AURICULOTERAPIA NO TRATAMENTO DA SÍNDROME DO TÚNEL DO CARPO: ESTUDO DE CASO

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: ARAÚJO, Ana Paula Serra de
Data de Publicação: 2009
Outros Autores: FUMAGALI, Elaine Maria
Tipo de documento: Artigo
Título da fonte: Repositório Digital Unicesumar
Texto Completo: http://rdu.unicesumar.edu.br//handle/123456789/5527
Resumo: O presente estudo teve como objetivo verificar e avaliar a efetividade da utilização da técnica de Auriculoterapia no tratamento da dor ocasionada pela síndrome do túnel do carpo (STC) através do estudo de um único caso clínico. O tratamento proposto foi constituído por 12 sessões de Auriculoterapia, realizadas 2 vezes por semana, onde utilizou-se os pontos auriculares da auriculocibernética e os pontos correspondentes aos locais de dor. Como parâmetros avaliativos utilizou-se uma ficha de avaliação inicial e final a qual continha dados referentes sobre a sintomatologia e característica da dor, locais de dor e avaliação da intensidade da dor ao início e término de cada sessão de tratamento mediante o uso da escala visual analógica (EVA). Os resultados obtidos demonstraram que a Auriculoterapia proporciona uma redução/modificação da sintomatologia e da característica da dor, bem como promove uma redução progressiva da intensidade da dor que ao início do tratamento era de intensidade 8,7 e ao final do tratamento passou a ser de intensidade 0,4. Concluiu-se, portanto com o presente estudo que a Auriculoterapia foi um método terapêutico eficaz para a promoção da redução da sintomatologia dolorosa na voluntária atendida.
id UNICESU -1_36d2d0a526e117d913bb4651b7dec9d4
oai_identifier_str oai:rdu.unicesumar.edu.br:123456789/5527
network_acronym_str UNICESU -1
network_name_str Repositório Digital Unicesumar
spelling AURICULOTERAPIA NO TRATAMENTO DA SÍNDROME DO TÚNEL DO CARPO: ESTUDO DE CASOSíndrome do túnel do carpoAuriculoterapiaAcupunturaO presente estudo teve como objetivo verificar e avaliar a efetividade da utilização da técnica de Auriculoterapia no tratamento da dor ocasionada pela síndrome do túnel do carpo (STC) através do estudo de um único caso clínico. O tratamento proposto foi constituído por 12 sessões de Auriculoterapia, realizadas 2 vezes por semana, onde utilizou-se os pontos auriculares da auriculocibernética e os pontos correspondentes aos locais de dor. Como parâmetros avaliativos utilizou-se uma ficha de avaliação inicial e final a qual continha dados referentes sobre a sintomatologia e característica da dor, locais de dor e avaliação da intensidade da dor ao início e término de cada sessão de tratamento mediante o uso da escala visual analógica (EVA). Os resultados obtidos demonstraram que a Auriculoterapia proporciona uma redução/modificação da sintomatologia e da característica da dor, bem como promove uma redução progressiva da intensidade da dor que ao início do tratamento era de intensidade 8,7 e ao final do tratamento passou a ser de intensidade 0,4. Concluiu-se, portanto com o presente estudo que a Auriculoterapia foi um método terapêutico eficaz para a promoção da redução da sintomatologia dolorosa na voluntária atendida.UniCesumar2020-04-02T14:57:51Z2020-04-02T14:57:51Z2009-10-27info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdf978-85-61091-05-7http://rdu.unicesumar.edu.br//handle/123456789/5527otherARAÚJO, Ana Paula Serra deFUMAGALI, Elaine Mariareponame:Repositório Digital Unicesumarinstname:Centro Universitário de Maringáinstacron:UniCesumarinfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-06-13T16:52:00Zhttp://rdu.unicesumar.edu.br/PRIhttp://rdu.unicesumar.edu.br/oai/requestjoao.souza@unicesumar.edu.bropendoar:2020-06-13 16:52:04.336Repositório Digital Unicesumar - Centro Universitário de Maringáfalse
dc.title.none.fl_str_mv AURICULOTERAPIA NO TRATAMENTO DA SÍNDROME DO TÚNEL DO CARPO: ESTUDO DE CASO
title AURICULOTERAPIA NO TRATAMENTO DA SÍNDROME DO TÚNEL DO CARPO: ESTUDO DE CASO
spellingShingle AURICULOTERAPIA NO TRATAMENTO DA SÍNDROME DO TÚNEL DO CARPO: ESTUDO DE CASO
ARAÚJO, Ana Paula Serra de
Síndrome do túnel do carpo
Auriculoterapia
Acupuntura
title_short AURICULOTERAPIA NO TRATAMENTO DA SÍNDROME DO TÚNEL DO CARPO: ESTUDO DE CASO
title_full AURICULOTERAPIA NO TRATAMENTO DA SÍNDROME DO TÚNEL DO CARPO: ESTUDO DE CASO
title_fullStr AURICULOTERAPIA NO TRATAMENTO DA SÍNDROME DO TÚNEL DO CARPO: ESTUDO DE CASO
title_full_unstemmed AURICULOTERAPIA NO TRATAMENTO DA SÍNDROME DO TÚNEL DO CARPO: ESTUDO DE CASO
title_sort AURICULOTERAPIA NO TRATAMENTO DA SÍNDROME DO TÚNEL DO CARPO: ESTUDO DE CASO
author ARAÚJO, Ana Paula Serra de
author_facet ARAÚJO, Ana Paula Serra de
FUMAGALI, Elaine Maria
author_role author
author2 FUMAGALI, Elaine Maria
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv ARAÚJO, Ana Paula Serra de
FUMAGALI, Elaine Maria
dc.subject.por.fl_str_mv Síndrome do túnel do carpo
Auriculoterapia
Acupuntura
topic Síndrome do túnel do carpo
Auriculoterapia
Acupuntura
dc.description.none.fl_txt_mv O presente estudo teve como objetivo verificar e avaliar a efetividade da utilização da técnica de Auriculoterapia no tratamento da dor ocasionada pela síndrome do túnel do carpo (STC) através do estudo de um único caso clínico. O tratamento proposto foi constituído por 12 sessões de Auriculoterapia, realizadas 2 vezes por semana, onde utilizou-se os pontos auriculares da auriculocibernética e os pontos correspondentes aos locais de dor. Como parâmetros avaliativos utilizou-se uma ficha de avaliação inicial e final a qual continha dados referentes sobre a sintomatologia e característica da dor, locais de dor e avaliação da intensidade da dor ao início e término de cada sessão de tratamento mediante o uso da escala visual analógica (EVA). Os resultados obtidos demonstraram que a Auriculoterapia proporciona uma redução/modificação da sintomatologia e da característica da dor, bem como promove uma redução progressiva da intensidade da dor que ao início do tratamento era de intensidade 8,7 e ao final do tratamento passou a ser de intensidade 0,4. Concluiu-se, portanto com o presente estudo que a Auriculoterapia foi um método terapêutico eficaz para a promoção da redução da sintomatologia dolorosa na voluntária atendida.
description O presente estudo teve como objetivo verificar e avaliar a efetividade da utilização da técnica de Auriculoterapia no tratamento da dor ocasionada pela síndrome do túnel do carpo (STC) através do estudo de um único caso clínico. O tratamento proposto foi constituído por 12 sessões de Auriculoterapia, realizadas 2 vezes por semana, onde utilizou-se os pontos auriculares da auriculocibernética e os pontos correspondentes aos locais de dor. Como parâmetros avaliativos utilizou-se uma ficha de avaliação inicial e final a qual continha dados referentes sobre a sintomatologia e característica da dor, locais de dor e avaliação da intensidade da dor ao início e término de cada sessão de tratamento mediante o uso da escala visual analógica (EVA). Os resultados obtidos demonstraram que a Auriculoterapia proporciona uma redução/modificação da sintomatologia e da característica da dor, bem como promove uma redução progressiva da intensidade da dor que ao início do tratamento era de intensidade 8,7 e ao final do tratamento passou a ser de intensidade 0,4. Concluiu-se, portanto com o presente estudo que a Auriculoterapia foi um método terapêutico eficaz para a promoção da redução da sintomatologia dolorosa na voluntária atendida.
publishDate 2009
dc.date.none.fl_str_mv 2009-10-27
2020-04-02T14:57:51Z
2020-04-02T14:57:51Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
status_str publishedVersion
format article
dc.identifier.uri.fl_str_mv 978-85-61091-05-7
http://rdu.unicesumar.edu.br//handle/123456789/5527
identifier_str_mv 978-85-61091-05-7
url http://rdu.unicesumar.edu.br//handle/123456789/5527
dc.language.iso.fl_str_mv other
language_invalid_str_mv other
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv UniCesumar
publisher.none.fl_str_mv UniCesumar
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Digital Unicesumar
instname:Centro Universitário de Maringá
instacron:UniCesumar
reponame_str Repositório Digital Unicesumar
collection Repositório Digital Unicesumar
instname_str Centro Universitário de Maringá
instacron_str UniCesumar
institution UniCesumar
repository.name.fl_str_mv Repositório Digital Unicesumar - Centro Universitário de Maringá
repository.mail.fl_str_mv joao.souza@unicesumar.edu.br
_version_ 1669948580103716864