ARTESANATO ANATÔMICO: ESTUDO SOBRE A UTILIZAÇÃO DE CRANIOS EM GESSO NO ENSINO DA ANATOMIA HUMANA COMO MEIO ALTERNATIVO PARA O PROCESSO DO ENSINO E APRENDIZAGEM

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: PEREIRA, Rodrigo
Data de Publicação: 2015
Outros Autores: REPOLÊS, Ramon, BRAATHEN, Per Christian, PINTO, Rogério
Tipo de documento: Artigo
Título da fonte: Repositório Digital Unicesumar
Texto Completo: http://rdu.unicesumar.edu.br//handle/123456789/2586
Resumo: Essa pesquisa teve como objetivo avaliar a utilização de modelos de crânio em gesso confeccionados artesanalmente em comparação aos modelos de crânios humanos e sintéticos de uma instituição particular de ensino superior. Participaram desta pesquisa, 175 alunos matriculados nas disciplinas de anatomia humana e anatomofisiologia do turno da manhã e noite dos cursos de enfermagem, farmácia, fisioterapia e nutrição de uma instituição de ensino superior da Zona da Mata de Minas Gerais, destacando-se a importância destas disciplinas, de forma a contribuir na qualidade e qualificação desses futuros profissionais. Trata-se de uma pesquisa qualitativa e quantitativa de apoio didático, realizada no período de fevereiro a Maio de 2015. Os dados foram obtidos através aplicação de um questionário de percepção com seis domínios e da aplicação de uma prova prática contendo questões abertas relacionadas sobre as estruturas do crânio humano. A presente pesquisa foi enviada e aprovada pelo comitê de ética da presente instituição, onde alunos participantes leram e assinaram o Termo de Consentimento Livre e Esclarecido. Os resultados obtidos dos grupos controle e de amostra foram cadastrados e tabulados por meio do software Excel e calculadas as frequências absolutas e relativas para os parâmetros coletados, valendo-se do pacote estatístico Sistema para Análises Estatísticas SAEG (2007), versão 9.1. Os resultados obtidos na análise da pesquisa revelaram uma grande aceitação dos alunos pela escolha do modelo de crânio artesanal em gesso em relação aos outros modelos oferecidos pela instituição. Com relação às proporções nos valores das notas, não houve diferença estatisticamente significativa entre os grupos analisados. Conclui-se que não se verificou efeito significativo do uso crânio artesanal em relação aos modelos de crânios humanos e sintéticos; entretanto houve grande aceitação dos alunos, podendo-se configurar como um ótimo recurso didático para o processo de ensino e aprendizagem em anatomia humana.
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