ATITUDES AMBIENTAIS E A RECICLAGEM: CONTRIBUIÇÕES DA TEORIA DO COMPORTAMENTO PLANEJADO

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: ARRUDA, Eduardo Chierrito de
Data de Publicação: 2015
Outros Autores: ROSA, Ana Luisa Martins, MILANI, Rute Grossi Milani
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Digital Unicesumar
Texto Completo: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/2623
Resumo: Os resíduos sólidos são considerados um dos principais problemas ambientais da contemporaneidade, estimulados pelos padrões de consumo e avanço tecnológico. A produção de resíduos sólidos é mediada pelo comportamento humano, dessa maneira a psicologia ambiental aponta as atitudes ambientais como uma de suas questões centrais de estudo e prática. A teoria do comportamento planejado (TPB) pressupõe a previsão do comportamento a partir da análise de variáveis específicas, tais como as normas subjetivas, as atitudes, o controle comportamental percebido e o conhecimento adquirido do indivíduo. O modelo da TPB foi originalmente aplicado à intenção de compra do consumidor e, atualmente, diversos pesquisadores expandem sua aplicabilidade para outras áreas, entre elas a psicologia ambiental. Dessa maneira, buscamos compreender a aplicabilidade da TPB na compreensão das atitudes ambientais e da reciclagem, por meio de uma revisão sistemática de artigos internacionais no período de 2010 a 2015, na principal base de dados da psicologia, PsycINFO, por meio dos descritores: environmental attitudes, recycling and theory of planned behavior, de acordo com a Biblioteca Virtual de Saúde – Psicologia Brasil – BVS-PSI. A revisão foi sistematizada de acordo com o método PRISMA – Preferred Reporting Items for Systematic Reviews and Meta-Analyse. A compreensão da intenção de comportamento auxilia em diversos processos relacionados às atitudes ambientais e ao comportamento de reciclar, permite compreender o papel de diferentes variáveis como a inteligência emocional, fatores motivacionais e influência social como fatores internos que precedem as atitudes ambientais. Considerando a criticidade da TPB, os fatores internos devem ser alinhados nas políticas públicas e também na educação ambiental para a real integração e conscientização do homem em sua responsabilidade sustentável com o meio ambiente.
id UNICESU -1_2d9baa9685f2438f99058388efcd52de
oai_identifier_str oai:rdu.unicesumar.edu.br:123456789/2623
network_acronym_str UNICESU -1
network_name_str Repositório Digital Unicesumar
repository_id_str
spelling ATITUDES AMBIENTAIS E A RECICLAGEM: CONTRIBUIÇÕES DA TEORIA DO COMPORTAMENTO PLANEJADOEducação ambientalPsicologia ambientalReciclagemPolíticas públicasOs resíduos sólidos são considerados um dos principais problemas ambientais da contemporaneidade, estimulados pelos padrões de consumo e avanço tecnológico. A produção de resíduos sólidos é mediada pelo comportamento humano, dessa maneira a psicologia ambiental aponta as atitudes ambientais como uma de suas questões centrais de estudo e prática. A teoria do comportamento planejado (TPB) pressupõe a previsão do comportamento a partir da análise de variáveis específicas, tais como as normas subjetivas, as atitudes, o controle comportamental percebido e o conhecimento adquirido do indivíduo. O modelo da TPB foi originalmente aplicado à intenção de compra do consumidor e, atualmente, diversos pesquisadores expandem sua aplicabilidade para outras áreas, entre elas a psicologia ambiental. Dessa maneira, buscamos compreender a aplicabilidade da TPB na compreensão das atitudes ambientais e da reciclagem, por meio de uma revisão sistemática de artigos internacionais no período de 2010 a 2015, na principal base de dados da psicologia, PsycINFO, por meio dos descritores: environmental attitudes, recycling and theory of planned behavior, de acordo com a Biblioteca Virtual de Saúde – Psicologia Brasil – BVS-PSI. A revisão foi sistematizada de acordo com o método PRISMA – Preferred Reporting Items for Systematic Reviews and Meta-Analyse. A compreensão da intenção de comportamento auxilia em diversos processos relacionados às atitudes ambientais e ao comportamento de reciclar, permite compreender o papel de diferentes variáveis como a inteligência emocional, fatores motivacionais e influência social como fatores internos que precedem as atitudes ambientais. Considerando a criticidade da TPB, os fatores internos devem ser alinhados nas políticas públicas e também na educação ambiental para a real integração e conscientização do homem em sua responsabilidade sustentável com o meio ambiente.UNIVERSIDADE CESUMARBrasilUNICESUMAR2019-11-08T13:45:03Z2019-11-08T13:45:03Z2015-11-04info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdf978-85-8084-996-7http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/2623porARRUDA, Eduardo Chierrito deROSA, Ana Luisa MartinsMILANI, Rute Grossi Milaniinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Digital Unicesumarinstname:Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR)instacron:UniCesumar2020-08-03T19:46:03ZRepositório InstitucionalPRI
dc.title.none.fl_str_mv ATITUDES AMBIENTAIS E A RECICLAGEM: CONTRIBUIÇÕES DA TEORIA DO COMPORTAMENTO PLANEJADO
title ATITUDES AMBIENTAIS E A RECICLAGEM: CONTRIBUIÇÕES DA TEORIA DO COMPORTAMENTO PLANEJADO
spellingShingle ATITUDES AMBIENTAIS E A RECICLAGEM: CONTRIBUIÇÕES DA TEORIA DO COMPORTAMENTO PLANEJADO
ARRUDA, Eduardo Chierrito de
Educação ambiental
Psicologia ambiental
Reciclagem
Políticas públicas
title_short ATITUDES AMBIENTAIS E A RECICLAGEM: CONTRIBUIÇÕES DA TEORIA DO COMPORTAMENTO PLANEJADO
title_full ATITUDES AMBIENTAIS E A RECICLAGEM: CONTRIBUIÇÕES DA TEORIA DO COMPORTAMENTO PLANEJADO
title_fullStr ATITUDES AMBIENTAIS E A RECICLAGEM: CONTRIBUIÇÕES DA TEORIA DO COMPORTAMENTO PLANEJADO
title_full_unstemmed ATITUDES AMBIENTAIS E A RECICLAGEM: CONTRIBUIÇÕES DA TEORIA DO COMPORTAMENTO PLANEJADO
title_sort ATITUDES AMBIENTAIS E A RECICLAGEM: CONTRIBUIÇÕES DA TEORIA DO COMPORTAMENTO PLANEJADO
author ARRUDA, Eduardo Chierrito de
author_facet ARRUDA, Eduardo Chierrito de
ROSA, Ana Luisa Martins
MILANI, Rute Grossi Milani
author_role author
author2 ROSA, Ana Luisa Martins
MILANI, Rute Grossi Milani
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv ARRUDA, Eduardo Chierrito de
ROSA, Ana Luisa Martins
MILANI, Rute Grossi Milani
dc.subject.por.fl_str_mv Educação ambiental
Psicologia ambiental
Reciclagem
Políticas públicas
topic Educação ambiental
Psicologia ambiental
Reciclagem
Políticas públicas
description Os resíduos sólidos são considerados um dos principais problemas ambientais da contemporaneidade, estimulados pelos padrões de consumo e avanço tecnológico. A produção de resíduos sólidos é mediada pelo comportamento humano, dessa maneira a psicologia ambiental aponta as atitudes ambientais como uma de suas questões centrais de estudo e prática. A teoria do comportamento planejado (TPB) pressupõe a previsão do comportamento a partir da análise de variáveis específicas, tais como as normas subjetivas, as atitudes, o controle comportamental percebido e o conhecimento adquirido do indivíduo. O modelo da TPB foi originalmente aplicado à intenção de compra do consumidor e, atualmente, diversos pesquisadores expandem sua aplicabilidade para outras áreas, entre elas a psicologia ambiental. Dessa maneira, buscamos compreender a aplicabilidade da TPB na compreensão das atitudes ambientais e da reciclagem, por meio de uma revisão sistemática de artigos internacionais no período de 2010 a 2015, na principal base de dados da psicologia, PsycINFO, por meio dos descritores: environmental attitudes, recycling and theory of planned behavior, de acordo com a Biblioteca Virtual de Saúde – Psicologia Brasil – BVS-PSI. A revisão foi sistematizada de acordo com o método PRISMA – Preferred Reporting Items for Systematic Reviews and Meta-Analyse. A compreensão da intenção de comportamento auxilia em diversos processos relacionados às atitudes ambientais e ao comportamento de reciclar, permite compreender o papel de diferentes variáveis como a inteligência emocional, fatores motivacionais e influência social como fatores internos que precedem as atitudes ambientais. Considerando a criticidade da TPB, os fatores internos devem ser alinhados nas políticas públicas e também na educação ambiental para a real integração e conscientização do homem em sua responsabilidade sustentável com o meio ambiente.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-11-04
2019-11-08T13:45:03Z
2019-11-08T13:45:03Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv 978-85-8084-996-7
http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/2623
identifier_str_mv 978-85-8084-996-7
url http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/2623
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv UNIVERSIDADE CESUMAR
Brasil
UNICESUMAR
publisher.none.fl_str_mv UNIVERSIDADE CESUMAR
Brasil
UNICESUMAR
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Digital Unicesumar
instname:Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR)
instacron:UniCesumar
instname_str Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR)
instacron_str UniCesumar
institution UniCesumar
reponame_str Repositório Digital Unicesumar
collection Repositório Digital Unicesumar
repository.name.fl_str_mv
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1747771960348114945