EFEITOS DA DIETA PADRÃO DE MOÇAMBIQUE NA PAREDE DO INTESTINO DELGADO DE RATOS WISTAR

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: SANTOS, Amanda Carolina
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: GOMES, Sofia Ramalho, MARTINS, Heber Amilcar, MAROSTI, Aline Rosa
Tipo de documento: Artigo
Título da fonte: Repositório Digital Unicesumar
Texto Completo: http://rdu.unicesumar.edu.br//handle/123456789/3878
Resumo: Segundo a Food and Agriculture Organization of the United Nations (FAO), 12% da população mundial estavam desnutridas (entre 2010 a 2012), o que corresponde a 870 milhões de pessoas (Monte, 2000). Em Moçambique, mais de 40% das crianças são acometidas pela desnutrição crônica. A doença pode estar relacionada, à falta de qualidade da dieta que é oferecida à população, pois exibe principalmente, deficiência em proteína animal em sua composição, o que acarreta em prejuízo ao desenvolvimento do organismo, pois é considerada uma boa fonte de aminoácidos essenciais. Na presente pesquisa foi reproduzida em laboratório, a dieta básica da população de Moçambique (DM), com o objetivo de avaliar seus efeitos na morfologia da parede do intestino delgado de ratos Wistar. Para isso, uma parte do projeto foi desenvolvido no ICB/USP, onde os animais foram mantidos e divididos nos grupos: Controle, com dieta AIN- 93G com adição de 20% de caseína (NN21) e Dieta de Moçambique (DM21). Na mesma época, os segmentos oral e aboral foram coletados e submetidos à técnica de coloração pela HE para confecção do laminário histológico. Resultados preliminares, qualitativos e quantitativos, mostraram uma diminuição da altura das vilosidades e espessura das camadas musculares circular e longitudinal e aumento da quantidade de células caliciformes, que podem resultar em alterações das funções intestinais.
id UNICESU -1_64370dbeb5b01a09b8661b4cec9184ee
oai_identifier_str oai:rdu.unicesumar.edu.br:123456789/3878
network_acronym_str UNICESU -1
network_name_str Repositório Digital Unicesumar
spelling EFEITOS DA DIETA PADRÃO DE MOÇAMBIQUE NA PAREDE DO INTESTINO DELGADO DE RATOS WISTARDesnutriçãoIntestino delgadoProteína vegetalMorfologiaSegundo a Food and Agriculture Organization of the United Nations (FAO), 12% da população mundial estavam desnutridas (entre 2010 a 2012), o que corresponde a 870 milhões de pessoas (Monte, 2000). Em Moçambique, mais de 40% das crianças são acometidas pela desnutrição crônica. A doença pode estar relacionada, à falta de qualidade da dieta que é oferecida à população, pois exibe principalmente, deficiência em proteína animal em sua composição, o que acarreta em prejuízo ao desenvolvimento do organismo, pois é considerada uma boa fonte de aminoácidos essenciais. Na presente pesquisa foi reproduzida em laboratório, a dieta básica da população de Moçambique (DM), com o objetivo de avaliar seus efeitos na morfologia da parede do intestino delgado de ratos Wistar. Para isso, uma parte do projeto foi desenvolvido no ICB/USP, onde os animais foram mantidos e divididos nos grupos: Controle, com dieta AIN- 93G com adição de 20% de caseína (NN21) e Dieta de Moçambique (DM21). Na mesma época, os segmentos oral e aboral foram coletados e submetidos à técnica de coloração pela HE para confecção do laminário histológico. Resultados preliminares, qualitativos e quantitativos, mostraram uma diminuição da altura das vilosidades e espessura das camadas musculares circular e longitudinal e aumento da quantidade de células caliciformes, que podem resultar em alterações das funções intestinais.UniCesumar2020-01-07T12:03:33Z2020-01-07T12:03:33Z2019-10-30info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdf978-85-459-1960-5http://rdu.unicesumar.edu.br//handle/123456789/3878otherSANTOS, Amanda CarolinaGOMES, Sofia RamalhoMARTINS, Heber AmilcarMAROSTI, Aline Rosareponame:Repositório Digital Unicesumarinstname:Centro Universitário de Maringáinstacron:UniCesumarinfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-06-13T17:00:26Zhttp://rdu.unicesumar.edu.br/PRIhttp://rdu.unicesumar.edu.br/oai/requestjoao.souza@unicesumar.edu.bropendoar:2020-06-13 17:00:37.553Repositório Digital Unicesumar - Centro Universitário de Maringáfalse
dc.title.none.fl_str_mv EFEITOS DA DIETA PADRÃO DE MOÇAMBIQUE NA PAREDE DO INTESTINO DELGADO DE RATOS WISTAR
title EFEITOS DA DIETA PADRÃO DE MOÇAMBIQUE NA PAREDE DO INTESTINO DELGADO DE RATOS WISTAR
spellingShingle EFEITOS DA DIETA PADRÃO DE MOÇAMBIQUE NA PAREDE DO INTESTINO DELGADO DE RATOS WISTAR
SANTOS, Amanda Carolina
Desnutrição
Intestino delgado
Proteína vegetal
Morfologia
title_short EFEITOS DA DIETA PADRÃO DE MOÇAMBIQUE NA PAREDE DO INTESTINO DELGADO DE RATOS WISTAR
title_full EFEITOS DA DIETA PADRÃO DE MOÇAMBIQUE NA PAREDE DO INTESTINO DELGADO DE RATOS WISTAR
title_fullStr EFEITOS DA DIETA PADRÃO DE MOÇAMBIQUE NA PAREDE DO INTESTINO DELGADO DE RATOS WISTAR
title_full_unstemmed EFEITOS DA DIETA PADRÃO DE MOÇAMBIQUE NA PAREDE DO INTESTINO DELGADO DE RATOS WISTAR
title_sort EFEITOS DA DIETA PADRÃO DE MOÇAMBIQUE NA PAREDE DO INTESTINO DELGADO DE RATOS WISTAR
author SANTOS, Amanda Carolina
author_facet SANTOS, Amanda Carolina
GOMES, Sofia Ramalho
MARTINS, Heber Amilcar
MAROSTI, Aline Rosa
author_role author
author2 GOMES, Sofia Ramalho
MARTINS, Heber Amilcar
MAROSTI, Aline Rosa
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv SANTOS, Amanda Carolina
GOMES, Sofia Ramalho
MARTINS, Heber Amilcar
MAROSTI, Aline Rosa
dc.subject.por.fl_str_mv Desnutrição
Intestino delgado
Proteína vegetal
Morfologia
topic Desnutrição
Intestino delgado
Proteína vegetal
Morfologia
dc.description.none.fl_txt_mv Segundo a Food and Agriculture Organization of the United Nations (FAO), 12% da população mundial estavam desnutridas (entre 2010 a 2012), o que corresponde a 870 milhões de pessoas (Monte, 2000). Em Moçambique, mais de 40% das crianças são acometidas pela desnutrição crônica. A doença pode estar relacionada, à falta de qualidade da dieta que é oferecida à população, pois exibe principalmente, deficiência em proteína animal em sua composição, o que acarreta em prejuízo ao desenvolvimento do organismo, pois é considerada uma boa fonte de aminoácidos essenciais. Na presente pesquisa foi reproduzida em laboratório, a dieta básica da população de Moçambique (DM), com o objetivo de avaliar seus efeitos na morfologia da parede do intestino delgado de ratos Wistar. Para isso, uma parte do projeto foi desenvolvido no ICB/USP, onde os animais foram mantidos e divididos nos grupos: Controle, com dieta AIN- 93G com adição de 20% de caseína (NN21) e Dieta de Moçambique (DM21). Na mesma época, os segmentos oral e aboral foram coletados e submetidos à técnica de coloração pela HE para confecção do laminário histológico. Resultados preliminares, qualitativos e quantitativos, mostraram uma diminuição da altura das vilosidades e espessura das camadas musculares circular e longitudinal e aumento da quantidade de células caliciformes, que podem resultar em alterações das funções intestinais.
description Segundo a Food and Agriculture Organization of the United Nations (FAO), 12% da população mundial estavam desnutridas (entre 2010 a 2012), o que corresponde a 870 milhões de pessoas (Monte, 2000). Em Moçambique, mais de 40% das crianças são acometidas pela desnutrição crônica. A doença pode estar relacionada, à falta de qualidade da dieta que é oferecida à população, pois exibe principalmente, deficiência em proteína animal em sua composição, o que acarreta em prejuízo ao desenvolvimento do organismo, pois é considerada uma boa fonte de aminoácidos essenciais. Na presente pesquisa foi reproduzida em laboratório, a dieta básica da população de Moçambique (DM), com o objetivo de avaliar seus efeitos na morfologia da parede do intestino delgado de ratos Wistar. Para isso, uma parte do projeto foi desenvolvido no ICB/USP, onde os animais foram mantidos e divididos nos grupos: Controle, com dieta AIN- 93G com adição de 20% de caseína (NN21) e Dieta de Moçambique (DM21). Na mesma época, os segmentos oral e aboral foram coletados e submetidos à técnica de coloração pela HE para confecção do laminário histológico. Resultados preliminares, qualitativos e quantitativos, mostraram uma diminuição da altura das vilosidades e espessura das camadas musculares circular e longitudinal e aumento da quantidade de células caliciformes, que podem resultar em alterações das funções intestinais.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-10-30
2020-01-07T12:03:33Z
2020-01-07T12:03:33Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
status_str publishedVersion
format article
dc.identifier.uri.fl_str_mv 978-85-459-1960-5
http://rdu.unicesumar.edu.br//handle/123456789/3878
identifier_str_mv 978-85-459-1960-5
url http://rdu.unicesumar.edu.br//handle/123456789/3878
dc.language.iso.fl_str_mv other
language_invalid_str_mv other
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv UniCesumar
publisher.none.fl_str_mv UniCesumar
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Digital Unicesumar
instname:Centro Universitário de Maringá
instacron:UniCesumar
reponame_str Repositório Digital Unicesumar
collection Repositório Digital Unicesumar
instname_str Centro Universitário de Maringá
instacron_str UniCesumar
institution UniCesumar
repository.name.fl_str_mv Repositório Digital Unicesumar - Centro Universitário de Maringá
repository.mail.fl_str_mv joao.souza@unicesumar.edu.br
_version_ 1669948614202359808