EFEITO DO TRATAMENTO COM AGENTES BIOLÓGICOS NA QUALIDADE DE SEMENTES DE SOJA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: JESUALDO, Isabella Lopes
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Artigo
Título da fonte: Repositório Digital Unicesumar
Texto Completo: http://rdu.unicesumar.edu.br//handle/123456789/4638
Resumo: A soja é a principal commodity agrícola brasileira e pesquisas que visem obter produtividade maior com maior sustentabilidade são necessárias. Assim, objetivou-se avaliar a ação de bactérias do gênero Bacillus e do fungo Trichoderma sp. via tratamento de sementes na qualidade sanitária e fisiológica de sementes de soja. O delineamento experimental foi o inteiramente casualizado com 8 tratamentos e 4 repetições: T1–Testemunha; T2-Bacillus 2 ml/kg; T3-Trichoderma sp. 1 ml/kg; T4-Bacillus 2 ml/ kg + Trichoderma sp 1 ml/kg; T5–Fungicida 2,5 ml/kg; T6–Fungicida 2,5 ml/kg + Bacillus 2 ml/kg; T7-Fungicida 2,5 ml/kg + Trichoderma sp. 1 ml/kg e T8-Fungicida 2,5 ml/kg + Bacillus 1 ml/kg + Trichoderma sp. 1 ml/kg. Foram realizados: teste de padrão de germinação, primeira contagem de germinação, índice de velocidade de germinação, comprimento e massa seca de plântula, emergência no campo e índice de velocidade de emergência, teste de sanidade em papel-filtro. Em relação ao índice de velocidade de germinação em papel e o incremento de germinação destacaram-se os tratamentos T3, T4, T5, T6, T7 e T8 diferindo de T1 e T2. Quanto à porcentagem de plântulas normais e ao comprimento de raiz, T7 e T8 apresentam os melhores resultados. Já para os índices de velocidade de emergência em areia e incremento de emergência no campo, os tratamentos T1, T2 e T8 apresentaram maiores valores, diferindo dos demais. Assim, T8 apresentou resultados significativos em um maior número de testes, mostrando que os tratamentos biológicos avaliados beneficiaram a qualidade fisiológica de sementes de soja.
id UNICESU -1_6e1863cc72a90cfaac19ee6077e35b59
oai_identifier_str oai:rdu.unicesumar.edu.br:123456789/4638
network_acronym_str UNICESU -1
network_name_str Repositório Digital Unicesumar
spelling EFEITO DO TRATAMENTO COM AGENTES BIOLÓGICOS NA QUALIDADE DE SEMENTES DE SOJAGlycine maxBacillusTrichodermaA soja é a principal commodity agrícola brasileira e pesquisas que visem obter produtividade maior com maior sustentabilidade são necessárias. Assim, objetivou-se avaliar a ação de bactérias do gênero Bacillus e do fungo Trichoderma sp. via tratamento de sementes na qualidade sanitária e fisiológica de sementes de soja. O delineamento experimental foi o inteiramente casualizado com 8 tratamentos e 4 repetições: T1–Testemunha; T2-Bacillus 2 ml/kg; T3-Trichoderma sp. 1 ml/kg; T4-Bacillus 2 ml/ kg + Trichoderma sp 1 ml/kg; T5–Fungicida 2,5 ml/kg; T6–Fungicida 2,5 ml/kg + Bacillus 2 ml/kg; T7-Fungicida 2,5 ml/kg + Trichoderma sp. 1 ml/kg e T8-Fungicida 2,5 ml/kg + Bacillus 1 ml/kg + Trichoderma sp. 1 ml/kg. Foram realizados: teste de padrão de germinação, primeira contagem de germinação, índice de velocidade de germinação, comprimento e massa seca de plântula, emergência no campo e índice de velocidade de emergência, teste de sanidade em papel-filtro. Em relação ao índice de velocidade de germinação em papel e o incremento de germinação destacaram-se os tratamentos T3, T4, T5, T6, T7 e T8 diferindo de T1 e T2. Quanto à porcentagem de plântulas normais e ao comprimento de raiz, T7 e T8 apresentam os melhores resultados. Já para os índices de velocidade de emergência em areia e incremento de emergência no campo, os tratamentos T1, T2 e T8 apresentaram maiores valores, diferindo dos demais. Assim, T8 apresentou resultados significativos em um maior número de testes, mostrando que os tratamentos biológicos avaliados beneficiaram a qualidade fisiológica de sementes de soja.UniCesumar2020-01-27T14:01:24Z2020-01-27T14:01:24Z2019-12-05info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://rdu.unicesumar.edu.br//handle/123456789/4638otherJESUALDO, Isabella Lopesreponame:Repositório Digital Unicesumarinstname:Centro Universitário de Maringáinstacron:UniCesumarinfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-06-13T17:11:29Zhttp://rdu.unicesumar.edu.br/PRIhttp://rdu.unicesumar.edu.br/oai/requestjoao.souza@unicesumar.edu.bropendoar:2020-06-13 17:11:34.429Repositório Digital Unicesumar - Centro Universitário de Maringáfalse
dc.title.none.fl_str_mv EFEITO DO TRATAMENTO COM AGENTES BIOLÓGICOS NA QUALIDADE DE SEMENTES DE SOJA
title EFEITO DO TRATAMENTO COM AGENTES BIOLÓGICOS NA QUALIDADE DE SEMENTES DE SOJA
spellingShingle EFEITO DO TRATAMENTO COM AGENTES BIOLÓGICOS NA QUALIDADE DE SEMENTES DE SOJA
JESUALDO, Isabella Lopes
Glycine max
Bacillus
Trichoderma
title_short EFEITO DO TRATAMENTO COM AGENTES BIOLÓGICOS NA QUALIDADE DE SEMENTES DE SOJA
title_full EFEITO DO TRATAMENTO COM AGENTES BIOLÓGICOS NA QUALIDADE DE SEMENTES DE SOJA
title_fullStr EFEITO DO TRATAMENTO COM AGENTES BIOLÓGICOS NA QUALIDADE DE SEMENTES DE SOJA
title_full_unstemmed EFEITO DO TRATAMENTO COM AGENTES BIOLÓGICOS NA QUALIDADE DE SEMENTES DE SOJA
title_sort EFEITO DO TRATAMENTO COM AGENTES BIOLÓGICOS NA QUALIDADE DE SEMENTES DE SOJA
author JESUALDO, Isabella Lopes
author_facet JESUALDO, Isabella Lopes
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv JESUALDO, Isabella Lopes
dc.subject.por.fl_str_mv Glycine max
Bacillus
Trichoderma
topic Glycine max
Bacillus
Trichoderma
dc.description.none.fl_txt_mv A soja é a principal commodity agrícola brasileira e pesquisas que visem obter produtividade maior com maior sustentabilidade são necessárias. Assim, objetivou-se avaliar a ação de bactérias do gênero Bacillus e do fungo Trichoderma sp. via tratamento de sementes na qualidade sanitária e fisiológica de sementes de soja. O delineamento experimental foi o inteiramente casualizado com 8 tratamentos e 4 repetições: T1–Testemunha; T2-Bacillus 2 ml/kg; T3-Trichoderma sp. 1 ml/kg; T4-Bacillus 2 ml/ kg + Trichoderma sp 1 ml/kg; T5–Fungicida 2,5 ml/kg; T6–Fungicida 2,5 ml/kg + Bacillus 2 ml/kg; T7-Fungicida 2,5 ml/kg + Trichoderma sp. 1 ml/kg e T8-Fungicida 2,5 ml/kg + Bacillus 1 ml/kg + Trichoderma sp. 1 ml/kg. Foram realizados: teste de padrão de germinação, primeira contagem de germinação, índice de velocidade de germinação, comprimento e massa seca de plântula, emergência no campo e índice de velocidade de emergência, teste de sanidade em papel-filtro. Em relação ao índice de velocidade de germinação em papel e o incremento de germinação destacaram-se os tratamentos T3, T4, T5, T6, T7 e T8 diferindo de T1 e T2. Quanto à porcentagem de plântulas normais e ao comprimento de raiz, T7 e T8 apresentam os melhores resultados. Já para os índices de velocidade de emergência em areia e incremento de emergência no campo, os tratamentos T1, T2 e T8 apresentaram maiores valores, diferindo dos demais. Assim, T8 apresentou resultados significativos em um maior número de testes, mostrando que os tratamentos biológicos avaliados beneficiaram a qualidade fisiológica de sementes de soja.
description A soja é a principal commodity agrícola brasileira e pesquisas que visem obter produtividade maior com maior sustentabilidade são necessárias. Assim, objetivou-se avaliar a ação de bactérias do gênero Bacillus e do fungo Trichoderma sp. via tratamento de sementes na qualidade sanitária e fisiológica de sementes de soja. O delineamento experimental foi o inteiramente casualizado com 8 tratamentos e 4 repetições: T1–Testemunha; T2-Bacillus 2 ml/kg; T3-Trichoderma sp. 1 ml/kg; T4-Bacillus 2 ml/ kg + Trichoderma sp 1 ml/kg; T5–Fungicida 2,5 ml/kg; T6–Fungicida 2,5 ml/kg + Bacillus 2 ml/kg; T7-Fungicida 2,5 ml/kg + Trichoderma sp. 1 ml/kg e T8-Fungicida 2,5 ml/kg + Bacillus 1 ml/kg + Trichoderma sp. 1 ml/kg. Foram realizados: teste de padrão de germinação, primeira contagem de germinação, índice de velocidade de germinação, comprimento e massa seca de plântula, emergência no campo e índice de velocidade de emergência, teste de sanidade em papel-filtro. Em relação ao índice de velocidade de germinação em papel e o incremento de germinação destacaram-se os tratamentos T3, T4, T5, T6, T7 e T8 diferindo de T1 e T2. Quanto à porcentagem de plântulas normais e ao comprimento de raiz, T7 e T8 apresentam os melhores resultados. Já para os índices de velocidade de emergência em areia e incremento de emergência no campo, os tratamentos T1, T2 e T8 apresentaram maiores valores, diferindo dos demais. Assim, T8 apresentou resultados significativos em um maior número de testes, mostrando que os tratamentos biológicos avaliados beneficiaram a qualidade fisiológica de sementes de soja.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-12-05
2020-01-27T14:01:24Z
2020-01-27T14:01:24Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
status_str publishedVersion
format article
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://rdu.unicesumar.edu.br//handle/123456789/4638
url http://rdu.unicesumar.edu.br//handle/123456789/4638
dc.language.iso.fl_str_mv other
language_invalid_str_mv other
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv UniCesumar
publisher.none.fl_str_mv UniCesumar
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Digital Unicesumar
instname:Centro Universitário de Maringá
instacron:UniCesumar
reponame_str Repositório Digital Unicesumar
collection Repositório Digital Unicesumar
instname_str Centro Universitário de Maringá
instacron_str UniCesumar
institution UniCesumar
repository.name.fl_str_mv Repositório Digital Unicesumar - Centro Universitário de Maringá
repository.mail.fl_str_mv joao.souza@unicesumar.edu.br
_version_ 1669948643510059008