CIDADANIA COMEÇA EM CASA, MAS A ESCOLA PODE AUXILIAR

Bibliographic Details
Main Author: IRIYODA, Luciane dos Santos
Publication Date: 2005
Format: Article
Language: por
Source: Repositório Digital Unicesumar
Download full: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/7455
Summary: Ultimamente o termo "cidadania" passou a fazer parte de nosso codidiano por estar inserido diariamente em jornais, noticiários televisivos, ou seja, na imprensa em geral. A escola não ficou para trás, porque tem motivado em seus trabalhados escolares, ações que possam levar o adolescente a praticar alguns atos que contribuam para o bem estar de sua comunidade. No entando, este jovem não tem a informação que pequenas mudanças diárias como: jogar o lixo no lixo, manter seu quarto organizado, ajudar quando possível nas tarefas diárias de sua casa, poderá contribuir para que num futuro próximo ele possa estar ajudando em outros atos ( desta vez "maiores"), junto a seu bairro, escola ou cidade. Assim, este trabalho tem a intenção de contribuir para que os adolescentes tenham uma maior reflexão com relação ao tema cidadania. A Profa Maria Elizete Serra (Orientação Pedagógica de uma instituição privada de Maringá) sugeriu que trabalhássemos com alunos de 7o séries do ensino fundamental, por estes terem durante o ano letivo muitas leituras com relação ao tema em questão. Após atividades que informaram os alunos sobre o vocábulo "cidadania", verificou-se que ela pode começar com pequenas atitudes dentro de seus lares. A leitura de textos que envolvessem o tema verdade e mentira, também serviu de auxílio para o processo. Isso para que o aluno refletisse, não precisando mentir caso não fizesse a tarefa estipulada por ele, pois não seria punido por isso. Montou-se uma tabela com o nome de cada aluno e a atividade diária (para ser feita em casa) escolhida por cada adolescente para que fosse efetuada no decorrer de algumas semanas, fixando-a na sala de aula. Caso o jovem não cumprisse a atividade proposta em algum dos dias da semana, ele anotava na tabela (intitulada pela sala como “Tabela da Cidadania”) quantas vezes o combinado não foi cumprido. No final das semanas estabelecidas, reservou-se uma aula para conversar com os alunos, logo, pôde-se perceber conclusões individuais de cada adolescente com relação à tabela. Esses produziram um texto expondo suas opiniões sobre o porquê do cumprimento ou não da tarefa. Dessa forma, chegou-se a uma conclusão muito satisfatória pois, percebeu-se por meio dos textos, que mesmo aqueles alunos que não cumpriram as tarefas estipuladas, tinham consciência que poderiam estar cumprindo-a. Assim, a intenção da tabela junto às leituras sobre verdade e mentira, fez o aluno refletir e pensar que poderia estar sendo um melhor cidadão com pequenas atitudes. Posterior às tarefas de casa, elaborou-se uma nova tabela, mas com atividades para serem cumpridas na escola, com o mesmo procedimento acima mencionado, porém esta ainda está em andamento.
id UNICESU -1_4184fc4bacaef21e301c63e11b9424c3
oai_identifier_str oai:rdu.unicesumar.edu.br:123456789/7455
network_acronym_str UNICESU -1
network_name_str Repositório Digital Unicesumar
repository_id_str
spelling CIDADANIA COMEÇA EM CASA, MAS A ESCOLA PODE AUXILIARCidadaniaCasaEscolaUltimamente o termo "cidadania" passou a fazer parte de nosso codidiano por estar inserido diariamente em jornais, noticiários televisivos, ou seja, na imprensa em geral. A escola não ficou para trás, porque tem motivado em seus trabalhados escolares, ações que possam levar o adolescente a praticar alguns atos que contribuam para o bem estar de sua comunidade. No entando, este jovem não tem a informação que pequenas mudanças diárias como: jogar o lixo no lixo, manter seu quarto organizado, ajudar quando possível nas tarefas diárias de sua casa, poderá contribuir para que num futuro próximo ele possa estar ajudando em outros atos ( desta vez "maiores"), junto a seu bairro, escola ou cidade. Assim, este trabalho tem a intenção de contribuir para que os adolescentes tenham uma maior reflexão com relação ao tema cidadania. A Profa Maria Elizete Serra (Orientação Pedagógica de uma instituição privada de Maringá) sugeriu que trabalhássemos com alunos de 7o séries do ensino fundamental, por estes terem durante o ano letivo muitas leituras com relação ao tema em questão. Após atividades que informaram os alunos sobre o vocábulo "cidadania", verificou-se que ela pode começar com pequenas atitudes dentro de seus lares. A leitura de textos que envolvessem o tema verdade e mentira, também serviu de auxílio para o processo. Isso para que o aluno refletisse, não precisando mentir caso não fizesse a tarefa estipulada por ele, pois não seria punido por isso. Montou-se uma tabela com o nome de cada aluno e a atividade diária (para ser feita em casa) escolhida por cada adolescente para que fosse efetuada no decorrer de algumas semanas, fixando-a na sala de aula. Caso o jovem não cumprisse a atividade proposta em algum dos dias da semana, ele anotava na tabela (intitulada pela sala como “Tabela da Cidadania”) quantas vezes o combinado não foi cumprido. No final das semanas estabelecidas, reservou-se uma aula para conversar com os alunos, logo, pôde-se perceber conclusões individuais de cada adolescente com relação à tabela. Esses produziram um texto expondo suas opiniões sobre o porquê do cumprimento ou não da tarefa. Dessa forma, chegou-se a uma conclusão muito satisfatória pois, percebeu-se por meio dos textos, que mesmo aqueles alunos que não cumpriram as tarefas estipuladas, tinham consciência que poderiam estar cumprindo-a. Assim, a intenção da tabela junto às leituras sobre verdade e mentira, fez o aluno refletir e pensar que poderia estar sendo um melhor cidadão com pequenas atitudes. Posterior às tarefas de casa, elaborou-se uma nova tabela, mas com atividades para serem cumpridas na escola, com o mesmo procedimento acima mencionado, porém esta ainda está em andamento.UNIVERSIDADE CESUMARBrasilUNICESUMAR2021-02-15T11:46:57Z2005-10-192021-02-15T11:46:57Z2005-10-19info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfPresencialhttp://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/7455porIRIYODA, Luciane dos Santosinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Digital Unicesumarinstname:Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR)instacron:UniCesumar2021-02-16T06:01:56ZRepositório InstitucionalPRI
dc.title.none.fl_str_mv CIDADANIA COMEÇA EM CASA, MAS A ESCOLA PODE AUXILIAR
title CIDADANIA COMEÇA EM CASA, MAS A ESCOLA PODE AUXILIAR
spellingShingle CIDADANIA COMEÇA EM CASA, MAS A ESCOLA PODE AUXILIAR
IRIYODA, Luciane dos Santos
Cidadania
Casa
Escola
title_short CIDADANIA COMEÇA EM CASA, MAS A ESCOLA PODE AUXILIAR
title_full CIDADANIA COMEÇA EM CASA, MAS A ESCOLA PODE AUXILIAR
title_fullStr CIDADANIA COMEÇA EM CASA, MAS A ESCOLA PODE AUXILIAR
title_full_unstemmed CIDADANIA COMEÇA EM CASA, MAS A ESCOLA PODE AUXILIAR
title_sort CIDADANIA COMEÇA EM CASA, MAS A ESCOLA PODE AUXILIAR
author IRIYODA, Luciane dos Santos
author_facet IRIYODA, Luciane dos Santos
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv IRIYODA, Luciane dos Santos
dc.subject.por.fl_str_mv Cidadania
Casa
Escola
topic Cidadania
Casa
Escola
description Ultimamente o termo "cidadania" passou a fazer parte de nosso codidiano por estar inserido diariamente em jornais, noticiários televisivos, ou seja, na imprensa em geral. A escola não ficou para trás, porque tem motivado em seus trabalhados escolares, ações que possam levar o adolescente a praticar alguns atos que contribuam para o bem estar de sua comunidade. No entando, este jovem não tem a informação que pequenas mudanças diárias como: jogar o lixo no lixo, manter seu quarto organizado, ajudar quando possível nas tarefas diárias de sua casa, poderá contribuir para que num futuro próximo ele possa estar ajudando em outros atos ( desta vez "maiores"), junto a seu bairro, escola ou cidade. Assim, este trabalho tem a intenção de contribuir para que os adolescentes tenham uma maior reflexão com relação ao tema cidadania. A Profa Maria Elizete Serra (Orientação Pedagógica de uma instituição privada de Maringá) sugeriu que trabalhássemos com alunos de 7o séries do ensino fundamental, por estes terem durante o ano letivo muitas leituras com relação ao tema em questão. Após atividades que informaram os alunos sobre o vocábulo "cidadania", verificou-se que ela pode começar com pequenas atitudes dentro de seus lares. A leitura de textos que envolvessem o tema verdade e mentira, também serviu de auxílio para o processo. Isso para que o aluno refletisse, não precisando mentir caso não fizesse a tarefa estipulada por ele, pois não seria punido por isso. Montou-se uma tabela com o nome de cada aluno e a atividade diária (para ser feita em casa) escolhida por cada adolescente para que fosse efetuada no decorrer de algumas semanas, fixando-a na sala de aula. Caso o jovem não cumprisse a atividade proposta em algum dos dias da semana, ele anotava na tabela (intitulada pela sala como “Tabela da Cidadania”) quantas vezes o combinado não foi cumprido. No final das semanas estabelecidas, reservou-se uma aula para conversar com os alunos, logo, pôde-se perceber conclusões individuais de cada adolescente com relação à tabela. Esses produziram um texto expondo suas opiniões sobre o porquê do cumprimento ou não da tarefa. Dessa forma, chegou-se a uma conclusão muito satisfatória pois, percebeu-se por meio dos textos, que mesmo aqueles alunos que não cumpriram as tarefas estipuladas, tinham consciência que poderiam estar cumprindo-a. Assim, a intenção da tabela junto às leituras sobre verdade e mentira, fez o aluno refletir e pensar que poderia estar sendo um melhor cidadão com pequenas atitudes. Posterior às tarefas de casa, elaborou-se uma nova tabela, mas com atividades para serem cumpridas na escola, com o mesmo procedimento acima mencionado, porém esta ainda está em andamento.
publishDate 2005
dc.date.none.fl_str_mv 2005-10-19
2005-10-19
2021-02-15T11:46:57Z
2021-02-15T11:46:57Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv Presencial
http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/7455
identifier_str_mv Presencial
url http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/7455
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv UNIVERSIDADE CESUMAR
Brasil
UNICESUMAR
publisher.none.fl_str_mv UNIVERSIDADE CESUMAR
Brasil
UNICESUMAR
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Digital Unicesumar
instname:Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR)
instacron:UniCesumar
instname_str Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR)
instacron_str UniCesumar
institution UniCesumar
reponame_str Repositório Digital Unicesumar
collection Repositório Digital Unicesumar
repository.name.fl_str_mv
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1747771948011618304