ALIMENTAÇÃO DE DUAS ESPÉCIES DE PEIXES DO CÓRREGO ITIZ, MARIALVA, PARANÁ

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: SILVA, Jislaine Cristina da
Data de Publicação: 2009
Outros Autores: BONATO, Karine Orlandi, DELARIVA, Rosilene Luciana
Tipo de documento: Artigo
Título da fonte: Repositório Digital Unicesumar
Texto Completo: http://rdu.unicesumar.edu.br//handle/123456789/5890
Resumo: Os peixes de água doce neotropicais representam um oitavo da diversidade e riquesa da ictiofauna vivente e nesse contexto o estudo da dieta dessas assembléias de peixes é fundamental, visto o grau de degradação que estes ecossistemas têm sofrido atualmente. Conhecer a dieta, as táticas alimentares dos peixes, é importante para se compreender a dinâmica das comunidades. O objetivo desse estudo foi investigar a dieta de duas espécies de peixes do córrego Itiz, e as variações decorrentes das diferenças na oferta de recursos alimentares nos diferentes segmentos do córrego e estações do ano. Os peixes foram coletados em agosto de 2008 e março de 2009, utilizando-se da técnica da pesca elétrica, em três pontos do córrego. Após coletados, anestesiados e fixados em formol (10%), os exemplares foram identificados e registrados os dados biométricos e de peso, em seguida eviscerados e os conteúdos estomacais analisados através do método volumétrico. Do total de 286 conteúdos analisados registrou-se 13 categorias de itens alimentares para Poecilia reticulata, onde os mais consumidos foram Detrito (68,7%), Larva de Chironomidae (9,4%), Tecameba (8,8%) e Ephemeroptera (3,1%), predominando itens de origem indeterminado. Para Trichomycterus davisi, identificou-se 11 categorias de itens, sendo os de maior abundância volumétrica, Trichoptera (29,6%), Ephemeroptera (19,2%), Plecoptera (16,7%) e Invertebrados Aquáticos (14,3%), predominando itens de origem autóctone. P. reticulata foi considerada uma espécie detritívora, por consumir o detrito como alimento principal e T. davisi, invertívora, explorando o alimento no substrato. A dieta das duas espécies foi bem especializada, com poucas variações espaciais e sazonais.
id UNICESU -1_54a83a7db2cece1fc84639817cf6788c
oai_identifier_str oai:rdu.unicesumar.edu.br:123456789/5890
network_acronym_str UNICESU -1
network_name_str Repositório Digital Unicesumar
spelling ALIMENTAÇÃO DE DUAS ESPÉCIES DE PEIXES DO CÓRREGO ITIZ, MARIALVA, PARANÁDietaMarialvaPeixes de riachoOs peixes de água doce neotropicais representam um oitavo da diversidade e riquesa da ictiofauna vivente e nesse contexto o estudo da dieta dessas assembléias de peixes é fundamental, visto o grau de degradação que estes ecossistemas têm sofrido atualmente. Conhecer a dieta, as táticas alimentares dos peixes, é importante para se compreender a dinâmica das comunidades. O objetivo desse estudo foi investigar a dieta de duas espécies de peixes do córrego Itiz, e as variações decorrentes das diferenças na oferta de recursos alimentares nos diferentes segmentos do córrego e estações do ano. Os peixes foram coletados em agosto de 2008 e março de 2009, utilizando-se da técnica da pesca elétrica, em três pontos do córrego. Após coletados, anestesiados e fixados em formol (10%), os exemplares foram identificados e registrados os dados biométricos e de peso, em seguida eviscerados e os conteúdos estomacais analisados através do método volumétrico. Do total de 286 conteúdos analisados registrou-se 13 categorias de itens alimentares para Poecilia reticulata, onde os mais consumidos foram Detrito (68,7%), Larva de Chironomidae (9,4%), Tecameba (8,8%) e Ephemeroptera (3,1%), predominando itens de origem indeterminado. Para Trichomycterus davisi, identificou-se 11 categorias de itens, sendo os de maior abundância volumétrica, Trichoptera (29,6%), Ephemeroptera (19,2%), Plecoptera (16,7%) e Invertebrados Aquáticos (14,3%), predominando itens de origem autóctone. P. reticulata foi considerada uma espécie detritívora, por consumir o detrito como alimento principal e T. davisi, invertívora, explorando o alimento no substrato. A dieta das duas espécies foi bem especializada, com poucas variações espaciais e sazonais.UniCesumar2020-06-01T14:01:11Z2020-06-01T14:01:11Z2009-10-27info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdf978-85-61091-05-7http://rdu.unicesumar.edu.br//handle/123456789/5890otherSILVA, Jislaine Cristina daBONATO, Karine OrlandiDELARIVA, Rosilene Lucianareponame:Repositório Digital Unicesumarinstname:Centro Universitário de Maringáinstacron:UniCesumarinfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-06-13T16:57:15Zhttp://rdu.unicesumar.edu.br/PRIhttp://rdu.unicesumar.edu.br/oai/requestjoao.souza@unicesumar.edu.bropendoar:2020-06-13 16:57:22.53Repositório Digital Unicesumar - Centro Universitário de Maringáfalse
dc.title.none.fl_str_mv ALIMENTAÇÃO DE DUAS ESPÉCIES DE PEIXES DO CÓRREGO ITIZ, MARIALVA, PARANÁ
title ALIMENTAÇÃO DE DUAS ESPÉCIES DE PEIXES DO CÓRREGO ITIZ, MARIALVA, PARANÁ
spellingShingle ALIMENTAÇÃO DE DUAS ESPÉCIES DE PEIXES DO CÓRREGO ITIZ, MARIALVA, PARANÁ
SILVA, Jislaine Cristina da
Dieta
Marialva
Peixes de riacho
title_short ALIMENTAÇÃO DE DUAS ESPÉCIES DE PEIXES DO CÓRREGO ITIZ, MARIALVA, PARANÁ
title_full ALIMENTAÇÃO DE DUAS ESPÉCIES DE PEIXES DO CÓRREGO ITIZ, MARIALVA, PARANÁ
title_fullStr ALIMENTAÇÃO DE DUAS ESPÉCIES DE PEIXES DO CÓRREGO ITIZ, MARIALVA, PARANÁ
title_full_unstemmed ALIMENTAÇÃO DE DUAS ESPÉCIES DE PEIXES DO CÓRREGO ITIZ, MARIALVA, PARANÁ
title_sort ALIMENTAÇÃO DE DUAS ESPÉCIES DE PEIXES DO CÓRREGO ITIZ, MARIALVA, PARANÁ
author SILVA, Jislaine Cristina da
author_facet SILVA, Jislaine Cristina da
BONATO, Karine Orlandi
DELARIVA, Rosilene Luciana
author_role author
author2 BONATO, Karine Orlandi
DELARIVA, Rosilene Luciana
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv SILVA, Jislaine Cristina da
BONATO, Karine Orlandi
DELARIVA, Rosilene Luciana
dc.subject.por.fl_str_mv Dieta
Marialva
Peixes de riacho
topic Dieta
Marialva
Peixes de riacho
dc.description.none.fl_txt_mv Os peixes de água doce neotropicais representam um oitavo da diversidade e riquesa da ictiofauna vivente e nesse contexto o estudo da dieta dessas assembléias de peixes é fundamental, visto o grau de degradação que estes ecossistemas têm sofrido atualmente. Conhecer a dieta, as táticas alimentares dos peixes, é importante para se compreender a dinâmica das comunidades. O objetivo desse estudo foi investigar a dieta de duas espécies de peixes do córrego Itiz, e as variações decorrentes das diferenças na oferta de recursos alimentares nos diferentes segmentos do córrego e estações do ano. Os peixes foram coletados em agosto de 2008 e março de 2009, utilizando-se da técnica da pesca elétrica, em três pontos do córrego. Após coletados, anestesiados e fixados em formol (10%), os exemplares foram identificados e registrados os dados biométricos e de peso, em seguida eviscerados e os conteúdos estomacais analisados através do método volumétrico. Do total de 286 conteúdos analisados registrou-se 13 categorias de itens alimentares para Poecilia reticulata, onde os mais consumidos foram Detrito (68,7%), Larva de Chironomidae (9,4%), Tecameba (8,8%) e Ephemeroptera (3,1%), predominando itens de origem indeterminado. Para Trichomycterus davisi, identificou-se 11 categorias de itens, sendo os de maior abundância volumétrica, Trichoptera (29,6%), Ephemeroptera (19,2%), Plecoptera (16,7%) e Invertebrados Aquáticos (14,3%), predominando itens de origem autóctone. P. reticulata foi considerada uma espécie detritívora, por consumir o detrito como alimento principal e T. davisi, invertívora, explorando o alimento no substrato. A dieta das duas espécies foi bem especializada, com poucas variações espaciais e sazonais.
description Os peixes de água doce neotropicais representam um oitavo da diversidade e riquesa da ictiofauna vivente e nesse contexto o estudo da dieta dessas assembléias de peixes é fundamental, visto o grau de degradação que estes ecossistemas têm sofrido atualmente. Conhecer a dieta, as táticas alimentares dos peixes, é importante para se compreender a dinâmica das comunidades. O objetivo desse estudo foi investigar a dieta de duas espécies de peixes do córrego Itiz, e as variações decorrentes das diferenças na oferta de recursos alimentares nos diferentes segmentos do córrego e estações do ano. Os peixes foram coletados em agosto de 2008 e março de 2009, utilizando-se da técnica da pesca elétrica, em três pontos do córrego. Após coletados, anestesiados e fixados em formol (10%), os exemplares foram identificados e registrados os dados biométricos e de peso, em seguida eviscerados e os conteúdos estomacais analisados através do método volumétrico. Do total de 286 conteúdos analisados registrou-se 13 categorias de itens alimentares para Poecilia reticulata, onde os mais consumidos foram Detrito (68,7%), Larva de Chironomidae (9,4%), Tecameba (8,8%) e Ephemeroptera (3,1%), predominando itens de origem indeterminado. Para Trichomycterus davisi, identificou-se 11 categorias de itens, sendo os de maior abundância volumétrica, Trichoptera (29,6%), Ephemeroptera (19,2%), Plecoptera (16,7%) e Invertebrados Aquáticos (14,3%), predominando itens de origem autóctone. P. reticulata foi considerada uma espécie detritívora, por consumir o detrito como alimento principal e T. davisi, invertívora, explorando o alimento no substrato. A dieta das duas espécies foi bem especializada, com poucas variações espaciais e sazonais.
publishDate 2009
dc.date.none.fl_str_mv 2009-10-27
2020-06-01T14:01:11Z
2020-06-01T14:01:11Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
status_str publishedVersion
format article
dc.identifier.uri.fl_str_mv 978-85-61091-05-7
http://rdu.unicesumar.edu.br//handle/123456789/5890
identifier_str_mv 978-85-61091-05-7
url http://rdu.unicesumar.edu.br//handle/123456789/5890
dc.language.iso.fl_str_mv other
language_invalid_str_mv other
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv UniCesumar
publisher.none.fl_str_mv UniCesumar
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Digital Unicesumar
instname:Centro Universitário de Maringá
instacron:UniCesumar
reponame_str Repositório Digital Unicesumar
collection Repositório Digital Unicesumar
instname_str Centro Universitário de Maringá
instacron_str UniCesumar
institution UniCesumar
repository.name.fl_str_mv Repositório Digital Unicesumar - Centro Universitário de Maringá
repository.mail.fl_str_mv joao.souza@unicesumar.edu.br
_version_ 1669948605312532480