AS REPRESENTAÇÕES DE IDOSOS INSTITUCIONALIZADOS ACERCA DOS MEDICAMENTOS

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Mainardes, Veridiana Catelan
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: Lima, Iane Priscila, Boregas, Flavia Cristina Busch, Milani, Rute Grossi
Tipo de documento: Artigo
Título da fonte: Repositório Digital Unicesumar
Texto Completo: http://rdu.unicesumar.edu.br//handle/123456789/1797
Resumo: O envelhecimento da população representa um dos principais fenômenos demográficos e sociais da sociedade contemporânea. O presente estudo tem como objetivo compreender a representação que os medicamentos, fitoterápicos e alopáticos, têm para os idosos no contexto de suporte social, enquanto apoio material, por meio da caracterização do perfil sociodemográfico e antecedentes clínicos dos idosos e mediante análise da relação do uso medicamentoso com a saúde dos sujeitos pesquisados. A metodologia a ser utilizada caracteriza-se como exploratório-descritivo com abordagens qualitativa e quantitativa, e que será realizada no contexto de uma instituição de acolhimento a idosos, também chamada de instituições de longa permanência (ILPs), no município de Maringá, no norte do Paraná. O instrumento a ser utilizado é análise de prontuários com enfoque na história clínica prévia e uso de medicamentos pela população em estudo e a coleta de dados será feita através de entrevista. Com o desenvolvimento da pesquisa, espera-se obter informações que possam subsidiar orientações aos idosos, de forma criteriosa e cautelosa, do uso de medicamentos, como a correta administração, dose, tipo e intervalos, a fim de promover uma melhora na qualidade de vida e promoção da saúde do idoso.
id UNICESU -1_3a24b5279c3b06b1c5764b99d1067c7b
oai_identifier_str oai:rdu.unicesumar.edu.br:123456789/1797
network_acronym_str UNICESU -1
network_name_str Repositório Digital Unicesumar
spelling AS REPRESENTAÇÕES DE IDOSOS INSTITUCIONALIZADOS ACERCA DOS MEDICAMENTOSIdososPromoção da SaúdeUso de MedicamentosO envelhecimento da população representa um dos principais fenômenos demográficos e sociais da sociedade contemporânea. O presente estudo tem como objetivo compreender a representação que os medicamentos, fitoterápicos e alopáticos, têm para os idosos no contexto de suporte social, enquanto apoio material, por meio da caracterização do perfil sociodemográfico e antecedentes clínicos dos idosos e mediante análise da relação do uso medicamentoso com a saúde dos sujeitos pesquisados. A metodologia a ser utilizada caracteriza-se como exploratório-descritivo com abordagens qualitativa e quantitativa, e que será realizada no contexto de uma instituição de acolhimento a idosos, também chamada de instituições de longa permanência (ILPs), no município de Maringá, no norte do Paraná. O instrumento a ser utilizado é análise de prontuários com enfoque na história clínica prévia e uso de medicamentos pela população em estudo e a coleta de dados será feita através de entrevista. Com o desenvolvimento da pesquisa, espera-se obter informações que possam subsidiar orientações aos idosos, de forma criteriosa e cautelosa, do uso de medicamentos, como a correta administração, dose, tipo e intervalos, a fim de promover uma melhora na qualidade de vida e promoção da saúde do idoso.Unicesumar2019-08-19T12:39:17Z2019-08-19T12:39:17Z2017-10-24info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdf978-85-459-0773-22594-4991http://rdu.unicesumar.edu.br//handle/123456789/1797otherMainardes, Veridiana CatelanLima, Iane PriscilaBoregas, Flavia Cristina BuschMilani, Rute Grossireponame:Repositório Digital Unicesumarinstname:Centro Universitário de Maringáinstacron:UniCesumarinfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-06-13T17:02:11Zhttp://rdu.unicesumar.edu.br/PRIhttp://rdu.unicesumar.edu.br/oai/requestjoao.souza@unicesumar.edu.bropendoar:2020-06-13 17:02:17.52Repositório Digital Unicesumar - Centro Universitário de Maringáfalse
dc.title.none.fl_str_mv AS REPRESENTAÇÕES DE IDOSOS INSTITUCIONALIZADOS ACERCA DOS MEDICAMENTOS
title AS REPRESENTAÇÕES DE IDOSOS INSTITUCIONALIZADOS ACERCA DOS MEDICAMENTOS
spellingShingle AS REPRESENTAÇÕES DE IDOSOS INSTITUCIONALIZADOS ACERCA DOS MEDICAMENTOS
Mainardes, Veridiana Catelan
Idosos
Promoção da Saúde
Uso de Medicamentos
title_short AS REPRESENTAÇÕES DE IDOSOS INSTITUCIONALIZADOS ACERCA DOS MEDICAMENTOS
title_full AS REPRESENTAÇÕES DE IDOSOS INSTITUCIONALIZADOS ACERCA DOS MEDICAMENTOS
title_fullStr AS REPRESENTAÇÕES DE IDOSOS INSTITUCIONALIZADOS ACERCA DOS MEDICAMENTOS
title_full_unstemmed AS REPRESENTAÇÕES DE IDOSOS INSTITUCIONALIZADOS ACERCA DOS MEDICAMENTOS
title_sort AS REPRESENTAÇÕES DE IDOSOS INSTITUCIONALIZADOS ACERCA DOS MEDICAMENTOS
author Mainardes, Veridiana Catelan
author_facet Mainardes, Veridiana Catelan
Lima, Iane Priscila
Boregas, Flavia Cristina Busch
Milani, Rute Grossi
author_role author
author2 Lima, Iane Priscila
Boregas, Flavia Cristina Busch
Milani, Rute Grossi
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Mainardes, Veridiana Catelan
Lima, Iane Priscila
Boregas, Flavia Cristina Busch
Milani, Rute Grossi
dc.subject.por.fl_str_mv Idosos
Promoção da Saúde
Uso de Medicamentos
topic Idosos
Promoção da Saúde
Uso de Medicamentos
dc.description.none.fl_txt_mv O envelhecimento da população representa um dos principais fenômenos demográficos e sociais da sociedade contemporânea. O presente estudo tem como objetivo compreender a representação que os medicamentos, fitoterápicos e alopáticos, têm para os idosos no contexto de suporte social, enquanto apoio material, por meio da caracterização do perfil sociodemográfico e antecedentes clínicos dos idosos e mediante análise da relação do uso medicamentoso com a saúde dos sujeitos pesquisados. A metodologia a ser utilizada caracteriza-se como exploratório-descritivo com abordagens qualitativa e quantitativa, e que será realizada no contexto de uma instituição de acolhimento a idosos, também chamada de instituições de longa permanência (ILPs), no município de Maringá, no norte do Paraná. O instrumento a ser utilizado é análise de prontuários com enfoque na história clínica prévia e uso de medicamentos pela população em estudo e a coleta de dados será feita através de entrevista. Com o desenvolvimento da pesquisa, espera-se obter informações que possam subsidiar orientações aos idosos, de forma criteriosa e cautelosa, do uso de medicamentos, como a correta administração, dose, tipo e intervalos, a fim de promover uma melhora na qualidade de vida e promoção da saúde do idoso.
description O envelhecimento da população representa um dos principais fenômenos demográficos e sociais da sociedade contemporânea. O presente estudo tem como objetivo compreender a representação que os medicamentos, fitoterápicos e alopáticos, têm para os idosos no contexto de suporte social, enquanto apoio material, por meio da caracterização do perfil sociodemográfico e antecedentes clínicos dos idosos e mediante análise da relação do uso medicamentoso com a saúde dos sujeitos pesquisados. A metodologia a ser utilizada caracteriza-se como exploratório-descritivo com abordagens qualitativa e quantitativa, e que será realizada no contexto de uma instituição de acolhimento a idosos, também chamada de instituições de longa permanência (ILPs), no município de Maringá, no norte do Paraná. O instrumento a ser utilizado é análise de prontuários com enfoque na história clínica prévia e uso de medicamentos pela população em estudo e a coleta de dados será feita através de entrevista. Com o desenvolvimento da pesquisa, espera-se obter informações que possam subsidiar orientações aos idosos, de forma criteriosa e cautelosa, do uso de medicamentos, como a correta administração, dose, tipo e intervalos, a fim de promover uma melhora na qualidade de vida e promoção da saúde do idoso.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-10-24
2019-08-19T12:39:17Z
2019-08-19T12:39:17Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
status_str publishedVersion
format article
dc.identifier.uri.fl_str_mv 978-85-459-0773-2
2594-4991
http://rdu.unicesumar.edu.br//handle/123456789/1797
identifier_str_mv 978-85-459-0773-2
2594-4991
url http://rdu.unicesumar.edu.br//handle/123456789/1797
dc.language.iso.fl_str_mv other
language_invalid_str_mv other
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Unicesumar
publisher.none.fl_str_mv Unicesumar
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Digital Unicesumar
instname:Centro Universitário de Maringá
instacron:UniCesumar
reponame_str Repositório Digital Unicesumar
collection Repositório Digital Unicesumar
instname_str Centro Universitário de Maringá
instacron_str UniCesumar
institution UniCesumar
repository.name.fl_str_mv Repositório Digital Unicesumar - Centro Universitário de Maringá
repository.mail.fl_str_mv joao.souza@unicesumar.edu.br
_version_ 1669948619448385536