucas pesquisas relacionadas ao assunto. O presente trabalho teve como objetivo avaliar a eficácia do tratamento fisioterapêutico nas disfunções sexuais através do método Pilates associado ao cone intravaginal no fortalecimento, aumento do tônus e propriocepção dos músculos do assoalho pélvico. Participaram do presente estudo, duas pacientes com idade variando entre 22-32 anos, com fraqueza muscular do assoalho pélvico que reflete na sexualidade. Inicialmente as voluntárias foram submetidas a uma avaliação fisioterapêutica composta por: Avaliação Funcional da Musculatura do Assoalho Pélvico e a Palpação, utilizando a Escala de Ortiz para mensurar os resultados. Depois de avaliadas, iniciou-se o tratamento composto de exercícios do método Pilates associados ao cone intravaginal, totalizando 10 sessões, duas vezes por semana, com média de 40 minutos cada. Após o tratamento as pacientes foram reavaliadas como os mesmos instrumentos utilizados na avaliação inicial e os dados foram tabelados. Foi possível observar melhora do quadro das pacientes com aumento da força muscular através da Avaliação Funcional do Assoalho Pélvico que apresentou média entre as pacientes de 1,5 na escala de Ortiz na avaliação inicial e 4 de média na reavaliação, o tônus avaliado através da Palpação obteve média inicial de 1,5, e média final de 3,5. Podemos concluir com a presente pesquisa que o tratamento fisioterapêutico avaliado com o método Pilates associado ao cone intravaginal é capaz de melhorar a força e o tônus da musculatura do assoalho pélvico. Devido ao limitado número de participantes, sugerimos a realização de novos estudos para comprovação dos resultados.
description A Disfunção Sexual Feminina é uma patologia que afeta muitas mulheres brasileiras. No entanto, existem poucas pesquisas relacionadas ao assunto. O presente trabalho teve como objetivo avaliar a eficácia do tratamento fisioterapêutico nas disfunções sexuais através do método Pilates associado ao cone intravaginal no fortalecimento, aumento do tônus e propriocepção dos músculos do assoalho pélvico. Participaram do presente estudo, duas pacientes com idade variando entre 22-32 anos, com fraqueza muscular do assoalho pélvico que reflete na sexualidade. Inicialmente as voluntárias foram submetidas a uma avaliação fisioterapêutica composta por: Avaliação Funcional da Musculatura do Assoalho Pélvico e a Palpação, utilizando a Escala de Ortiz para mensurar os resultados. Depois de avaliadas, iniciou-se o tratamento composto de exercícios do método Pilates associados ao cone intravaginal, totalizando 10 sessões, duas vezes por semana, com média de 40 minutos cada. Após o tratamento as pacientes foram reavaliadas como os mesmos instrumentos utilizados na avaliação inicial e os dados foram tabelados. Foi possível observar melhora do quadro das pacientes com aumento da força muscular através da Avaliação Funcional do Assoalho Pélvico que apresentou média entre as pacientes de 1,5 na escala de Ortiz na avaliação inicial e 4 de média na reavaliação, o tônus avaliado através da Palpação obteve média inicial de 1,5, e média final de 3,5. Podemos concluir com a presente pesquisa que o tratamento fisioterapêutico avaliado com o método Pilates associado ao cone intravaginal é capaz de melhorar a força e o tônus da musculatura do assoalho pélvico. Devido ao limitado número de participantes, sugerimos a realização de novos estudos para comprovação dos resultados.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-10-23
2019-08-26T18:49:17Z
2019-08-26T18:49:17Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
status_str publishedVersion
format article
dc.identifier.uri.fl_str_mv 978.85.459.1280-4
http://rdu.unicesumar.edu.br//handle/123456789/2223
identifier_str_mv 978.85.459.1280-4
url http://rdu.unicesumar.edu.br//handle/123456789/2223
dc.language.iso.fl_str_mv other
language_invalid_str_mv other
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Unicesumar
publisher.none.fl_str_mv Unicesumar
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Digital Unicesumar
instname:Centro Universitário de Maringá
instacron:UniCesumar
reponame_str Repositório Digital Unicesumar
collection Repositório Digital Unicesumar
instname_str Centro Universitário de Maringá
instacron_str UniCesumar
institution UniCesumar
repository.name.fl_str_mv Repositório Digital Unicesumar - Centro Universitário de Maringá
repository.mail.fl_str_mv joao.souza@unicesumar.edu.br
_version_ 1669948582288949248