ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO E O TRATAMENTO DOS GÊNEROS DISCURSIVOS NO ENSINO FUNDAMENTAL

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: MACHADO, Tatiane Henrique Sousa
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Digital Unicesumar
Texto Completo: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/5720
Resumo: O presente estudo de dedica-se a discutir os conceitos de alfabetização e letramento conforme aporte de Tfouni, Soares e Street aliando-os a teoria dos gêneros discursos. Para tanto, adota-se a perspectiva teórica bakhtiniana acerca dos gêneros discursivos, compreendidos como enunciados relativamente estáveis, munidos de uma determinada finalidade social, logo, presentes em determinadas esferas sociais da atividade humana. Desse modo, nota-se que a teoria dos gêneros discursivos, lança mão de enunciados socialmente utilizados e historicamente constituídos a diferentes interlocutores, todavia, quando transferidos à escola, configuram-se como artificiais, podendo, entretanto aproximar-se em maior ou menor grau da realidade concreta percebida na sociedade. Esse grau (maior ou menor) de artificialidade do gênero pode ser revisto pela seleção adequada de gêneros relevantes ao aluno. Sendo assim, pode-se observar por meio deste estudo, que o uso dos gêneros discursivos na escola pode contribuir para que os alunos tenham acesso a diferentes formas de utilização da linguagem, logo, possibilita um melhor grau de letramento (ideológico) entre os estudantes. Todavia, para que esse objetivo seja alcançado, é importante a capacitação dos docentes, para que essa prática não seja realizada como mera inserção de textos „diferentes na escola‟ e para que esses enunciados atuem efetivamente como mediadores. Neste sentido, são salutares as contribuições dos crescentes estudos da Linguística Aplicada, que tem se preocupado não somente com „o que‟ os docentes de Língua Portuguesa devem ensinar, mas fundamentalmente no „como‟ o devem fazer, bem como os programas de capacitação docente.