DOENÇA DE MEMBRANA HIALINA: O USO DO SURFACTANTE NESTA PATOLOGIA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: RODRIGUES, Tânia Mara Gameiro
Data de Publicação: 2007
Outros Autores: BELLATO, Marcos Roberto, CRIVELARO, Michele Cristina
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Digital Unicesumar
Texto Completo: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/6883
Resumo: Recém–nascidos Pré–termos representam a principal população atendida nas unidades neonatais de acordo com GOULART, 2004. A classificação da Organização Mundial de Saúde considera Recém – nascidos (RN) Pré – termo (PT) aqueles com idade gestacional inferior a 37 semanas. Esse grupo e bastante amplo e heterogêneo, pois inclui crianças desde o limite de viabilidade até próxima do termo, apresentando características fisiológicas e patológicas muito variáveis. A doença de membrana hialina acomete os recém – nascidos principalmente os abaixo de 37 semanas e com peso inferior a 1500 gramas, pois os mesmos têm uma deficiência na produção de surfactante endógeno. Então a fim de diminuir os índices de morbi – mortalidade neonatal, conta – se com a administração de surfactantes naturais e sintéticos. O objetivo deste trabalho é a identificação dos recém – nascidos prematuros acometidos pela doença de membrana hialina que fizeram uso de surfactante, para uma melhor elaboração dos planos de cuidados e assistência prestada. O método utilizado para a realização deste projeto será a identificação dos recém nascidos prematuros internados na UTI Neonatal de um hospital de atendimento terciário, de um município de médio porte, localizado na região Noroeste do Paraná, no período de março a agosto de 2007, que fizeram uso de surfactante. Espera – se com este projeto a melhora na qualidade da assistência prestada durante o procedimento de administração do surfactante.
id UNICESU -1_566cef7bde8e52ad49f70403066ece67
oai_identifier_str oai:rdu.unicesumar.edu.br:123456789/6883
network_acronym_str UNICESU -1
network_name_str Repositório Digital Unicesumar
repository_id_str
spelling DOENÇA DE MEMBRANA HIALINA: O USO DO SURFACTANTE NESTA PATOLOGIAMembrana halinaPrematuridadeSurfactanteRecém–nascidos Pré–termos representam a principal população atendida nas unidades neonatais de acordo com GOULART, 2004. A classificação da Organização Mundial de Saúde considera Recém – nascidos (RN) Pré – termo (PT) aqueles com idade gestacional inferior a 37 semanas. Esse grupo e bastante amplo e heterogêneo, pois inclui crianças desde o limite de viabilidade até próxima do termo, apresentando características fisiológicas e patológicas muito variáveis. A doença de membrana hialina acomete os recém – nascidos principalmente os abaixo de 37 semanas e com peso inferior a 1500 gramas, pois os mesmos têm uma deficiência na produção de surfactante endógeno. Então a fim de diminuir os índices de morbi – mortalidade neonatal, conta – se com a administração de surfactantes naturais e sintéticos. O objetivo deste trabalho é a identificação dos recém – nascidos prematuros acometidos pela doença de membrana hialina que fizeram uso de surfactante, para uma melhor elaboração dos planos de cuidados e assistência prestada. O método utilizado para a realização deste projeto será a identificação dos recém nascidos prematuros internados na UTI Neonatal de um hospital de atendimento terciário, de um município de médio porte, localizado na região Noroeste do Paraná, no período de março a agosto de 2007, que fizeram uso de surfactante. Espera – se com este projeto a melhora na qualidade da assistência prestada durante o procedimento de administração do surfactante.UNIVERSIDADE CESUMARBrasilUNICESUMAR2021-01-28T17:08:31Z2007-09-232021-01-28T17:08:31Z2007-10-23info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdf9788561091002http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/6883porRODRIGUES, Tânia Mara GameiroBELLATO, Marcos RobertoCRIVELARO, Michele Cristinainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Digital Unicesumarinstname:Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR)instacron:UniCesumar2021-01-29T06:02:08ZRepositório InstitucionalPRI
dc.title.none.fl_str_mv DOENÇA DE MEMBRANA HIALINA: O USO DO SURFACTANTE NESTA PATOLOGIA
title DOENÇA DE MEMBRANA HIALINA: O USO DO SURFACTANTE NESTA PATOLOGIA
spellingShingle DOENÇA DE MEMBRANA HIALINA: O USO DO SURFACTANTE NESTA PATOLOGIA
RODRIGUES, Tânia Mara Gameiro
Membrana halina
Prematuridade
Surfactante
title_short DOENÇA DE MEMBRANA HIALINA: O USO DO SURFACTANTE NESTA PATOLOGIA
title_full DOENÇA DE MEMBRANA HIALINA: O USO DO SURFACTANTE NESTA PATOLOGIA
title_fullStr DOENÇA DE MEMBRANA HIALINA: O USO DO SURFACTANTE NESTA PATOLOGIA
title_full_unstemmed DOENÇA DE MEMBRANA HIALINA: O USO DO SURFACTANTE NESTA PATOLOGIA
title_sort DOENÇA DE MEMBRANA HIALINA: O USO DO SURFACTANTE NESTA PATOLOGIA
author RODRIGUES, Tânia Mara Gameiro
author_facet RODRIGUES, Tânia Mara Gameiro
BELLATO, Marcos Roberto
CRIVELARO, Michele Cristina
author_role author
author2 BELLATO, Marcos Roberto
CRIVELARO, Michele Cristina
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv RODRIGUES, Tânia Mara Gameiro
BELLATO, Marcos Roberto
CRIVELARO, Michele Cristina
dc.subject.por.fl_str_mv Membrana halina
Prematuridade
Surfactante
topic Membrana halina
Prematuridade
Surfactante
description Recém–nascidos Pré–termos representam a principal população atendida nas unidades neonatais de acordo com GOULART, 2004. A classificação da Organização Mundial de Saúde considera Recém – nascidos (RN) Pré – termo (PT) aqueles com idade gestacional inferior a 37 semanas. Esse grupo e bastante amplo e heterogêneo, pois inclui crianças desde o limite de viabilidade até próxima do termo, apresentando características fisiológicas e patológicas muito variáveis. A doença de membrana hialina acomete os recém – nascidos principalmente os abaixo de 37 semanas e com peso inferior a 1500 gramas, pois os mesmos têm uma deficiência na produção de surfactante endógeno. Então a fim de diminuir os índices de morbi – mortalidade neonatal, conta – se com a administração de surfactantes naturais e sintéticos. O objetivo deste trabalho é a identificação dos recém – nascidos prematuros acometidos pela doença de membrana hialina que fizeram uso de surfactante, para uma melhor elaboração dos planos de cuidados e assistência prestada. O método utilizado para a realização deste projeto será a identificação dos recém nascidos prematuros internados na UTI Neonatal de um hospital de atendimento terciário, de um município de médio porte, localizado na região Noroeste do Paraná, no período de março a agosto de 2007, que fizeram uso de surfactante. Espera – se com este projeto a melhora na qualidade da assistência prestada durante o procedimento de administração do surfactante.
publishDate 2007
dc.date.none.fl_str_mv 2007-09-23
2007-10-23
2021-01-28T17:08:31Z
2021-01-28T17:08:31Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv 9788561091002
http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/6883
identifier_str_mv 9788561091002
url http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/6883
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv UNIVERSIDADE CESUMAR
Brasil
UNICESUMAR
publisher.none.fl_str_mv UNIVERSIDADE CESUMAR
Brasil
UNICESUMAR
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Digital Unicesumar
instname:Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR)
instacron:UniCesumar
instname_str Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR)
instacron_str UniCesumar
institution UniCesumar
reponame_str Repositório Digital Unicesumar
collection Repositório Digital Unicesumar
repository.name.fl_str_mv
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1747771941912051713