LEVANTAMENTO DE CASOS DE MASTITE BOVINA EM PROPRIEDADES LEITEIRAS DO NOROESTE DO PARANÁ

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: KOVACS, Thais Akelli Sanchez
Data de Publicação: 2015
Outros Autores: DIAS, Victor Hugo Cortez, SANTOS, José Maurício Gonçalves dos, HERRERA, Rafaela Alencar, ANDREAZZI, Márcia Aparecida, MENDES, Adriano Rogério
Tipo de documento: Artigo
Título da fonte: Repositório Digital Unicesumar
Texto Completo: http://rdu.unicesumar.edu.br//handle/123456789/3013
Resumo: A bovinocultura de leite a partir de 1980 passou a desenvolver produtos diferenciados, aprimorando o processamento do leite e, atualmente, apresenta ganhos efetivos na quantidade e qualidade do leite produzido. Entretanto, para que continue ocorrendo o crescimento da bovinocultura leiteira é essencial investir em nutrição, genética, manejo, bem estar animal e sanidade. Uma das principais causas de queda na qualidade do leite e de perdas econômicas é a mastite, a qual consiste na inflamação da glândula mamária, podendo ser causada por agentes infecciosos, traumáticos, fisiológicos, metabólicos, alérgicos e psicológica. Outros fatores como o manejo dos dejetos, estações do ano, estresse dos animais e as fases de lactação também podem estar relacionados com a ocorrência da mastite. Dessa forma, o presente trabalho irá diagnosticar casos de mastite em algumas propriedades no estado do Paraná, através da monitoração das mesmas, descobrir quais os fatores determinantes associados à ocorrência de mastite, e caso a etiologia seja de caráter infeccioso, quais são os agentes de maior ocorrência, através de exames microbiológicos e dados estatísticos, uma vez que casos de mastite resultam em prejuízos a saúde pública e perdas econômicas significativas, sendo assim, prevenir ou tratar adequadamente os animais são prática que devem ser realizadas em todos os sistemas de produção.
id UNICESU -1_60ac31db24c72841fc8c53be7adda3f3
oai_identifier_str oai:rdu.unicesumar.edu.br:123456789/3013
network_acronym_str UNICESU -1
network_name_str Repositório Digital Unicesumar
spelling LEVANTAMENTO DE CASOS DE MASTITE BOVINA EM PROPRIEDADES LEITEIRAS DO NOROESTE DO PARANÁBovinoculturaLeiteCMTManejoA bovinocultura de leite a partir de 1980 passou a desenvolver produtos diferenciados, aprimorando o processamento do leite e, atualmente, apresenta ganhos efetivos na quantidade e qualidade do leite produzido. Entretanto, para que continue ocorrendo o crescimento da bovinocultura leiteira é essencial investir em nutrição, genética, manejo, bem estar animal e sanidade. Uma das principais causas de queda na qualidade do leite e de perdas econômicas é a mastite, a qual consiste na inflamação da glândula mamária, podendo ser causada por agentes infecciosos, traumáticos, fisiológicos, metabólicos, alérgicos e psicológica. Outros fatores como o manejo dos dejetos, estações do ano, estresse dos animais e as fases de lactação também podem estar relacionados com a ocorrência da mastite. Dessa forma, o presente trabalho irá diagnosticar casos de mastite em algumas propriedades no estado do Paraná, através da monitoração das mesmas, descobrir quais os fatores determinantes associados à ocorrência de mastite, e caso a etiologia seja de caráter infeccioso, quais são os agentes de maior ocorrência, através de exames microbiológicos e dados estatísticos, uma vez que casos de mastite resultam em prejuízos a saúde pública e perdas econômicas significativas, sendo assim, prevenir ou tratar adequadamente os animais são prática que devem ser realizadas em todos os sistemas de produção.UniCesumar2019-11-25T12:55:57Z2019-11-25T12:55:57Z2015-11-04info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdf978-85-8084-996-7http://rdu.unicesumar.edu.br//handle/123456789/3013otherKOVACS, Thais Akelli SanchezDIAS, Victor Hugo CortezSANTOS, José Maurício Gonçalves dosHERRERA, Rafaela AlencarANDREAZZI, Márcia AparecidaMENDES, Adriano Rogérioreponame:Repositório Digital Unicesumarinstname:Centro Universitário de Maringáinstacron:UniCesumarinfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-06-13T17:08:03Zhttp://rdu.unicesumar.edu.br/PRIhttp://rdu.unicesumar.edu.br/oai/requestjoao.souza@unicesumar.edu.bropendoar:2020-06-13 17:08:32.151Repositório Digital Unicesumar - Centro Universitário de Maringáfalse
dc.title.none.fl_str_mv LEVANTAMENTO DE CASOS DE MASTITE BOVINA EM PROPRIEDADES LEITEIRAS DO NOROESTE DO PARANÁ
title LEVANTAMENTO DE CASOS DE MASTITE BOVINA EM PROPRIEDADES LEITEIRAS DO NOROESTE DO PARANÁ
spellingShingle LEVANTAMENTO DE CASOS DE MASTITE BOVINA EM PROPRIEDADES LEITEIRAS DO NOROESTE DO PARANÁ
KOVACS, Thais Akelli Sanchez
Bovinocultura
Leite
CMT
Manejo
title_short LEVANTAMENTO DE CASOS DE MASTITE BOVINA EM PROPRIEDADES LEITEIRAS DO NOROESTE DO PARANÁ
title_full LEVANTAMENTO DE CASOS DE MASTITE BOVINA EM PROPRIEDADES LEITEIRAS DO NOROESTE DO PARANÁ
title_fullStr LEVANTAMENTO DE CASOS DE MASTITE BOVINA EM PROPRIEDADES LEITEIRAS DO NOROESTE DO PARANÁ
title_full_unstemmed LEVANTAMENTO DE CASOS DE MASTITE BOVINA EM PROPRIEDADES LEITEIRAS DO NOROESTE DO PARANÁ
title_sort LEVANTAMENTO DE CASOS DE MASTITE BOVINA EM PROPRIEDADES LEITEIRAS DO NOROESTE DO PARANÁ
author KOVACS, Thais Akelli Sanchez
author_facet KOVACS, Thais Akelli Sanchez
DIAS, Victor Hugo Cortez
SANTOS, José Maurício Gonçalves dos
HERRERA, Rafaela Alencar
ANDREAZZI, Márcia Aparecida
MENDES, Adriano Rogério
author_role author
author2 DIAS, Victor Hugo Cortez
SANTOS, José Maurício Gonçalves dos
HERRERA, Rafaela Alencar
ANDREAZZI, Márcia Aparecida
MENDES, Adriano Rogério
author2_role author
author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv KOVACS, Thais Akelli Sanchez
DIAS, Victor Hugo Cortez
SANTOS, José Maurício Gonçalves dos
HERRERA, Rafaela Alencar
ANDREAZZI, Márcia Aparecida
MENDES, Adriano Rogério
dc.subject.por.fl_str_mv Bovinocultura
Leite
CMT
Manejo
topic Bovinocultura
Leite
CMT
Manejo
dc.description.none.fl_txt_mv A bovinocultura de leite a partir de 1980 passou a desenvolver produtos diferenciados, aprimorando o processamento do leite e, atualmente, apresenta ganhos efetivos na quantidade e qualidade do leite produzido. Entretanto, para que continue ocorrendo o crescimento da bovinocultura leiteira é essencial investir em nutrição, genética, manejo, bem estar animal e sanidade. Uma das principais causas de queda na qualidade do leite e de perdas econômicas é a mastite, a qual consiste na inflamação da glândula mamária, podendo ser causada por agentes infecciosos, traumáticos, fisiológicos, metabólicos, alérgicos e psicológica. Outros fatores como o manejo dos dejetos, estações do ano, estresse dos animais e as fases de lactação também podem estar relacionados com a ocorrência da mastite. Dessa forma, o presente trabalho irá diagnosticar casos de mastite em algumas propriedades no estado do Paraná, através da monitoração das mesmas, descobrir quais os fatores determinantes associados à ocorrência de mastite, e caso a etiologia seja de caráter infeccioso, quais são os agentes de maior ocorrência, através de exames microbiológicos e dados estatísticos, uma vez que casos de mastite resultam em prejuízos a saúde pública e perdas econômicas significativas, sendo assim, prevenir ou tratar adequadamente os animais são prática que devem ser realizadas em todos os sistemas de produção.
description A bovinocultura de leite a partir de 1980 passou a desenvolver produtos diferenciados, aprimorando o processamento do leite e, atualmente, apresenta ganhos efetivos na quantidade e qualidade do leite produzido. Entretanto, para que continue ocorrendo o crescimento da bovinocultura leiteira é essencial investir em nutrição, genética, manejo, bem estar animal e sanidade. Uma das principais causas de queda na qualidade do leite e de perdas econômicas é a mastite, a qual consiste na inflamação da glândula mamária, podendo ser causada por agentes infecciosos, traumáticos, fisiológicos, metabólicos, alérgicos e psicológica. Outros fatores como o manejo dos dejetos, estações do ano, estresse dos animais e as fases de lactação também podem estar relacionados com a ocorrência da mastite. Dessa forma, o presente trabalho irá diagnosticar casos de mastite em algumas propriedades no estado do Paraná, através da monitoração das mesmas, descobrir quais os fatores determinantes associados à ocorrência de mastite, e caso a etiologia seja de caráter infeccioso, quais são os agentes de maior ocorrência, através de exames microbiológicos e dados estatísticos, uma vez que casos de mastite resultam em prejuízos a saúde pública e perdas econômicas significativas, sendo assim, prevenir ou tratar adequadamente os animais são prática que devem ser realizadas em todos os sistemas de produção.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-11-04
2019-11-25T12:55:57Z
2019-11-25T12:55:57Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
status_str publishedVersion
format article
dc.identifier.uri.fl_str_mv 978-85-8084-996-7
http://rdu.unicesumar.edu.br//handle/123456789/3013
identifier_str_mv 978-85-8084-996-7
url http://rdu.unicesumar.edu.br//handle/123456789/3013
dc.language.iso.fl_str_mv other
language_invalid_str_mv other
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv UniCesumar
publisher.none.fl_str_mv UniCesumar
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Digital Unicesumar
instname:Centro Universitário de Maringá
instacron:UniCesumar
reponame_str Repositório Digital Unicesumar
collection Repositório Digital Unicesumar
instname_str Centro Universitário de Maringá
instacron_str UniCesumar
institution UniCesumar
repository.name.fl_str_mv Repositório Digital Unicesumar - Centro Universitário de Maringá
repository.mail.fl_str_mv joao.souza@unicesumar.edu.br
_version_ 1669948634426245120