ESTRATÉGIAS DE GESTÃO DO CONHECIMENTO PARA A PERMANÊNCIA DE DISCENTES : UMA REVISÃO SISTEMÁTICA DE LITERATURA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: GARCIA, Bianca
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: URPIA, Arthur Gualberto Bacelar da Cruz
Tipo de documento: Artigo
Título da fonte: Repositório Digital Unicesumar
Texto Completo: http://rdu.unicesumar.edu.br//handle/123456789/3294
Resumo: A permanência do aluno na escola, especialmente no Ensino Superior, está se tornando um desafio no cenário educacional do país. Alguns estudos sinalizam que a permanência dos alunos está diretamente relacionada ao seu sucesso na aprendizagem, no desempenho escolar e na estrutura física e psicológica oferecida pelas Instituições. Diante disso, esta pesquisa tem como objetivo geral realizar uma revisão sistemática de literatura sobre as estratégias utilizadas pelas IES a partir da Gestão do Conhecimento para aumentar o índice de permanência do discente. Para tal, do ponto de vista metodológico, quanto à natureza, é uma pesquisa básica. Quanto aos objetivos ela é exploratória. Por fim, quanto aos procedimentos, a pesquisa se classifica como uma pesquisa bibliográfica, realizada através de uma revisão sistemática de literatura . Os levantamentos preliminares realizados nesta revisão,demonstram que nos últimos 09 anos, não foram realizados muitos trabalhos sobre Permanência Escolar. Além disso, observou- se uma grande preocupação dos pesquisadores em apontar as possíveis causas e fórmulas para se calcular os índices de Evasão. Não foi encontrado nenhum trabalho que relacionava diretamente o uso da Gestão do Conhecimento para aumentar a Permanência do aluno universitário, contudo em todos os artigos há citação da utilização de tecnologias para identificar as variáveis de Evasão.
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