EFEITO DE PREPARADOS HOMEOPÁTICOS NA GERMINAÇÃO DAS SEMENTES DE SOJA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: LONGHINI, Kleber Lopes
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: MELLO, Matheus de Araujo, OLIVEIRA, Luciano Jaderson de, UHDRE, Renan Santos
Tipo de documento: Artigo
Título da fonte: Repositório Digital Unicesumar
Texto Completo: http://rdu.unicesumar.edu.br//handle/123456789/4125
Resumo: A cultura da soja tem grande importância na agricultura brasileira. A fase inicial de germinação e desenvolvimento da plântula está diretamente ligado ao sucesso produtivo, para tanto, sementes de qualidades com ótima germinação e vigor devem ser selecionadas para semeadura. Dentre os desafios da produção de soja, o potencial de germinação e vigor devem ser priorizados para se evitar perdas, quanto maior for a germinação e o vigor das sementes, maior será a possibilidade de boa produtividade. O objetivo do presente trabalho foi avaliar a utilização de medicamentos homeopáticos na germinação e desenvolvimento inicial das sementes de soja. O experimento foi conduzindo no laboratório de botânica do Centro Universitário Integrado de Campo Mourão- PR. O delineamento adotado foi o inteiramente casualizado em esquema fatorial duplo cruzado e uma testemunha adicional. O fator A foi composto por 3 níveis de produtos homeopáticos (Calcárea carbônica, Arsenicum álbum, Água dinamizada) e o fator B com 3 níveis de dinamização (6CH, 18Ch e 30CH) mais uma testemunha adicional contendo apenas água deionizada mm, totalizando 10 tratamentos e 4 repetições. Após o envelhecimento acelerado das sementes, as variáveis analisadas foram % de germinação (%G) e altura de plântulas (AP). Quando atendidos os pressupostos básicos foram submetidas à análise de variância e quando significativas pelo teste F a 5% de probabilidade os dados qualitativos foram submetidos ao teste Tukey com alfa de 5% de probabilidade de erro e os quantitativos a análise de regressão. No presente experimento, não houve diferenças significativa entre os tratamentos nas variáveis analisadas.
id UNICESU -1_682a308c6187e69fb2619ea92bbcb542
oai_identifier_str oai:rdu.unicesumar.edu.br:123456789/4125
network_acronym_str UNICESU -1
network_name_str Repositório Digital Unicesumar
spelling EFEITO DE PREPARADOS HOMEOPÁTICOS NA GERMINAÇÃO DAS SEMENTES DE SOJAEnvelhecimento aceleradoHomeopatia hahnemannianaPotencial germinativoA cultura da soja tem grande importância na agricultura brasileira. A fase inicial de germinação e desenvolvimento da plântula está diretamente ligado ao sucesso produtivo, para tanto, sementes de qualidades com ótima germinação e vigor devem ser selecionadas para semeadura. Dentre os desafios da produção de soja, o potencial de germinação e vigor devem ser priorizados para se evitar perdas, quanto maior for a germinação e o vigor das sementes, maior será a possibilidade de boa produtividade. O objetivo do presente trabalho foi avaliar a utilização de medicamentos homeopáticos na germinação e desenvolvimento inicial das sementes de soja. O experimento foi conduzindo no laboratório de botânica do Centro Universitário Integrado de Campo Mourão- PR. O delineamento adotado foi o inteiramente casualizado em esquema fatorial duplo cruzado e uma testemunha adicional. O fator A foi composto por 3 níveis de produtos homeopáticos (Calcárea carbônica, Arsenicum álbum, Água dinamizada) e o fator B com 3 níveis de dinamização (6CH, 18Ch e 30CH) mais uma testemunha adicional contendo apenas água deionizada mm, totalizando 10 tratamentos e 4 repetições. Após o envelhecimento acelerado das sementes, as variáveis analisadas foram % de germinação (%G) e altura de plântulas (AP). Quando atendidos os pressupostos básicos foram submetidas à análise de variância e quando significativas pelo teste F a 5% de probabilidade os dados qualitativos foram submetidos ao teste Tukey com alfa de 5% de probabilidade de erro e os quantitativos a análise de regressão. No presente experimento, não houve diferenças significativa entre os tratamentos nas variáveis analisadas.UniCesumar2020-01-10T19:58:08Z2020-01-10T19:58:08Z2019-10-30info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdf978-85-459-1960-5http://rdu.unicesumar.edu.br//handle/123456789/4125otherLONGHINI, Kleber LopesMELLO, Matheus de AraujoOLIVEIRA, Luciano Jaderson deUHDRE, Renan Santosreponame:Repositório Digital Unicesumarinstname:Centro Universitário de Maringáinstacron:UniCesumarinfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-06-13T16:52:00Zhttp://rdu.unicesumar.edu.br/PRIhttp://rdu.unicesumar.edu.br/oai/requestjoao.souza@unicesumar.edu.bropendoar:2020-06-13 16:52:02.526Repositório Digital Unicesumar - Centro Universitário de Maringáfalse
dc.title.none.fl_str_mv EFEITO DE PREPARADOS HOMEOPÁTICOS NA GERMINAÇÃO DAS SEMENTES DE SOJA
title EFEITO DE PREPARADOS HOMEOPÁTICOS NA GERMINAÇÃO DAS SEMENTES DE SOJA
spellingShingle EFEITO DE PREPARADOS HOMEOPÁTICOS NA GERMINAÇÃO DAS SEMENTES DE SOJA
LONGHINI, Kleber Lopes
Envelhecimento acelerado
Homeopatia hahnemanniana
Potencial germinativo
title_short EFEITO DE PREPARADOS HOMEOPÁTICOS NA GERMINAÇÃO DAS SEMENTES DE SOJA
title_full EFEITO DE PREPARADOS HOMEOPÁTICOS NA GERMINAÇÃO DAS SEMENTES DE SOJA
title_fullStr EFEITO DE PREPARADOS HOMEOPÁTICOS NA GERMINAÇÃO DAS SEMENTES DE SOJA
title_full_unstemmed EFEITO DE PREPARADOS HOMEOPÁTICOS NA GERMINAÇÃO DAS SEMENTES DE SOJA
title_sort EFEITO DE PREPARADOS HOMEOPÁTICOS NA GERMINAÇÃO DAS SEMENTES DE SOJA
author LONGHINI, Kleber Lopes
author_facet LONGHINI, Kleber Lopes
MELLO, Matheus de Araujo
OLIVEIRA, Luciano Jaderson de
UHDRE, Renan Santos
author_role author
author2 MELLO, Matheus de Araujo
OLIVEIRA, Luciano Jaderson de
UHDRE, Renan Santos
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv LONGHINI, Kleber Lopes
MELLO, Matheus de Araujo
OLIVEIRA, Luciano Jaderson de
UHDRE, Renan Santos
dc.subject.por.fl_str_mv Envelhecimento acelerado
Homeopatia hahnemanniana
Potencial germinativo
topic Envelhecimento acelerado
Homeopatia hahnemanniana
Potencial germinativo
dc.description.none.fl_txt_mv A cultura da soja tem grande importância na agricultura brasileira. A fase inicial de germinação e desenvolvimento da plântula está diretamente ligado ao sucesso produtivo, para tanto, sementes de qualidades com ótima germinação e vigor devem ser selecionadas para semeadura. Dentre os desafios da produção de soja, o potencial de germinação e vigor devem ser priorizados para se evitar perdas, quanto maior for a germinação e o vigor das sementes, maior será a possibilidade de boa produtividade. O objetivo do presente trabalho foi avaliar a utilização de medicamentos homeopáticos na germinação e desenvolvimento inicial das sementes de soja. O experimento foi conduzindo no laboratório de botânica do Centro Universitário Integrado de Campo Mourão- PR. O delineamento adotado foi o inteiramente casualizado em esquema fatorial duplo cruzado e uma testemunha adicional. O fator A foi composto por 3 níveis de produtos homeopáticos (Calcárea carbônica, Arsenicum álbum, Água dinamizada) e o fator B com 3 níveis de dinamização (6CH, 18Ch e 30CH) mais uma testemunha adicional contendo apenas água deionizada mm, totalizando 10 tratamentos e 4 repetições. Após o envelhecimento acelerado das sementes, as variáveis analisadas foram % de germinação (%G) e altura de plântulas (AP). Quando atendidos os pressupostos básicos foram submetidas à análise de variância e quando significativas pelo teste F a 5% de probabilidade os dados qualitativos foram submetidos ao teste Tukey com alfa de 5% de probabilidade de erro e os quantitativos a análise de regressão. No presente experimento, não houve diferenças significativa entre os tratamentos nas variáveis analisadas.
description A cultura da soja tem grande importância na agricultura brasileira. A fase inicial de germinação e desenvolvimento da plântula está diretamente ligado ao sucesso produtivo, para tanto, sementes de qualidades com ótima germinação e vigor devem ser selecionadas para semeadura. Dentre os desafios da produção de soja, o potencial de germinação e vigor devem ser priorizados para se evitar perdas, quanto maior for a germinação e o vigor das sementes, maior será a possibilidade de boa produtividade. O objetivo do presente trabalho foi avaliar a utilização de medicamentos homeopáticos na germinação e desenvolvimento inicial das sementes de soja. O experimento foi conduzindo no laboratório de botânica do Centro Universitário Integrado de Campo Mourão- PR. O delineamento adotado foi o inteiramente casualizado em esquema fatorial duplo cruzado e uma testemunha adicional. O fator A foi composto por 3 níveis de produtos homeopáticos (Calcárea carbônica, Arsenicum álbum, Água dinamizada) e o fator B com 3 níveis de dinamização (6CH, 18Ch e 30CH) mais uma testemunha adicional contendo apenas água deionizada mm, totalizando 10 tratamentos e 4 repetições. Após o envelhecimento acelerado das sementes, as variáveis analisadas foram % de germinação (%G) e altura de plântulas (AP). Quando atendidos os pressupostos básicos foram submetidas à análise de variância e quando significativas pelo teste F a 5% de probabilidade os dados qualitativos foram submetidos ao teste Tukey com alfa de 5% de probabilidade de erro e os quantitativos a análise de regressão. No presente experimento, não houve diferenças significativa entre os tratamentos nas variáveis analisadas.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-10-30
2020-01-10T19:58:08Z
2020-01-10T19:58:08Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
status_str publishedVersion
format article
dc.identifier.uri.fl_str_mv 978-85-459-1960-5
http://rdu.unicesumar.edu.br//handle/123456789/4125
identifier_str_mv 978-85-459-1960-5
url http://rdu.unicesumar.edu.br//handle/123456789/4125
dc.language.iso.fl_str_mv other
language_invalid_str_mv other
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv UniCesumar
publisher.none.fl_str_mv UniCesumar
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Digital Unicesumar
instname:Centro Universitário de Maringá
instacron:UniCesumar
reponame_str Repositório Digital Unicesumar
collection Repositório Digital Unicesumar
instname_str Centro Universitário de Maringá
instacron_str UniCesumar
institution UniCesumar
repository.name.fl_str_mv Repositório Digital Unicesumar - Centro Universitário de Maringá
repository.mail.fl_str_mv joao.souza@unicesumar.edu.br
_version_ 1669948580074356736