UMA ANÁLISE DO TRABALHO DE CUIDADORES DE IDOSOS

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Garcia, Gabriela Maçarico Figueiredo
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: Imoto, Priscila Hitomi, Yamaguchi, Mirian Ueda, Massuda, Ely
Tipo de documento: Artigo
Título da fonte: Repositório Digital Unicesumar
Texto Completo: http://rdu.unicesumar.edu.br//handle/123456789/1708
Resumo: O número de idosos aumenta a cada década levando o Brasil a uma situação de rápido envelhecimento populacional. A transição demográfica e epidemiológica apresenta um quadro de sobrevivência de idosos dependentes de pessoas para suprir as incapacidades de realizar as atividades da vida diária. Essas pessoas são familiares, na maioria dos casos, que residem no mesmo domicilio e se tornam cuidadores dos idosos. Assim, o presente estudo, objetiva conhecer a sobrecarga do trabalho dos cuidadores informais de idosos. Trata-se de uma pesquisa aplicada, de caráter descritivo-exploratório e de campo. O estudo foi realizado com cuidadores informais de idosos vinculados as Equipes de Saúde da Família das Unidades Básicas de Saúde do município de Maringá. O instrumento de coleta de dados foi aplicado através de uma entrevista, sendo está dividida em: dados de identificação, aspectos sociodemográficos, Escala Zarit Burden Interview - EZBI. Foram entrevistados 20 cuidadores de idosos cadastrados nas Equipes de Saúde da Família da UBS Alvorada I de Maringá, destes, a maioria tinha idade superior a 51 anos, todos os cuidadores entrevistados eram do sexo feminino, sendo a maioria filha e um quarto esposas, com escolaridade igual ou inferior ao ensino médio incompleto e renda de 1 a 2 salários mínimos. A sobrecarga dos cuidadores foi classificada como uma sobrecarga moderada. Diante dos resultados encontrados nesse estudo e em tantos outros, reafirma-se a necessidade de atenção voltada a promoção da saúde dos cuidadores.
id UNICESU -1_115c3cff4c098ffe4ee713d894714aaa
oai_identifier_str oai:rdu.unicesumar.edu.br:123456789/1708
network_acronym_str UNICESU -1
network_name_str Repositório Digital Unicesumar
spelling UMA ANÁLISE DO TRABALHO DE CUIDADORES DE IDOSOSCuidadores de idososEnvelhecimentoPromoção da SaúdeO número de idosos aumenta a cada década levando o Brasil a uma situação de rápido envelhecimento populacional. A transição demográfica e epidemiológica apresenta um quadro de sobrevivência de idosos dependentes de pessoas para suprir as incapacidades de realizar as atividades da vida diária. Essas pessoas são familiares, na maioria dos casos, que residem no mesmo domicilio e se tornam cuidadores dos idosos. Assim, o presente estudo, objetiva conhecer a sobrecarga do trabalho dos cuidadores informais de idosos. Trata-se de uma pesquisa aplicada, de caráter descritivo-exploratório e de campo. O estudo foi realizado com cuidadores informais de idosos vinculados as Equipes de Saúde da Família das Unidades Básicas de Saúde do município de Maringá. O instrumento de coleta de dados foi aplicado através de uma entrevista, sendo está dividida em: dados de identificação, aspectos sociodemográficos, Escala Zarit Burden Interview - EZBI. Foram entrevistados 20 cuidadores de idosos cadastrados nas Equipes de Saúde da Família da UBS Alvorada I de Maringá, destes, a maioria tinha idade superior a 51 anos, todos os cuidadores entrevistados eram do sexo feminino, sendo a maioria filha e um quarto esposas, com escolaridade igual ou inferior ao ensino médio incompleto e renda de 1 a 2 salários mínimos. A sobrecarga dos cuidadores foi classificada como uma sobrecarga moderada. Diante dos resultados encontrados nesse estudo e em tantos outros, reafirma-se a necessidade de atenção voltada a promoção da saúde dos cuidadores.Unicesumar2019-08-16T13:52:06Z2019-08-16T13:52:06Z2017-10-24info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdf978-85-459-0773-22594-4991http://rdu.unicesumar.edu.br//handle/123456789/1708otherGarcia, Gabriela Maçarico FigueiredoImoto, Priscila HitomiYamaguchi, Mirian UedaMassuda, Elyreponame:Repositório Digital Unicesumarinstname:Centro Universitário de Maringáinstacron:UniCesumarinfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-06-13T17:00:26Zhttp://rdu.unicesumar.edu.br/PRIhttp://rdu.unicesumar.edu.br/oai/requestjoao.souza@unicesumar.edu.bropendoar:2020-06-13 17:00:30.152Repositório Digital Unicesumar - Centro Universitário de Maringáfalse
dc.title.none.fl_str_mv UMA ANÁLISE DO TRABALHO DE CUIDADORES DE IDOSOS
title UMA ANÁLISE DO TRABALHO DE CUIDADORES DE IDOSOS
spellingShingle UMA ANÁLISE DO TRABALHO DE CUIDADORES DE IDOSOS
Garcia, Gabriela Maçarico Figueiredo
Cuidadores de idosos
Envelhecimento
Promoção da Saúde
title_short UMA ANÁLISE DO TRABALHO DE CUIDADORES DE IDOSOS
title_full UMA ANÁLISE DO TRABALHO DE CUIDADORES DE IDOSOS
title_fullStr UMA ANÁLISE DO TRABALHO DE CUIDADORES DE IDOSOS
title_full_unstemmed UMA ANÁLISE DO TRABALHO DE CUIDADORES DE IDOSOS
title_sort UMA ANÁLISE DO TRABALHO DE CUIDADORES DE IDOSOS
author Garcia, Gabriela Maçarico Figueiredo
author_facet Garcia, Gabriela Maçarico Figueiredo
Imoto, Priscila Hitomi
Yamaguchi, Mirian Ueda
Massuda, Ely
author_role author
author2 Imoto, Priscila Hitomi
Yamaguchi, Mirian Ueda
Massuda, Ely
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Garcia, Gabriela Maçarico Figueiredo
Imoto, Priscila Hitomi
Yamaguchi, Mirian Ueda
Massuda, Ely
dc.subject.por.fl_str_mv Cuidadores de idosos
Envelhecimento
Promoção da Saúde
topic Cuidadores de idosos
Envelhecimento
Promoção da Saúde
dc.description.none.fl_txt_mv O número de idosos aumenta a cada década levando o Brasil a uma situação de rápido envelhecimento populacional. A transição demográfica e epidemiológica apresenta um quadro de sobrevivência de idosos dependentes de pessoas para suprir as incapacidades de realizar as atividades da vida diária. Essas pessoas são familiares, na maioria dos casos, que residem no mesmo domicilio e se tornam cuidadores dos idosos. Assim, o presente estudo, objetiva conhecer a sobrecarga do trabalho dos cuidadores informais de idosos. Trata-se de uma pesquisa aplicada, de caráter descritivo-exploratório e de campo. O estudo foi realizado com cuidadores informais de idosos vinculados as Equipes de Saúde da Família das Unidades Básicas de Saúde do município de Maringá. O instrumento de coleta de dados foi aplicado através de uma entrevista, sendo está dividida em: dados de identificação, aspectos sociodemográficos, Escala Zarit Burden Interview - EZBI. Foram entrevistados 20 cuidadores de idosos cadastrados nas Equipes de Saúde da Família da UBS Alvorada I de Maringá, destes, a maioria tinha idade superior a 51 anos, todos os cuidadores entrevistados eram do sexo feminino, sendo a maioria filha e um quarto esposas, com escolaridade igual ou inferior ao ensino médio incompleto e renda de 1 a 2 salários mínimos. A sobrecarga dos cuidadores foi classificada como uma sobrecarga moderada. Diante dos resultados encontrados nesse estudo e em tantos outros, reafirma-se a necessidade de atenção voltada a promoção da saúde dos cuidadores.
description O número de idosos aumenta a cada década levando o Brasil a uma situação de rápido envelhecimento populacional. A transição demográfica e epidemiológica apresenta um quadro de sobrevivência de idosos dependentes de pessoas para suprir as incapacidades de realizar as atividades da vida diária. Essas pessoas são familiares, na maioria dos casos, que residem no mesmo domicilio e se tornam cuidadores dos idosos. Assim, o presente estudo, objetiva conhecer a sobrecarga do trabalho dos cuidadores informais de idosos. Trata-se de uma pesquisa aplicada, de caráter descritivo-exploratório e de campo. O estudo foi realizado com cuidadores informais de idosos vinculados as Equipes de Saúde da Família das Unidades Básicas de Saúde do município de Maringá. O instrumento de coleta de dados foi aplicado através de uma entrevista, sendo está dividida em: dados de identificação, aspectos sociodemográficos, Escala Zarit Burden Interview - EZBI. Foram entrevistados 20 cuidadores de idosos cadastrados nas Equipes de Saúde da Família da UBS Alvorada I de Maringá, destes, a maioria tinha idade superior a 51 anos, todos os cuidadores entrevistados eram do sexo feminino, sendo a maioria filha e um quarto esposas, com escolaridade igual ou inferior ao ensino médio incompleto e renda de 1 a 2 salários mínimos. A sobrecarga dos cuidadores foi classificada como uma sobrecarga moderada. Diante dos resultados encontrados nesse estudo e em tantos outros, reafirma-se a necessidade de atenção voltada a promoção da saúde dos cuidadores.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-10-24
2019-08-16T13:52:06Z
2019-08-16T13:52:06Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
status_str publishedVersion
format article
dc.identifier.uri.fl_str_mv 978-85-459-0773-2
2594-4991
http://rdu.unicesumar.edu.br//handle/123456789/1708
identifier_str_mv 978-85-459-0773-2
2594-4991
url http://rdu.unicesumar.edu.br//handle/123456789/1708
dc.language.iso.fl_str_mv other
language_invalid_str_mv other
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Unicesumar
publisher.none.fl_str_mv Unicesumar
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Digital Unicesumar
instname:Centro Universitário de Maringá
instacron:UniCesumar
reponame_str Repositório Digital Unicesumar
collection Repositório Digital Unicesumar
instname_str Centro Universitário de Maringá
instacron_str UniCesumar
institution UniCesumar
repository.name.fl_str_mv Repositório Digital Unicesumar - Centro Universitário de Maringá
repository.mail.fl_str_mv joao.souza@unicesumar.edu.br
_version_ 1669948614162513920