A IMPORTÂNCIA DOS NOVE CERTOS NA ADMINISTRAÇÃO DE MEDICAMENTOS: RELATO DE EXPERIÊNCIA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: MATOZO, Isabelle Cristine Figueiredo
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: FERIOLI, Pamela, BORGES, Thais Odete, LIMA, Lucas Vinicius de, PEISCHIEIRA, Miriam Ramá Lobo, VALSHECCI, Elizabeth Amâncio de Souza da Silva
Tipo de documento: Artigo
Título da fonte: Repositório Digital Unicesumar
Texto Completo: http://rdu.unicesumar.edu.br//handle/123456789/3818
Resumo: Trata- se de um relato de experiência acerca da estratégia de aprendizagem adotada pelo projeto de ensino denominado Acompanhando o Docente no Plantão no HUM: uma estratégia de aprendizagem em enfermagem com o parecer da aprovação do Comitê de Ética Permanente em Pesquisa em Seres Humanos da Universidade Estadual de Maringá (número: 4230/2009).Teve como objetivo descrever a experiência obtida através do projeto de ensino sobre a utilização dos 9 certos para a medicação e a segurança do paciente.As vivências aconteceram no Pronto Atendimento do Hospital Universitário de Maringá, no ano de 2018, durante o acompanhamento do plantão docente.O referido projeto objetiva proporcionar aos discentes conhecimentos técnico- científicos para o cuidado de enfermagem sistematizado aos pacientes em diversas situações clínicas dentro do contexto hospitalar. Entre os conhecimentos teóricos posto em prática sob a supervisão do docente responsável, estão; o preparo e administração de medicamentos. Por meio da análise dos resultados foi possível constatar que, conforme a busca na literatura, evidenciou os principais riscos do uso indevido da ferramenta dos 9 certos para a medicação, entre eles,identificação do paciente, monitoramento e relatórios de ocorrências de falhas, distribuição por dose unitária, preparação de medicação endovenosa pela farmácia. Além disso, teve também descritos os prejuízos no tratamento e até mesmo óbitos devido ao erro com medicação.Espera- se, com este resultado, colaborar com o desenvolvimento do conhecimento na utilização da ferramenta para a segurança do paciente.
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